A Grande Vitória (Vila Velha)
Na manhã do nosso segundo dia (ou quarto, se considerarmos quando o Fabiano saiu de SP) de viagem, fomos bem cedo na estação de trem em Cariacica para comprar nossas passagens no trem da Vale pra Belo Horizonte e lá decidimos ficar só aquele dia em Vitória. Teríamos que correr!
Fomos então para a dica que o casal que nos deu carona até Guarapari indicou: Convento da Penha.
Vila Velha, assim como Cariacica, é um município que faz parte da Grande Vitória. E o convento, como toda boa igreja da Penha, fica no alto de um morro.
Saímos de Cariacica e pegamos um ônibus até o terminal de Vila Velha, de lá pegamos outro que nos deixou em uma praça bem perto do início da subida para o convento. Trocando de ônibus nos terminais, pagamos apenas uma passagem (ver dica no post sobre Vitória).
Ali na Praça Tamandaré tem o museu Casa da Memória que também é um centro de informações turísticas. Conseguimos um mapa da cidade, o que foi bem útil, apesar de não termos andando muito por Vila Velha. Infelizmente não conseguimos nenhum mapa de Vitória, teríamos aproveitado mais se tivéssemos um.
Depois de andarmos pela orla da Praia Pequena, que tem um linda vista da cidade de Vitória, e pela praça Tamandaré, fomos para o convento da Penha.
Subimos pelo caminho indicado para pedestres, que recebe o honesto nome de “ladeira da penitência”. Fomos acompanhados por um casal de idosos. Meu orgulho me fez tentar ir mais rápido do que eles. Consegui, mas por pouco!
A subida é grande, mas vale muito a pena. A vista é lindíssima! Podemos ver as cidades de Vila Velha e de Vitória. Lá em cima, a estrutura é vasta, e tem vistas para todos os lados. A pequena igreja de estilo barroco também é muito bonita.
Uma das coisas que vimos lá de cima foi a fábrica da Garoto que fica em Vila Velha. Por conta do tempo não fomos até lá, mas para quem tiver interesse, há visitação.
Na subida do convento há lojas de souvenires, em geral de coisas religiosas. Perto da entrada da subida para o convento, também tem lojinhas de lembrança. Só cuidado pro dono não ter ido em casa almoçar e deixado a loja sozinha!
O Fabiano ficou encantado por uma ponte, a Terceira Ponte. Deste modo, resolvemos pegar um ônibus que passava por ela para voltar para Vitória. Fizemos um pequeno tour não guiado pela capital, até que descobrimos que o ônibus não passava perto do nosso hotel.
O resto do dia foi em Vitória, como contado pelo Fabiano na postagem anterior. O próximo passo é a viagem no Trem da Vale de Vitória a Belo Horizonte!
Dicas de Viagem :
- Site oficial do Convento da Penha: http://conventodapenha.org.br/
- Dá para subir para o convento de carro. Eles também têm vans que fazem o percurso.
- Atenção que para entrar na igreja tem restrições de vestuário: não use roupas muito curtas ou decotadas. Nem preciso dizer que não é para ir sem camisa, NE? Bermudas são permitidas para homens e mulheres.
- Site da Fábrica da Garoto: https://www.garoto.com.br/visite-fabrica.php
Gostou? Curta! Compartilhe!
Dúvidas? Críticas? Sugestões? Comente!
Pingback: Florianópolis – Praias Mole e Joaquina e Lagoa da Conceição | A Bússola Quebrada
Pingback: Unesco declara Pampulha Patrimônio Cultural da Humanidade | A Bússola Quebrada
Pingback: Igrejas da Penha | A Bússola Quebrada
Pingback: Não Era o que eu Esperava | A Bússola Quebrada
Pingback: Instagram Contra Selfies com Animais Silvestres | A Bússola Quebrada