Fim da viagem

Saímos de Ouro Preto com destino a São Paulo no dia 27/07 (dez dias depois que o Fabiano começou a jornada para o Rio).

A viagem foi longa. Durante a noite e a madrugada toda paramos em diversas cidadezinhas, até chegar pela manha em Sampa, de onde eu seguiria para o Rio de Janeiro no dia 30, fechando as férias e a viagem.

Não vimos muita coisa, tentamos dormir. E a escuridão da estrada não nos deixaria ver muito mesmo.

Nesses poucos dias em Sampa não fizemos muitas coisas (pro Fabiano já não era mais férias). Mas, passeamos e visitamos exposições em outras idas minhas a São Paulo.

https://abussolaquebrada.wordpress.com/2014/09/12/exposicoes-em-sao-paulo/

Balanço

trajeto3

Roteiro de viagem

 

No total foram 13 dias de viagem,  4 cidades visitadas no Espírito Santo e 5 em Minas Gerais… além de outras tantas que passamos de ônibus e trem.  E Rio de Janeiro pro Fabiano e São Paulo pra mim.

Dos gastos, em torno de 425 de passagens e 375 de hospedagem para cada um. No total (com comida, museus e lembrancinhas), estimei que gastamos R$3.000,00 os dois juntos. Salve o cartão de crédito!!

Vale dizer que foi uma viagem quase de improviso no final das férias. Por isso a correria. Não sabíamos ao certo quando teríamos tempo e dinheiro para viajar juntos novamente.  Morando cada um em uma cidade, com trabalho e aulas, fica difícil viajar fora das férias.

O Fabiano leu o esboço da postagem e achou que eu iria desmotivar as pessoas falando dos gastos da viagem.

Ao contrário!!!

Falei de tempo e dinheiro, pois sempre me perguntam sobre essas coisas quando viajo. E acho que é uma parte importante do planejamento da viagem. Como boa parte das pessoas, nós não trabalhamos viajando ou recebemos para viajar. Nós viajamos porque gostamos, porque achamos essencial para a vida.

Os gastos são necessários porque viajar é um investimento para a vida. O dinheiro aplicado rende frutos (conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas. Ter experiências fora da rotina, relaxar, ter histórias para contar, ter lembranças para a vida toda) que não podem ser contabilizadas em termos monetárias.

Rezando pra não chover

 

Viajar é adquirir experiências e conhecimentos que ninguém nunca vai tirar de você. É crescimentos pessoal e até profissional.

Viaje!

Esse foi o último post da viagem “Espírito Santo – Minas Gerais”. Nas próximas postagens falaremos de outras viagens que fizermos. Continue com a gente!!

Anúncios