O Porto e a Vila Nova de Gaia

Depois de Lisboa, voltei para o Porto, pois o trabalho me chamava.

mapa porto

Mapa do primeiro trajeto.

 

Da estação de trem pegamos um metrô (mas por favor, fale métro) e de lá, seguimos para o nosso hotel. DICA: veja os itinerários com antecedência e use mapas, de papel ou no celular, é sempre mais fácil pedir informação quando você tem alguma ideia de pra onde deve ir.

foto1

Estação de trem. Gare Campanhã.

 

Entre uma apresentação e outra no Colóquio, fomos conhecer a cidade. Principal atração: vinho e bacalhau! Tanto a comido quanto a bebida no Porto (e em Lisboa) são muito baratas e fartas. Um almoço executivo, custa em média 8 Euros e vem com entrada, prato principal, bebida e sobremesa. Prepare-se para engordar um pouquinho!!

foto2

Vista do centro da cidade do Porto

foto3

Outra vista da cidade, com a Torre dos Clérigos ao fundo.

 

A cidade do Porto é banhada pelo Oceano Atlântico ao Oeste e pelo Rio Douro ao Sul. Sua vizinha, Vila Nova de Gaia, está do outro lado do rio, e hospeda as caves (onde os vinhos são armazenados) de vinho do porto (segundo o Wikipédia, Vila Nova de Gaia “é o local com maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo”).

ColagemPontes

Pontes do Douro. Primeira foto: Arrábida, vista da ponte Luís I . Segunda foto: Ponte Luís I. Terceira foto: ponte do Infante e ponte D. Maria Pia, ao fundo, vistas da ponte Luís I.

 

foto4

Parte de cima da ponte Luís I. Corredores para pedestres e trilhos para o metrô. Os carros passam na parte debaixo.

Assim como os pasteis de Belém estão só em Belém, vinhos do porto são apenas os vinhos produzidos na região do Douro.

No primeiro dia que fomos para Vila Nova de Gaia, todas as caves já estava fechadas para visitação. Então perguntamos para o taxista se ele tinha boas dicas de restaurante. Ele nos apontou um que parecia super chique. Fomos lá, éramos 8 pessoas, comemos e bebemos até não aguentar mais e a conta foi barata (sei que estou repetindo essa coisa do preço o tempo todo, mas pra quem mora no Rio de Janeiro, comer bem e barato é um evento exótico).

foto6

Pôr do Sol em Vila Nova de Gaia

 

foto5

Ribeira, ponte Luís I e Sé do Porto iluminada, vistas de Vila Nova de Gaia.

 

Antes de ir no restaurante, fomos a uma loja de vinhos. Não era uma cave, mas o rapaz que nos serviu, fez um papel de guia, nos explicando os tipos de vinho da casa e um pouco da história do vinho do porto.

vinhos

Vinhos do Porto na loja da Quinta do Noval.

 

No segundo dia que consegui sair para conhecer a cidade, fomos no centro histórico e na praia de Matosinhos (o metrô deixa pertinho).  A primeira vez que fui a Portugal, visitei o Porto, mas apensa a parte da praia, e honestamente pra mim foi uma viagem completamente diferente da outra.

foto8

Igreja Nossa Senhora do Carmo das Carmelitas

 

foto9

Praça da Liberdade na Avenida dos Aliados. Estátua de D. Pedro IV (no Brasil ele foi o D. Pedro I) e ao fundo a Câmara Municipal do Porto.

colagemSE

Sé do Porto

 

No centro, como sempre, temos igrejas. Mas um dos principais pontos turísticos é uma livraria. A Lello e Irmão, não permite que tirem fotos dentro, mas já dá pra ver pelo lado de fora que é um lugar que deve ser visitado.

ColagemLello

Lello e Irmão

 

A praia do Porto é linda, e da gigante faixa de areia eu me lembrava. É engraçado, mas olhar o mar de Portugal e ver todo aquele horizonte dá uma certa nostalgia. A gente fica pequeno na imensidão no mar e da história.

foto10

Praia de Matosinhos

 

foto12

Forte São Francisco de Assis (ou Castelo do Queijo)

 

Para nossa surpresa, estava tendo um festival romano na orla da praia. Foi divertido!

foto11

Não sei se era assim na Roma antiga, mas eles tentaram.

 

foto13

E comidinhas típicas…

 

O pessoal do Porto leva tão a sério esse negocio de beber vinho, que ao invés de coquetel, eles têm porto d’honra, no qual, obviamente, é servido vinho do porto.

Sei que o post é sobre a cidade e não sobre vinhos, mas uma coisa é complementar a outra. Então vou dizer, no Porto, nada de achar que vinho do porto é aperitivo. Eles bebem em qualquer ocasião em taças normais de vinho!

Depois do porto d’honra, fomos jantar na Ribeira, parte do centro histórico do Porto, que concentra restaurantes típicos e lojas de vinho.

foto14

Ribeira, vista da ponte Luís I.

 

foto7

Vila Nova de Gaia, vista da Ribeira. Destaque para a Cave Sandeman. Tinha alguém fazendo bolha de sabão gigante!!

 

No nosso ultimo dia, conseguimos sair mais cedo e pegar uma cave ainda aberta. Na Ramos Pinto, primeiro se conhece a historia do fundador da marca (um homem cheio de visão que investia no cliente e em propagandas chocantes), depois se conhece a cave propriamente dita, onde a guia dá uma pequena aula sobre vinho do porto, e por fim, temos uma pequena degustação, inclusa no preço da visita.

ColagemVinhos

Cave Ramos Pinto

 

Para finalizar a vistita a Portugal, outra DICA: o passeio no teleférico de Vila Nova de Gaia inclui visita a uma cave.

foto15

É assim que é o metrô, as cabines são as estações!

 

 

Nos vemos em Barcelona!


 

Dicas de viagem:

Anúncios