Barcelona

barcelona1

Próxima parada, Barcelona!

Chegamos em Barcelona e fomos seguindo as instruções dadas pela dona do apartamento em que íamos ficar. Primeiro o aerobus (ônibus que sai do aeroporto) e depois o metro. Parecia fácil, até a gente não conseguir entender onde ficava a rua que queríamos.

A ruazinha não existia no nosso mapa, meu 3G não funcionava na Europa e o celular da Carol, bom… é só para telefonar mesmo.

Um aviso que nos deram era que o povo de Barcelona não era muito simpático, mas mesmo assim decidimos pedir informação. Umas meninas sentadas da praça não sabiam, mas tentaram ver no celular. Não encontraram, perguntaram para um menino que também não sabia.  Continuamos e encontramos um taxista parado, perguntei, super atencioso, olhou no GPS. Depois de muito, achou a rua e nos explicou direitinho. Ou seja, Barcelona é só amor!

???????????????????????????????

Patriotismo catalão

Chegamos no apartamento. Um prédio bem típico no bairro de Poble Sec. Nosso 3I, não ficava no terceiro andar, era o terceiro apartamento para o lado esquerdo do prédio. Vou explicar melhor. O prédio é estreito, só tem um apartamento por andar, mas em cada andar a porta fica de um lado do corredor… resumindo: o 3I correspondia ao 7º andar (por causa da casa do zelador), de um prédio sem elevador!! Depois de um tempo a gente até se acostuma!

Vamos ao que interessa!

No aeroporto compramos um mapa oficial por 1 euro. E a coisa mais legal dele era que tinha itinerários para quem ia ficar pouco tempo na cidade (dois e três dias). Não seguimos 100%, mas também não saímos muito dele.

Nossa anfitriã deu algumas sugestões (que também estavam no mapa) e no primeiro dia, fizemos todo o itinerário a pé.

???????????????????????????????

Um dos jardins da Montjuïc

Começamos pela montanha Montjuïc, onde tem um parque lindo e enorme! Seguimos para o parque olímpico.

Collage 2

Parque olímpico

DSC04815

Símbolo olímpico

Só nesse caminho já tem um monte de coisas para ver: museu de arte da Catalunha, fundação Miró e outros prédios históricos.

???????????????????????????????

Outro jardim de Montjuïc

???????????????????????????????

Etezinho (interpretação minha) na entrada da Fundação Joan Miró

De lá seguimos em direção para à Praça Espanya,  fazendo um desvio para visitar o Poble Espanyol (não entramos, mas é um grande espaço dedicado à cultura e gastronomia catalã).

Collage Espanya

Duas vistas da Plaza Espanya: 1. Do alto do C.C. La Arena, onde dá para subir de elevador por 1,00 euro ou por dentro do shopping; 2. Da frente do museu Nacional d’Art de Catalunya, que não por acaso está no fundo da primeira foto

DSC04840

Escadas: uma coisa que não falta em Barcelona. Prepare as pernas!

Paramos para visitar o Centro Comercial La Arena. Onde fizemos uma limpeza de pele do pé muito exótica.

DSC04854

Sim, pagamos 5,00 para 5 minutos de peixinhos mordiscando os pés.

Seguindo o mapa, fomos da Praça Espanya para a Praça Catalunya, de metro.

???????????????????????????????

Plaza Catalunya. Não sei se você notou, mas estou usando os nomes originais do catalão.

DSC04871

Palau (palácio) de La musica catalana. Lindo por dentro e por fora

???????????????????????????????

Detalhe dos detalhes.

Dali andamos pelo bairro gótico, passamos pelo museu Picasso (que estava fechado) e terminamos o passeio em La Rambla, a rua mais badalada de Barcelona!!!

DSC04931b

Vitrine da confeitaria Brunells

DSC04935b

Casa de La Ciutat (ajuntament). Até onde eu entendi, é tipo a prefeitura. Tava tendo show por conta do feriado de Sant Joan.

DSC04946b

Teatro do liceu na Rua La Rambla!

???????????????????????????????

Não está nos pontos turísticos, mas deveria. É um mercado em La Rambla, onde se pode encontrar comidas do cotidiano catalão

São João!

Para a nossa surpresa, o dia de São João é uma comemoração importante na cidade. Nossa anfitriã nos convidou para passar a noite com ela e a família. Comemos um doce típico, o coca de Sant Joan, bebemos cava, espumante da região, e fomos para a rua ver a grande fogueira. Andando pela rua, ouvíamos as famílias em suas casas, celebrando. Parecia ano novo!

???????????????????????????????

Eu, e outras dezenas de pessoas, vendo a fogueira pegar fogo!

DSC04963

As fotos de antes do fogo ficaram horrendas, mas dá pra ver que a fogueira é feita de muitos moveis que as pessoas doam para a fogueira.

Para o segundo e último dia de passeio, seguimos o itinerário do mapa. Começamos pelo passeio Gràcia, onde tem a Casa Batlló e outros museus, passamos pela Sagrada Família e depois parque Güell.

???????????????????????????????

Uma rua típica, com prédios típicos.

Não entramos em nada do passeio Grácia por dois motivos, os preços e as filas. Diferente de Portugal, as entradas dos museus em Barcelona são muito caras. E os pontos turísticos são lotados. Na sagrada família desistimos de entrar por causa da lotação, só visitamos a lojinha de souvenires.

DSC04985

Um dos mil detalhes da Sagrada Família. Como dá pra ver, a igreja estava em obra.

???????????????????????????????

O Parc Güell fica na parte superior da cidade, e tem uma vista incrível. A Sagrada Família de um lado e (eu acho que) a torre AGBAR do outro.

Chegamos no Parque Güell debaixo de chuva. Espantou um pouco os turistas, mas não muito. As regras de troca de bilhetes é bem rígida lá. Conseguimos senha para duas horas mais tarde, e por sorte a chuva já tinha acabado!

DSC04997b

Manifestações vistas por toda a cidade. Inclusive (e talvez especialmente) em áreas turísticas

Collage guell

Algumas visões do Parc Güell, só um pouco spoiler pra não estragar a surpresa de ninguém!

Para finalizar nossa noite, fomos em um restaurante japonês que tínhamos paquerado no dia anterior no centro comercial Las Arenas. Decoração de luxo, champagne e makimonos com um preço camarada!

DSC04847

Cento Comercial La Arena de Barcelona, que tem esse nome por já ter sido uma arena de tourada.

Os ingressos podem ser caros, mas a comida tem um preço justo. No entanto, é bom saber procurar, se o lugar for bonito, pode entrar. O único lugar com cara de baratinho que fomos, o custo beneficio foi péssimo.

Só pra terminar a estadia em Barcelona, na volta para o aeroporto, o motorista do ônibus foi super simpático! Barcelona foi só amor!

DSC04882b

Dançaria de flamenco.

E partiu Suiça!


Dicas de Viagem:

  • Esse é o site oficial, mas procurando no Google tem um monte de sites e blogs com dicas sobre a cidade. http://www.turismedebarcelona.net/
  • E um PDF em português: http://professional.barcelonaturisme.com/files/8684-457-pdf/DOSSIER%20PREMSA%20PORTUGU%C3%88S_2014.pdf
  • Perto no museu Picasso, na Carrer de La Princesa, tem um bar de tapas e uma padaria ótimos.
    • Tapadu: os tapas (porções) custam entre 1,00 e 5,00 euros. Comemos bem e não pagamos mais de 20,00 euros as duas.
    • Brunells: cheia de doces típicos e com caixas e latinhas lindas (e cheias de doces) para comprar de lembrança.
  • Compre o mapa no aeroporto. Vale a pena e tem todas as dicas dos pontos turísticos.
  • Watatsumi: restaurante japonês no centro comercial Las Arenas de Barcelona.
  • Falando nele, site do C. C. Las Arenas: http://www.arenasdebarcelona.com/
  • Em Barcelona nos hospedamos pelo airbnb. https://www.airbnb.com.br
  • Para andar por Barcelona compramos o bilhete T-10. Deu para nós duas.
  • Site com dicas de bilhetes: http://www.passaportebcn.com/transporte-barcelona/como-se-locomover-em-barcelona/de-metro-em-barcelona/
Anúncios