Mercadão de São Paulo

São Paulo tem vários pontos turísticos, muitos dos quais eu ainda não conheço, e nem o Fabiano. O Mercadão Municipal era um deles.

IMG_3478b

Um dos lados do mercadão

 

O Fabiano foi lá em Dezembro e achou muito legal, então resolvemos ir na minha visita entre o Natal e Ano novo.

O Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado em  1933 e substitui o Mercado Central que funcionava a céu aberto na Rua 25 de março, que fica ali do lado.

IMG_3413b

Primeiro vitral. Reparem bem, eles não são iguais!!

 

O prédio do mercadão foi construído pelos mesmos arquitetos que fizeram o Teatro Municipal e a Pinacoteca. Apesar de ter sido projetado para ser um entreposto comercial, sua arquitetura é fantástica!!

IMG_3419b

Segundo vitral.

 

Seu conjunto de vitrais vindo da Alemanha, retratam o cotidiano da vida rural.

IMG_3423b

Terceiro vitral.

 

Em 2004 o mercadão passou por uma reforma e teve sua fachada e vitrais restaurados. Seu pé direito de mais de 10m, possibilitou que fosse construído um mezanino onde ficam restaurantes e quiosques.

IMG_3436b

Quarto vitral.

 

 

Nossa experiência

Chegamos já no final da tarde, e o mercadão estava lotado. Nos enveredamos entre restaurantes, lanchonetes e bancas de frutas e verduras.

IMG_3401b

Uma das várias barracas de fruta

 

As principais atrações gastronômicas são os sanduíches, em especial o de mortadela, e os pastéis. Devo dizer que os preços não são muito amigáveis.

A gente dividiu um sanduíche de peito de peru, queijo e tomate seco, e cada um comeu um pastel. O meu acho que era de queijo (memória falhando), o do Fabiano era um Romeu e Julieta (pra quem não conhece, é queijo com goiabada). Ele disse que estava ótimo. Lembro que o meu também estava bom!

IMG_3399b

Muitas coias diferentes para comer.

 

O Mercado Municipal é um lugar de deve ser visitado, não apenas pelo seu lindo prédio histórico, mas pela experiência gastronômica, experimentar queijos, frutas típicas, comer um belo sanduíche, cervejas importadas, vinhos. E há mais coisas lá.

 

Arredores

Nos arredores do mercadão também tem outros lugares famosos e/ou que valem a pena conhecer.

IMG_3496b

A colorida zona cerealista

 

Para quem gosta de compras tem a famosa 25 de Março. Mas para continuar nos artigos alimentícios, tem a zona cerealista de São Paulo, que reúne lojas que vendem diversos artigos, como  mel, ervas, e, lógico, cereais e grãos! O Fabiano costuma fazer compras mensais por lá, volta cheio de amendoim, frutas secas, granola…

IMG_3508b

Parece o Castelo Rá-Tim-Bum, mas é o Catavento Cultural.

 

A parte cultural também se faz presente. Entre o Metrô e o Mercadão tem o Catavento Cultural (que está nos nosso planos de visitar), antigo Palácio das indústrias, que já foi sede da prefeitura de São Paulo.

 

Comida e cultura sempre vão bem juntas!!

IMG_3379b

O cantinho mais vazio do marcadão.

 


 

Dicas de Viagem:

Anúncios