Bern: A terra dos ursos
Você pode nunca ter ido à Suíça, mas com certeza tem um imagem de como é lá. Bom, Bern – já disse que prefiro os nomes em alemão – é definitivamente o que você está pensando agora!
Casinhas lindas no melhor estilo suíço. Ruas com cara de idade média, um rio enorme contornando a cidade graciosamente arborizada.

Margem no Rio Aar. Ele contorna toda cidade. Procurando no Google, você pode ver que ele faz um “U” abraçando a cidade.
Bern, essa gracinha de cidade rústica e calma, é a capital da Suíça!
Voltando aos ursos
A primeira coisa que vi de Bern foi uma enorme escultura de urso. Eu estava bem na frente do Parque dos Ursos.
Por acaso estava tendo um evento, e além de uma pessoa vestida de urso, tinha também distribuição de um bolinho delicioso em formato de urso – comprei um tradicional e um de chocolate e não foi para dar de presente!
Eu não sei bem como começou a relação de Bern com os ursos, mas sabe aqueles filmes de florestas de pinheiros (bem canadenses e americanos) cheia de ursos comendo salmão no rio? É a visão de Bern! Só não sei se o Rio Aar tem salmão…
A cidade
Fiquei bem pouco tempo, não visitei nenhum museu, embora tenha passado na frente da casa do Einstein, onde tinha uma fila de turistas. Fiquei mesmo na parte conhecida como cidade velha, que já é uma das principais atrações da cidade – é até considerado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

Marktgasse. Na tradução seria o beco do comércio. E você pode não estar vendo, mas todos os prédios têm lojas!
Também passei pelo famoso relógio Zytglogge que quando bate a hora cheia faz música e os bonecos mexem. É uma verdadeira atração desde o século XVI. Para saber onde fica é bem fácil, basta procurar por um aglomerado de turistas olhando para uma torre de um prédio.
Apesar das características antigas, a cidade é moderna, e sabe balancear o antigo e o novo. Os antigos porões na rua principal, viraram lojas e cafés super charmosos.

Os porões são da época medieval, todos os prédios têm vários. Então são centenas pelos centro antigo.
As ruas medievais, cheias de ricos detalhes, são vitrines para lojas chiques e modernas. E são muitas, marcas famosas até. Bern tem a capacidade de te fazer entrar num mundo paralelo, o melhor do antigo e do novo, em uma mistura perfeita!
Dois lugares de Bern que apareceram em minhas pesquisas, mas eu pessoalmente não fui, foram o Centro Paul Klee e o Museu Histórico. Parecem legais, se puder, visite e nos conte!
O que eu vi por lá!
Fomos andando e chagamos à praça Bundeplatz (ironicamente, bund significa algo como federação. Não sou nem um pouco conhecedora da língua alemã, se alguém tiver uma tradução real, me ajude. Bundenplatz então seria a praça da federação, onde fica a Bundenhaus, ou seja, casa da federação, que no caso é o palácio do governo federal).
Lá tinha uma grande concentração de pessoas, musica tocando… Algum tipo de performance acontecia. E como diz minha prima, os suíços são muito criativos e animados.
Vou dizer que até agora não sei bem o que estava acontecendo… só sei que mesmo com o frio (bom, pra eles não devia ser tão frio assim), as pessoas vestidas com roupas retro dançavam no meio do chafariz que jorrava água pelo chão (vi alguns desses na Suíça). Divertido de assistir! E para alguns que estavam ali, contagiante!
Continuamos andando e encontrei outra coisa que parece ser comum na cidade: um jogo de xadrez gigante. Os primeiros estavam sem ninguém, mas depois vimos as pessoas jogando!!!
Comemos, tomamos chocolate quente, olhamos as lojas e voltamos aos ursos! Bern tem muito para ver, muito para fazer. Um lugar encantador!
Dicas de viagem:
Já tinha falado do site do My Switzerland, e agora achei o Swissinfo. Que também tem várias dicas de turismo e curiosidades sobre a Suíça. Ambos estão disponíveis em português.
- Sobre o relógio: http://www.swissinfo.ch/por/zytglogge–o-rel%C3%B3gio-do-tempo-em-berna/4780988
- Se for procurar no mapa, o Zytglogge fica entre a Marktgasse e a Kramgasse. Tem pontos de train (o bonde) bem do lado, cuja a estação tem o nome do relógio, pra não ter erro!
- Sobre o Parque dos ursos: http://www.myswitzerland.com/pt/parque-dos-ursos-de-berna-antigo-fosso-dos-ursos.html
- Site oficial do Parque dos Ursos, em inglês: http://baerenpark-bern.ch/index.php?id=info&L=0
- Site oficial do centro Paul Klee, em inglês, alemão ou francês; http://zpk.org/
- Site oficial do museus histórico de Bern e do museu do Einstein, em inglês, alemão ou francês: http://bhm.ch/en/
Pingback: Gramado – Arquitetura e Contos de Fadas | A Bússola Quebrada
Pingback: Liverpool – A cidade dos Beatles | A Bússola Quebrada
Pingback: Semana do Dia Nacional da Suíça | A Bússola Quebrada