Bern: A terra dos ursos

Você pode nunca ter ido à Suíça, mas com certeza tem um imagem de como é lá. Bom, Bern – já disse que prefiro os nomes em  alemão – é definitivamente o que você está pensando agora!

Casinhas lindas no melhor estilo suíço. Ruas com cara de idade média, um rio enorme contornando a cidade graciosamente arborizada.

Margem Rio Aar

Margem no Rio Aar. Ele contorna toda cidade. Procurando no Google, você pode ver que ele faz um “U” abraçando a cidade.

Bern, essa gracinha de cidade rústica e calma, é a capital da Suíça!

O Rio e o tanque dos ursos

O Rio e o tanque dos ursos. Não parece um sonho?

Voltando aos ursos

A primeira coisa que vi de Bern foi uma enorme escultura de urso.  Eu estava bem na frente do Parque dos Ursos.

Ursinho pedinte

Ursinho pedinte

Por acaso estava tendo um evento, e além de uma pessoa vestida de urso, tinha também distribuição de um bolinho delicioso em formato de urso – comprei um tradicional e um de chocolate e não foi para dar de presente!

Abraço de urso

Abraço de urso

Eu não sei bem como começou a relação de Bern com os ursos, mas sabe aqueles filmes de florestas de pinheiros (bem canadenses e americanos) cheia de ursos comendo salmão no rio? É a visão de Bern! Só não sei se o Rio Aar tem salmão…

Mais ursos...

Mais ursos…

A cidade

Fiquei bem pouco tempo, não visitei nenhum museu, embora tenha passado na frente da casa do Einstein, onde tinha uma fila de turistas.  Fiquei mesmo na parte conhecida como cidade velha, que já é uma das principais atrações da cidade – é até considerado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

Marktgasse

Marktgasse. Na tradução seria o beco do comércio. E você pode não estar vendo, mas todos os prédios têm lojas!

Também passei pelo famoso relógio Zytglogge que quando bate a hora cheia faz música e os bonecos mexem.  É uma verdadeira atração desde o século XVI. Para saber onde fica é bem fácil, basta procurar por um aglomerado de turistas olhando para uma torre de um prédio.

Zytglogge

Vai dando a hora e o relógico começa a se movimentar

DSC05201d

Detalhe dos bonecos (e um fio na frente, sorry)

Apesar das características antigas, a cidade é moderna, e sabe balancear o antigo e o novo. Os antigos porões na rua principal, viraram lojas e cafés super charmosos.

Porão fechado

Os porões são da época medieval, todos os prédios têm vários. Então são centenas pelos centro antigo.

Porão aberto

E que se transformaram em lojas e cafés, ou fazem partes das lojas de cima.

As ruas medievais, cheias de ricos detalhes, são vitrines para lojas chiques e modernas. E são muitas, marcas famosas até. Bern tem a capacidade de te fazer entrar num mundo paralelo, o melhor do antigo e do novo, em uma mistura perfeita!

Museu casa do Einstein

Cartaz na frente da casa do Einstein. Não tem como não encontrar!

Dois lugares de Bern que apareceram em minhas pesquisas, mas eu pessoalmente não fui, foram  o Centro Paul Klee e o Museu Histórico. Parecem legais, se puder, visite e nos conte!

O que eu vi por lá!

Fomos andando e chagamos à praça Bundeplatz (ironicamente, bund significa algo como federação. Não sou nem um pouco conhecedora da língua alemã, se alguém tiver uma tradução real, me ajude. Bundenplatz então seria a praça da federação, onde fica a Bundenhaus, ou seja, casa da federação, que no caso é o palácio do governo federal).

Bundenhaus

Bundenhaus. Ou Palácio Federal da Suíça. Casa do Parlamento.

Lá tinha uma grande concentração de pessoas, musica tocando… Algum tipo de performance acontecia. E como diz minha prima, os suíços são muito criativos e animados.

Dançarinos

O pessoal esperando o chafariz jorrar água!!

Vou dizer que até agora não sei bem o que estava acontecendo… só sei que mesmo com o frio (bom, pra eles não devia ser tão frio assim), as pessoas vestidas com roupas retro dançavam no meio do chafariz que jorrava água pelo chão (vi alguns desses na Suíça). Divertido de assistir! E para alguns que estavam ali, contagiante!

Dançando na chuva

Dançando na chuva… em uma versão adaptada.

Continuamos andando e encontrei outra coisa que parece ser comum na cidade: um jogo de xadrez gigante. Os primeiros estavam sem ninguém, mas depois vimos as pessoas jogando!!!

E o povo tranquilamente jogando o "xadrezão"

E o povo tranquilamente jogando o “xadrezão”

Comemos, tomamos chocolate quente, olhamos as lojas e voltamos aos ursos! Bern tem muito para ver, muito para fazer. Um lugar encantador!

Urso

Até a próxima, amigo urso!


 

Dicas de viagem:

Já tinha falado do site do My Switzerland, e agora achei o Swissinfo. Que também tem várias dicas de turismo e curiosidades sobre a Suíça. Ambos estão disponíveis em português.

Anúncios