10 maneiras de se hospedar nas férias

  1.  Hotel

Dos mais luxuosos e cheios de atividades para os hóspedes (resorts), passando pelos apartamentos com serviços de quarto (flat ou apart-hotel) até os mais simples, hotéis são o tipo de hospedagem mais conhecido.

Seu grande atrativo são as comodidades: serviço de quarto, café da manhã… É pra você ter certeza que está de férias e de que não precisa se preocupar com atividades domésticas!

Hotel

Imagina suas férias assim?

  1. Pousada

Podendo ser bem parecido com um hotel, pousadas em geral são mais intimistas, menores em quantidade de quartos e  mais simples que hotéis. Mas simplicidade não significa oferecer menos serviços e nem ser menos confortáveis, sendo, em geral, pequena a diferença entre hotéis e pousadas.

Mas na pousada é mais provável que você seja atendido pelo dono!

Pousada

Rede é aconchego puro!

  1. Hostel

Também conhecidos como albergue, hostels têm uma característica principal que os diferenciam dos outros tipos de hospedagem: quartos compartilhados com outros turistas, podendo ter quartos compartilhados para até 20 pessoas, com banheiro dentro ou fora do quarto, são geralmente a opção mais barata para quem viaja sozinho ou em grupo de amigos. A principal vantagem é essa: conhecer pessoas diferentes de vários lugares do mundo!

As políticas variam de hostel para hostel, alguns fazem quartos separados para mulheres e homens, outros têm também opção para casal.

Tem vário sites de busca especializados em hostel, mas sites de busca de hotel (hospedagem em geral) também tem hostel.

Hostel

Pode ser que um dos seus companheiros de hostel seja assim.

  1. Aluguel

Quem nunca alugou uma casa e foi com a família ou os amigos passar um feriado? A principal opção pra quem viaja com muita gente!! Pode ser aluguel pra temporada, para final de semana, para feriados. Sai mais barato que hotel/pousada e com jeitinho sempre cabe mais um! É quase um hostel, só que com pessoas que você conhece!!

  1. Airbnb

O Air bnb é um site comunitário para pessoas que querem alugar diversos tipos de acomodações diferentes, de quartos em um apartamento a castelos inteiros. Tem basicamente duas modalidades, a primeira é de aluguel da casa inteira. E que se enquarda no número 4 da lista. E a segunda é aluguel de quarto.  Ou seja, quando viajar, ao invés de ficar em hotel ou hostel, pode ficar na casa de uma pessoa que mora na cidade.

Pra mim ele tem duas vantagens, uma é ter contato direto com alguém que conhece o lugar e pode te dar boas dicas. E a segunda é ter isso com o conforto e a privacidade de ter um quarto ( e às vezes um banheiro) só pra você.

Site oficial: https://www.airbnb.com.br/

Airbnb

Sua hospedagem pode ser uma casa bem típica.

  1. Couch surfing

É uma expressão em inglês para quando você se hospeda dormindo no sofá de alguém. Então vale casa de parente, amigo ou de desconhecidos. Sim, existem sites para couchsurfing onde pessoas solidárias oferencem suas casas para turístas de graça. Normalmente o número de noites e de hóspedes é bem limitado. Bem parecido com o air bnb, com a difenrença de que pode ser que você realmente tenha que dormir no sofá de alguém.

Podem ter outros sites, eu conheço esse que é só em inglês: https://www.couchsurfing.com/

Procurando no facebook também tem comunidades de couchsurfing.

  1. Camping

O problema do camping é que não dá pra fazer em qualquer lugar. Outra opção para pessoas sem frescura! Geralmente campings são (mais ou menos) organizados. A não ser que você acampe no meio da floresta como em filmes americanos, você terá chuveiro, banheiro, e cozinha disponíveis… e compartilhadas.

A melhor parte de acampar é sem dúvida a aventura.

Camping

Bote sua barraca nas costas e boa viagem!

  1. Trailer (motor home)

Você já deve ter  visto vários filmes da sessão da tarde onde as famílias têm ‘altas aventuras’ viajando num trailer. Infelizmente, a moda não pegou no Brasil, mas nos EUA e Europa é bem comum. Os trailers podem ter muitas vantagens, por exemplo, mais confortos para os passageiros durante a viagem e melhor forma de descansar para o motorista que não é o da vez. Também tem a economia de não precisar parar para dormir. Mas para quem quiser parar, existem acampamentos para trailers… e trailer é mais confortável do que barraca.

  1. Home exchange (troca de casa)

É exatamente isso que está escrito aí em cima, você troca de casa com outra pessoa. Ela vai para a sua, você vai para a dela. Aí vocês combinam como vão ser pagas as contas, a comida…

Há sites especializados nisso, com contrato de troca e que dão uma certa segurança. Afinal, você não conhece quem é a pessoa que está fazendo a troca com você.  O site  Home Exchange é um desses: https://www.homeexchange.com/pt

Home exchange

Nunca se sabe onde a gente pode ficar…

  1. House sitter

No sistema house sitter você vai cuidar da casa de uma pessoa enquanto ela viaja. Em geral são pessoas que têm bichos de estimação e não podem levar os bichinhos para a viagem. A melhor parte é que você não precisa pagar nada pela hospedagem (talvez comida).

Pelo Brasil e América Latina, você não vai achar muitas casas, mas nos EUA, Europa e Oceania têm muitas casas querendo gente pra tomar conta nas férias!

Você pode encontrar uma casa ou um cuidador aqui: http://www.trustedhousesitters.com

viagem

Não esqueça a toalha e a escova de dente!

Deixei algum de fora?

Anúncios