10 Destinos que unem religião e turismo

Uma categoria do turismo que parece não ser afetada com crises ou alta do dólar é o Turismo religioso. Movidos pela fé, pela necessidade, por agradecimento ou para aliviar as tristezas da vida, fieis de várias religiões diferentes fazem viagens longas e até peregrinações até pontos considerados sagrados. Conheça alguns destinos do Turismo Religioso no Brasil.

O turismo religioso tem números que deixariam qualquer agente de viagens acreditando em milagres. Segundo o Ministério do Turismo, apenas em 2014, viagens motivadas por religião levaram a pontos de interesse 17,7 milhões de pessoas a locais de peregrinação e fé. E apenas no começo de 2015, a administração do Santuário Nacional de Aparecida anunciou ter recebido 12,2 milhões de visitantes.

Vamos ver os locais mais conhecidos e famosos.

1 – Basílica de Aparecida – Aparecida do Norte, São Paulo.

basilica-aparecida-do-norte

Basílica de Nossa Senhora Aparecida – Aparecida do Norte – SP – Fotografia de divulgação da Prefeitura de Aparecida do Norte.

Para os fieis, 12 de outubro é o dia da Ascensão de Aparecida e os religiosos, em ato de devoção, costumam percorrer de joelhos os 392 metros da chamada “Passarela da Fé”.

basilica-de-aparecida-do-norte

A Passarela da Fé tem 35 metros de altura. Fotografia de divulgação da Prefeitura de Aparecida do Norte.

Por dia, são em média 245 mil pessoas a visitar o local. Em datas comemorativas, o número sobe para a casa dos milhões.

O Santuário de Aparecida é conhecido por Santuário Nacional – Segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo, a igreja foi construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Aparecida do Norte conta ainda com várias outras atrações:
Basílica Matriz – Construída em 1745;
Morro do Cruzeiro – Cheio de esculturas que representam a Via Sacra, é ponto de peregrinação.
Porto Itaguaçu – Local no rio Paraíba do Sul onde dizem, foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora de Aparecida.
Teleférico – Ligando a parte alta e a parte baixa da cidade.
Aquário – com tanques de água doce e salgada e até uma piscina cheia de tubarões.

E várias outras igrejas históricas, como a de São Benedito e São Geraldo.

2 – Juazeiro do Norte

A terra do mítico Padre Cícero, contemporâneo e conterrâneo de Lampião é local de peregrinação especialmente para o povo do Nordeste do país.

A história controversa do mito começa com um padre ocupado com a fé e com as necessidades do povo, mas que chega inclusive a formar um pequeno exército para fazer resistência ao Estado e foi expulso da Igreja Católica.

procissao-das-velas

Procissão das velas – Fonte Prefeitura de Juazeiro do Norte.

A cidade ainda conta com várias outras atrações para o visitante:
Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores;
Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
Santuário de São Francisco das Chagas;
Santuário do Sagrado Coração de Jesus;
Casarão do Horto;
Teatro Marquise Branca;
Luzeiro do Nordeste.

juazeiro-do-norte

Juazeiro do Norte, em foto de 1911 – Fonte Prefeitura de Juazeiro do Norte.

E pontos turísticos dedicados ao Padre Cícero:
Museu Vivo de Padre Cícero;
Santo Sepulcro;
Museu do Padre Cícero;
Memorial Padre Cícero.

estatua-padre-cicero

Estátua do Padre Cícero, com 27 metros de altura – Fonte Prefeitura de Juazeiro do Norte.

3 – Templo Budista no Brasil – Buddhist Temple Chagdud Gonpa Khadro Ling

Chagdud Gonpa Khadro Ling

Chagdud Gonpa Khadro Ling – Fonte: Site do Templo.

O primeiro templo tibetano tradicional da América Latina localizado em Três Coroas, Rio Grande do Sul.

O Chagdud Gonpa Khadro Ling teve início com a visita do líder religioso Chagdud Tulku Rinpoche em 1994 e sua construção começou em 1998.

monge Chagdud-Gonpa-Khadro-Ling

Palestra com Monge budista no Chagdud Gonpa Khadro Ling – Fonte: Site do Templo.

4 – Templo da Boa Vontade

Os adeptos do Espiritismo têm orgulho em dizer que o próprio povo aclamou o templo como uma das 7 maravilhas de Brasília. É chamado de “O Portal do Terceiro Milênio” por seus fieis e sua mensagem fala de um Deus verdadeiro, espíritos iluminados, amor e boa vontade para todos.

Sua fundação em Brasília aconteceu em 1984 por Paiva Netto e além da arquitetura, o centro conta ainda com galeria de arte com esculturas e quadros diversos e uma sala reservada para peças egípcias.

templo-da-boa-vontade

Templo da Boa Vontade – Fonte: Site da TBV.

espiral-templo-da-boa-vontade

Espiral de peregrinação no Templo da Boa Vontade – Fonte: Site da TBV.

5 – Sinagoga Kahal Zur Israel

A Congregação do Rochedo de Israel tem um discreto site institucional em que conta sem ufanismos ou alardes o início de sua sinagoga no Nordeste:

“O Nordeste do Brasil foi a “Terra Prometida” para cristãos-novos e judeus ibéricos nos séculos XVI e XVII. Empurrados pela Inquisição, forçados à conversão, muitos decidiram atravessar o oceano desconhecido em busca de paz e de liberdade de culto. Tiveram importante papel no início da ocupação portuguesa nas novas terras, criando ou se inserindo em diversas atividades. Em especial, na produção e comércio do açúcar.” – http://www.kahalzurisrael.com/

O próprio nome da Sinagoga remete ao local, chamado de recife pelos locais, foi visto como Rochedo, em uma ampliação do significado da palavra para os imigrantes judeus. Um lugar forte, seguro, a Terra Prometida.

sinagoga Kahal Zur Israel

Sinagoga Kahal Zur Israel – Fonte Wikipedia

Hoje o local foi transformado em museu e ponto turístico, visitado por descendentes, mas também por turistas de várias outras religiosidades.

O visitante poderá ver desenhos, quadros, peças de uso religioso como castiçais e copos de metais nobres e representações da Estrela de Davi.

A construção ainda preserva a maior parte do prédio original, com visitas pelo interior do edifício e suas paredes podem ser vistas pelos visitantes, que se impressionam com os materiais rústicos usados na época.

6 – Mesquita de Jundiaí

Centro Islâmico e Mesquita de Jundiaí.

” O muçulmano que compreende verdadeiramente os ensinamentos de sua religião é gentil, afável e simpático. Ele se envolve com as pessoas e se entende com elas. Esta deve ser a característica do muçulmano que sabe que, ficar próximo às pessoas e ganhar-lhes a confiança, é uma de suas mais importantes obrigações como muçulmano.” – Dr. Muhammad Ali al-Hashimi.

mesquita al aziz

Entrada da Mesquita e Centro Islâmico Omar Ben Abed Al Aziz, fundada em 1992, em Jundiaí.

No pouco contato que tive com muçulmanos, ouvi dizer que os preceitos da religião são de amor e fazer o bem ao próximo. Tenho amigos que são descendentes de povos árabes e sempre fui tratado com respeito e afabilidade. E em uma visita recente à cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, a Karina e eu conhecemos a Mesquita de Jundiaí. Em uma próxima postagem vamos contar sobre esta visita.

mesquita-Omar-Ben-Abed-Al-Aziz

Pela Lei islâmica, a representação de seres vivos é proibida, então, toda a decoração é feita em ricos mosaicos de formas matemáticas.

7 – Templo Zu Lai

Erguido no município de Cotia, região metropolitana de São Paulo, é o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina.

templo zu lai

Cerimônia de Ordenação no Templo Zu Lai – Fonte: Site do Templo Zu Lai.

Fo Guang Shan, em chinês significa “Montanha da Luz de Buda”. Trata-se de uma ordem monástica fundada pelo Mestre Hsing Yün, em 1967, no condado de Kaohsiung, Taiwan, atualmente, parte da República da China.

Esta ordem segue a linha de Siddhartha Gautama, homem rico que abandonou a vida de privilégios para viver sem bens ou posses e seu exemplo inspirou a criação de uma filosofia de bem viver.

O Templo Zu Lai é aberto a todos, mas pede a observação de regras de vestimenta, pede para não fotografar sem permissão e não levar animais, não levar bebidas ou fumar na área do Templo.

dragao templo zu lai

Festa religiosa no Templo Zu Lai – Fonte: Site do Templo Zu Lai

É destino de muitos visitantes, mas sua postura é de um local sagrado. As visitas podem ser em grupos, monitoradas. Há um refeitório aberto somente aos sábados e feriados e o preparo dos alimentos e a escolha do que será servido seguem o budismo, logo, dificilmente um visitante encontrará pratos com carne ou bebidas alcoólicas, que não são permitidas no local.

O Templo tem uma lojinha de livros e artigos referentes ao budismo.

lanterna vermelha templo zu lai

Lanterna de comemoração – Fonte: Site do Templo Zu Lai.

8 – Nova Jerusalém – Pernambuco

Destino comum para católicos, protestantes, religiosos de várias crenças e até ateus, a Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, Pernambuco.

A origem do espetáculo teve início no Drama do Calvário, com as encenações feitas na localidade de Fazenda Nova, vila do município do Brejo da Madre de Deus, durante os anos de 1951 a 1962, iniciativa de Epaminondas Mendonça, comerciante e líder político local.

mapa nova jerusalem

Mapa da cidade cenográfica de Nova Jerusalém, em Pernambuco – Fonte: site Nova Jerusalém.

Considerado o maior teatro ao ar livre do mundo, é uma cidade-teatro com 100 mil metros quadrados, o que equivale a um terço da área murada da Jerusalém original. A vila cenográfica funciona apenas no período da Páscoa, E toda a construção é cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura, com 70 torres de sete metros cada uma. Em seu interior, nove palcos-plateias reproduzem cenários naturais, salas, palácios e cenas das horas finais de Jesus Cristo.

Realizada desde 1968, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém tem projetado o nome de Pernambuco para muito além das suas fronteiras. Em quase meio século de história, o espetáculo já atraiu mais de 3,5 milhões de expectadores, segundo o site da vila-espetáculo.

Cenaculo

Cenário 3 – O Cenáculo – Fonte: site Nova Jerusalém.

9 – Cristo Redentor

corcovado-cristo-redentor

O Cristo Redentor visto da Praia de Botafogo – Foto: Fabiano Gozzo

Provavelmente o símbolo religioso mais conhecido do mundo, o Cristo Redentor deve sua fama não apenas a fieis, mas aos visitantes de todas as partes do mundo que vão ao Rio de Janeiro todos os anos fotografar a estátua imitando os braços abertos em forma de cruz em suas poses de recordação.

A obra está a 709 metros acima do nível do mar, tem 30 metros de altura e os braços abertos se esticam por 28 metros de largura.

Inaugurada em 12 de outubro de 1931, feito em art decó, concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, está no morro do Corcovado, no bairro de Santa Teresa e foi eleito em 2007 uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

O revestimento da estátua do Cristo Redentor é todo fragmentado, formado por milhares de peças de pedra sabão, que mantêm a dilatação natural da construção e absorvem e dissipam o calor, auxiliando na resistência e durabilidade. Uma escolha genial, justamente por ser simples.

Cristo-redentor-comparacao

Comparação da altura do Cristo Redentor e das estátuas de Buda no Templo da Primavera; Estátua da Liberdade; Mãe Pátria; e Davi de Michelângelo –  Ilustração de Anna Frodesiak – Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentor

Pode não ser a maior do mundo, mas como símbolo religioso, tenho certeza de que é a mais famosa.

10 – Basílica ou Santuário de Bom Jesus dos Matosinhos – Congonhas do Campo – Minas Gerais.

O emocionante conjunto arquitetônico das esculturas da Basílica de Bom Jesus dos Matosinhos em Congonhas do Campo já foi comentado por nós aqui em A Bússola Quebrada, quando viajamos por Minas Gerais em 2014. Veja aqui.

Matosinhos-Aleijadinho

Basílica de de Bom Jesus dos Matosinhos – Acervo A Bússola Quebrada

Mas não poderíamos deixar de de falar dessa maravilha construída por um homem que sofria de lepra, ou porfíria, segundo estudos recentes, que era um gênio de sua arte e que fez, com sangue e dores um patrimônio histórico reconhecido mundialmente e tombado pela Unesco.

Como deve ser do conhecimento de muitos, o Santuário de Bom Jesus dos Matosinhos inclui a Basílica, representada na foto abaixo, as estátuas dos 12 profetas menores, : Isaías , Ezequiel,  Daniel, Joel, Amós, Oséias, Naum, Habacuque, Abdias, Jonas, Jeremias e Baruc.

Além da decoração interna da Basílica, em ouro, madeira e pedra sabão, as obras de Aleijadinho vão para o lado de fora, com as estátuas dos 12 profetas e os passos da Paixão de Cristo representados em madeira, nas casas do lado de fora da capela.

profeta-aleijadinho

Vista do profeta Daniel, com a Basílica de Bom Jesus dos Matosinhos ao fundo – Acervo A Bússola Quebrada

Fique atento aos detalhes. Há muito o que ver no santuário. Desde os detalhes na basílica até o esmero das estátuas em pedra e madeira.

Gostou? Visite!!

E não importa qual seja a sua religião, venha viajar com a gente!


Dicas de Viagem:

Anúncios