Passaporte dos Museus Cariocas

Algumas informações e algumas opiniões sobre as vantagens e desvantagens do passaporte dos museus cariocas.

No mês passado o governo do município do Rio de Janeiro, lançou um passaporte para incentivar e facilitar a visita da população aos museus cariocas. O passaporte é uma das iniciativas para a comemoração dos 450 ano das cidade.

Imagem: divulgação.

Imagem: divulgação.

A divulgação parece que foi grande, pois a primeira tiragem dos passaportes acabou rapidinho. No entanto, a pergunta que não sai da minha cabeça é: quanto esse passaporte de fato é bom para o público?

A capital do Rio de Janeiro tem muitos museus e instituições culturais, não sei quantos, mas vou chutar que entre museus, centros culturais, institutos e fundações culturais, deve ter mais de 100. Desse total, 43 têm parceria com o passaporte de museus.

Na  divulgação, a grande vantagem do passaporte é a gratuidade nos museus. Mas eu fiz a lição de casa, e desses 43, apenas 15 não são gratuitos. E destes, só 6 não ofereciam nenhum dia de gratuidade para o público geral.

Vantagens

Pra mim, a grande vantagem do passaporte é apresentar ao público museus e centros culturais que não eram muito conhecidos. Com o passaporte é gratuito para qualquer pessoa, moradora ou não do Rio de Janeiro, ele também pode incentivar um turismo mais cultural na cidade. Bom, eu espero que incentive!

Imagem: Blog da Biblioteca Nacional. Divulgaçao

Imagem: Blog da Biblioteca Nacional. Divulgação

O passaporte já me incentivou a querer ir em todos, e me fez conhecer muitos lugares que eu nunca tinha ouvido falar (alguns pertinho de onde vou sempre). É ai que a nós vemos como não aproveitamos tudo que nossas cidades têm para oferecer.

Desvantagens

O passaporte tem validade até o dia 31 de Dezembro de 2015, mas só pode ser usado uma única vez em cada instituição participante. Ou seja, você tem que escolher bem quando vai nos museus pagos. Porque depois só aproveitando os dias de gratuidade ou pagando.

O passaporte e o mapa do Rio, pra saber onde cada museu fica. Imagem: Sanduíche Visual.

O passaporte e o mapa do Rio, pra saber onde cada museu fica. Imagem: Sanduíche Visual.

Outra desvantagem é não poder pegar o passaporte para terceiros. Ele é nominal e intransferivel, uma vez que é associado a um CPF. Mas quase todos os museus que estão distribuíndo o passaporte são no centro da cidade, e pra mim, que moro na Zona Oeste, ir até o centro é uma viagem.

Para ajudar um pouco mais nós fizemos uma planilha, disponível no google docs, com todas as instituições, valores e respectivos sites oficiais (na planilha tem horário de funcionamento, gratuidades, informações de meia entrada e endereço). Não achamos informação de todos os lugares, então se você  quiser acrescentar ou tiver alguma dúvida é só entrar em contato com a gente!


Dicas de Viagem:

Veja mais em nossa planilha online com informações de todas as instituições participantes: http://bit.ly/Museus_Cariocas

Divulgação oficial do Passaporte dos Museus Carioca: http://www.rio450anos.com.br/wp-content/uploads/2015/04/pdfsitepassaporte.pdf

Sobre o passaporte: http://www.museus.gov.br/passaporte-dos-museus-cariocas-saiba-mais/

Alguns museus do Rio, para planejar sua visita: http://www.museusdorio.com.br/

Outras instituições culturais do Rio: http://www.rio.rj.gov.br/web/smc/centros-culturais

Anúncios