Recreio dos Bandeirantes

placas-surf-praia-do-Recreio

Caminhos para todos os lugares. Coisa de quem adora viajar!

Afastado da parte mais conhecida do Rio de Janeiro, o Recreio dos Bandeirantes está localizado na Zona Oeste da Cidade Maravilhosa. Tem praias lindas e longas, condomínios elegantes, visual de filme, muito surf e paisagens que encantam cariocas e turistas.

Praia-do-Recreio---Recreio-dos-Bandeirantes

Vista abençoada da Praia do Recreio, no Recreio dos Bandeirantes.

O Rio de Janeiro é uma cidade muito maior do que as músicas costumam cantar. E com belezas naturais que muita gente, inclusive os próprios cariocas, não conhecem porque ficam mais afastados da zona sul (e turística) da cidade.

“Do Leme ao Pontal” pode até não ter nada igual, mas do Pontal até Pedra de Guaratiba também não tem. Com muitas praias, em geral mais vazias e mais limpas do que as da zona sul, a zona oeste faz com que a gente se sinta em outra cidade.

ave-Praia-do-Recreio

Aves, preás, jacarés, capivaras. A fauna é rica no Recreio dos Bandeirantes.

Não muito tempo atrás, quando o acesso a essa parte do municipio era mais complicado e  a região bem menos urbanizada, os bairros da zona oeste eram prioritariamente de veraneio, especialmente o Recreio dos Bandeirantes, que é conhecido como o bairro do surf carioca, por conta da quantidade de praias apropriadas para o esporte na região.

vista-Praia-do-Recreio

A vegetação faz a moldura na maior parte da Praia do Recreio.

Bom, mas o que tem pra ver no Recreio dos Bandeirantes?

Praias

Começando pela Reserva:

Esta praia tem um pequeno mistério. Não há um consenso sobre onde termina a Barra da Tijuca e onde começa o Recreio dos Bandeirantes, que vem depois da própria praia do Recreio, que é bem extensa e vai até a Pedra do Pontal.

Surfistas-na-Pedra-do-Pontal

A famosa Pedra do Pontal, conhecida até em letra de música.

Então, se formos falar das praias, temos:

  • Reserva – Ligando Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.
  • Praia do Recreio – Extensa, de mar agitado. Há um conjunto comercial ao lado da Pedra do Pontal, com quiosques e até um conjunto de peixarias. O comércio é bem desenvolvido no Recreio dos Bandeirantes.
Quisoque-peixaria-Praia-do-Recreio

A pequenina na foto estava encantada com o tubarão. A parede é parte de uma exposição de cultura do surf na Praia do Recreio.

pranchas-de-surf-Recreio-dos-Bandeirantes

Mar agitado na Praia do Recreio é sinal de surfistas felizes.

  • Macumba – Nome oficial: Praia do Pontal de Sernambetiba. Muito frequentada pelos surfistas e local de um camping de trailers. Ouvi um passante dizer que aqueles trailers todos eram de argentinos. Para mim pareceu bem legal morar em um trailer.
Praia da Macumba Trailers

O Pôr do Sol de um lado do Rio de Janeiro que nunca vi aparecer nas fotos famosas. E o camping de Trailers ao centro.

  • Praia do Secreto – mal é uma praia, é um quadrado de areia no meio das pedras. O visitante só chega por uma trilha estreita e íngreme e a praia só aparece na maré baixa. Para quem gosta muito de lugares de difícil acesso.
  • Prainha – Que como toda boa prainha, é bem pequena, mas também muito utilizada para surf. Antes de chegar nela, o visitante pode se deliciar com a vista do Mirante do Roncador.
mirante-do roncador

Vista do Mirante do Roncador. Respire fundo!

  • Abricó – Praia de naturalismo. No começo da Praia de Grumari, nas pedras.
Praia-de-Grumari

Dia de muito sol em Grumari

Grumari – Afastada, uma das preferidas dos surfistas e que recompensa o visitante pelo sossego e beleza. E não se esqueça de seguir até o Mirante de Grumari, com linda vista. Aliás, siga adiante mais um pouco pela estrada, tomando cuidado com as curvas, você chegará a um ótimo restaurante. E quem beber, não dirige. A Lei Seca no Rio de Janeiro é levada bem a sério.

Grumari 360

Vista da Praia de Grumari, com restaurante, ou bar, ou apenas quiosque. Do lado esquerdo está Recreio dos Bandeirantes e do lado direito, você vai seguir para o Mirante de Grumari, o bar que falamos no texto, e Pedra de Guaratiba.

Uma coisa muito legal da região é a quantidade de gente que acorda cedo para correr nestas estradinhas ou pedalar logo cedo, quando tem pouco trânsito. Um bom lugar para respirar fundo e se sentir bem.

Mirante Grumari Bussola Quebrada

O Mirante de Grumari. Fotografe, abrace, beije, veja a vista, respire o ar puro e siga para chegar ao restaurante na estrada.

Associação Naturista do Abricó.

Desta, não podemos mostrar as fotos. Imagine o alvoroço que os moradores da região ficam só de saber que ali do lado tem um monte de bumbuns de fora!

casal-Bussola-Quebrada

Esta imagem não é no Abricó, mas a Karina está tão linda nessa foto!

Curioso é que na praia a maioria das pessoas está usando pouca roupa. Será que faz tanta diferença assim ver a bunda de estranhos?

Para frequentar o local, é necessário ser naturista. É uma associação que leva o tema muito a sério. Então, não pense que você vai poder passear por lá sem permissão.

Por do Sol Macumba

Este Pôr do Sol lindo é na Praia da Macumba.

Parque Chico Mendes

Homenagem ao seringueiro e líder comunitário, o bonito Parque Chico Mendes é uma pequena surpresa dentro do Recreio dos Bandeirantes por estar rodeado de pequenos prédios residenciais. Segue o exemplo dos parques lineares.

cama-de-jacare-no-mangue

Este é um bebê jacaré em seu bercinho no mangue dentro do Parque Chico Mendes.

A área de mangue está bem no meio do Recreio dos Bandeirantes, entre a Praia do Recreio e a Avenida das Américas. De um lado estão os prédios, de não mais de quatro andares, conforme lei de zoneamento, e do outro, a Avenida das Américas, por onde passa o maior fluxo de trânsito, o transporte público, chamado de BRT e onde estão shoppings, bares, supermercados e casas de shows. Extenso e perfeito para caminhadas. E como as vias ao redor atendem trânsito local, as ruas são muito usadas pelos ciclistas.

capivara-parque-chico-mendes

Na foto parece pequena, mas esta capivara deve pesar uns 80 quilos.

O forte das espécies nativas são os pássaros e capivaras, mas quem passeia pelo parque pode se assustar vez ou outra com enormes jacarés. Há muitos deles por lá. Tantos que recentemente um deles foi notícia. Saiu sozinho de casa à noite e seguiu quatro quadras aproximadamente até a Avenida das Américas. E morreu atropelado, coitadinho.

jacare-parque-chico-mendes

Os sorridentes jacarés do Parque Chico Mendes – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.

Só lembrando ao visitante: O Parque Chico Mendes não abre às segundas-feiras.

Museu Casa do Pontal

E além das praias há muito mais o que ver. O Recreio dos Bandeirantes também tem muita cultura. Um bom exemplo nós já mostramos em outra postagem, é o Museu Casa do Pontal, conhecido por ser reserva de desenho, pintura, escultura e todo dedicado à arte popular brasileira, com manifestações da cultura tipicamente regional.

artesanato-Museu-casa-pontal-Rio-de-Janeiro

Entrada do Museu Casa do Pontal  – 1.500m2 de cultura brasileira.

O Museu Casa do Pontal está numa área com 5 mil metros, com artesanato de 8 mil obras, 200 artistas que contribuíram com bonecos, estátuas de barro, madeira, ferro, esculturas diversas, até mesmo esculturas elétricas, que se movem, em alguns casos. Obra da criatividade de pessoas comuns que aprenderam com artesãos ou sozinhos e souberam tocar no coração dos visitantes com riqueza de cores e vida. Verdadeira arte feita por brasileiros de todos os cantos do país.

Nossa riqueza cultural é mesmo grande. Você deveria ir até lá conhecer.

os-gemeos-Museu-casa-pontal-Rio-de-Janeiro

Intervenção da dupla “Os Gêmeos” no Museu Casa do Pontal.

Sítio Burle Marx

Burle Marx foi um famoso paisagista, então, o sítio Burle Marx é dedicado, entre outras atrações, ao paisagismo. Uma verdadeira peça de arte.

O Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) é uma unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão do Ministério da Cultura do Brasil (MinC).

Mangue-Parque-Chico-Mendes

O Mangue do Parque Chico Mendes.

Ainda não há site oficial, apenas um blog que colocamos nas Dicas de Viagem. O Sítio é dedicado à cultura, em suas várias formas, artes, música, dança, pintura, desenho, escultura, teatro e festas populares. Além de desenvolver curso, concursos, congressos e eventos sobre ciências ligadas a fauna, flora, preservação de matas, ecologia, estudos científicos de botânica e biologia.

O Sítio Burle Marx tem programação o ano todo, mas é preciso entrar em contato ou ficar atento ao blog para saber o que está rolando.

preas-Praia-do-Recreio

Preás da Praia do Recreio          

Ouvi dizer que fotos com equipamento profissional são proibidas no Sítio Burle Marx.


Dicas de Viagem

 

 

 

 

Anúncios