Juiz de Fora
Acha que essa cidade é pequena? Do interior? Então vai se surpreender com uma cidade agitada e cheia de coisas legais pra conhecer.
Semana passada fui a Juiz de Fora, Minas Gerais, para um seminário de Educação. Tudo muito corrido, mas tentei conhecer um pouco da cidade pra contar. A maioria das pessoas acha que não tem nada pra fazer por lá. Mas isso está longe de ser verdade. Juiz de Fora tem boa comida, boa bebida e muitos lugares pra visitar!
Não espere ver uma cidade típica de Minas Gerais. Juiz de Fora não é nem interior e nem mineira histórica. Você vai encontrar trânsito intenso, lojas conhecidas e muita gente na rua. Não é a toa que dizem que Juiz de Fora é parte do Rio de Janeiro (Juiz de Fora é mais próxima do Rio do que de Belo Horizonte), só que com pão de queijo bem melhor.
Antes de ir fiz uma lista de possíveis lugares para visitar. Não consegui ir a todos e fiquei com injeva dos colegas que foram no Museu Ferroviário (não sou a apaixonada por trens do casal, mas eu até gosto).
No primeiro dia fugi no almoço para dar um passeio e descobri que estava bem no centro da cidade, perto de uma das avenidas princiapais, a Avenida Barão do Rio Branco. Nosso destino (carreguei a Carol comigo – minha parceira de viagem em Lisboa e Barcelona) era o Cine-Theatro Central. Parecia chique nas fotos da internet.
Foi nesse caminho que descobrimos o movimento da cidade. Impossível tirar uma foto sem gente na frente! Ruas lotadas, praça lotada! Ônibus cheio e trânsito.

Tem feira de artesanato, tem pipoqueiro, tem riozinho, tem gente jogando, tem até manifestação em frente à prefeitura.
O Cine-Theatro é realmente bonito de fora, deve ser lindo por dentro, mas estava fechado para obras. =/ A rua Halfeld, do lado contrário à praça, é um calçadão, com muitas lojas de ambos os lados. Dadas as devidas proporções, lembra o centro do Rio ou de SP.
No segundo dia acordei cedo – nessa a Carol me abandonou – e fui até o Museu Mariano Procópio. Mais uma vez dei com a cara na porta! Mas como prêmio de consolação, o museu tem um jardim lindo, com direito a lago, pedalinho e cisnes. Muita gente fazendo exercício também.
Bem na frente tem uma antiga estação de trem que foi transformada em Centro Cultural. A linha ainda existe, mas agora só passa trem de carga. Dei sorte e passou um trem bem na hora em que eu estava lá.
No caminho até o ponto de ônibus muitas surpresas, uma escola linda e uma fábrica antiga.
Como eu disse, não fui no Museu Ferroviário, mas todos que foram adoraram, então deve valer bem à pena. Vi algumas fotos que o pessoal tirou, me contaram um pouco e parecia ótimo.
Outra atração da cidade é a cerveja. Na verdade, uma das coisas mais legais desses nossos passeios é descobrir cervejas novas. Cervejas premium brasileiras. A de Juiz de Fora é a Antuérpia. E como a cervejaria é da região, é fácil de achar!
Não dá pra esquecer que em Juiz de Fora tem uma universidade. Fui lá rapidinho e é enorme! Ela fica na parte mais alta da cidade, e segundo o taxista, tem um lugar onde dá pra ter uma vista da cidade toda. O campus é super bonito e agradavél, com prédios novos. E um observatório novinho de última geração!!
Eu realmente me surpreendi com Juiz de Fora. E fico muito chateada com as pessoas falando que não tem nada para fazer por lá. em Juiz de Fora tem tanta coisa legal que eu nem tive tempo de ver tudo… espero voltar com mais calma!
Dicas de viagem:
- Veja como é o Cine-Theatro Central: http://www.theatrocentral.com.br
- Cervejaria Antuérpia: http://www.cervejariaantuerpia.com.br
- Museu Ferroviário: https://www.facebook.com/museuferroviario.estacaoarte
- Museu Murilo Mendes (também não fui): http://www.museudeartemurilomendes.com.br
- Museu Mariano Procópio: http://mapro.pjf.mg.gov.br/ – Parece que o site está em manutenção, mas tem a página do Facebook.
Pingback: 6º Gastro Beer Rio | A Bússola Quebrada
Pingback: Dia da Cachaça Mineira e as cidades de Minas Gerais | A Bússola Quebrada
Pingback: Dia da Cachaça Mineira e as cidades de Minas Gerais | A Bússola Quebrada
Pingback: Fruit Beer, as deliciosas cervejas com frutas | A Bússola Quebrada
Pingback: 5 Dicas para Economizar em Viagens | A Bússola Quebrada
Pingback: Turismo cervejeiro em Penedo | A Bússola Quebrada
Pingback: Mondial de la Bière 2018 – Eu fui! | A Bússola Quebrada
Moro aqui tem vários Museu os melhores é centro cultural Bernardo Mascarenhas, o Museu Mariano Procópio e o Itamar Franco.
Bom que é tudo na região central, mas se sair um pouquinho da Centro vai achar o parque da lajinha, o morro do imperador que tem vista para toda cidade.
O povo ver a cidade como prestação de serviços, mas é rica em cultura.
Tem um projeto de transformar a mata do krambeck em parque, e a UFJF vai inaugurar um jardim botânico.
Sinto muita falta de um zoológico.
CurtirCurtir
Olá, Mateus! Sempre bom saber de dicas de quem mora nas cidades que visitamos! Muito legal seu comentário. Algum link pra sugerir para os leitores e visitantes de Juiz de Fora? Informações assim ajudam a planejar uma visita. Obrigado!!!
CurtirCurtir
Moro nessa possilga..chata pracarai
CurtirCurtir
Olá, João Pedro!!
A gente viaja porque às vezes cansa do lugar onde mora.
Mas a gente descobre que há coisas boas em casa se olharmos bem.
Já dizia a Dorothy, “não há lugar como a nossa casa.”
Viaje e divirta-se. Depois volte para casa cheio de saudades.
CurtirCurtir