Agenda Cultural 16-10-2015

vinheta

Essa semana tem música, fotografia, cinema, ciência e gastronomia. Muita variedade e diversão para esse final de semana em que começa o horário de verão (nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste)!

Rio de Janeiro – RJ

verde1Claudia Andujar: no lugar do outro

O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro apresenta a exposição Claudia Andujar: no lugar do outro. A mostra lança nova luz sobre a trajetória da fotógrafa de origem húngara ao apresentar trabalhos pouco conhecidos da primeira parte de sua carreira, anterior ao seu envolvimento com os índios Yanomami. São reportagens fotográficas e ensaios pessoais, que incluem desde os registros documentais em preto e branco do começo da carreira até a experimentação gráfica colorida do final dos anos 1960 e começo dos anos 1970.

Série Águas - Claudia Andujar

Da Série Águas – Claudia Andujar.

Quando: De 25 de Julho a 15 de Novembro
Horário: De terça a domingo (inclusive feriados), de 11h às 20h.
Onde:  Instituto Moreira Salles
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea – Rio de Janeiro -RJ
Quanto: Entrada Franca
Mais informações: http://www.ims.com.br/ims/visite/exposicoes/claudia-andujar

verde2

Festival Nosso Timbre

A segunda edição do Festival Nosso Timbre vai acontece nos dias 10, 17 e 24 de outubro no Parque das Ruínas, Santa Teresa. Desta vez serão nove shows, três a cada dia com uma mistura musical que tem cara do Rio de Janeiro.  O publico irá conferir todos os dias corais, vocais e instrumentais. A ideia é oferecer espaço ao músico que sente dificuldade para se apresentar.

festival nosso timbre

Quando: Nos sábados, 17 e 24 de Outubro.
Horário:  A partir das 16h
Onde:  Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa – Rio de Janeiro – RJ
Quanto: Grátis
Mais informações: https://www.facebook.com/events/695115413957182/

verde3

Outubro Rosa – Projeto Pérolas

Estamos no Outubro Rosa e, como parte das atividades de conscientização sobre o câncer de mama, o BRT apresenta a exposição Pérolas: ensaios sensuais que ajudaram mulheres atingidas pelo câncer a resgatar sua autoestima. Esse é um belo projeto que une arte, superação e informação.

Projeto Pérolas

Quando: Até 31 de Outubro
Horário: todos os dias, permanentemente
Onde: Subsolo do Terminal Alvorada
Endereço: Avenida das Américas, s/n, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ.
Quanto: Entrada franca
Mais informações: https://www.facebook.com/projetoperolas

verde4

Opinião 65 – 50 anos depois

Em um contexto político e socialmente conturbado, no ano seguinte ao golpe militar, Ceres Franco e Jean Boghici prepararam uma grande exposição que reunia artistas brasileiros e estrangeiros – argentinos e europeus – trazendo à tona um conjunto de obras que apontava para a disseminação global de uma nova tendência realista nas artes. O título da exposição Opinião 65 revelava o caráter pluralista da mostra e uma vontade de dar voz a uma juventude que assumia, pela primeira vez na história, um papel protagonista à frente dos acontecimentos. A exposição Opinião 65 tenta recontar este capítulo de nossa história para as gerações mais novas, ao mesmo tempo em que homenageamos os curadores e artistas que fizeram parte daquele momento.
A exposição acontece no Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro e na Pinakotheke Cultural, cada espaço tem uma duração e serviços diferentes.

Na esquerda o cartaz da Exposição Original. Na direita a divulgação da Exposição 50 anos depois.

Na esquerda o cartaz da Exposição Original. Na direita a divulgação da Exposição 50 anos depois.

Quando
MAM: De 19 de Setembro até 28 de Fevereiro de 2016
Pinakotheke: Até 31 de Outubro de 2015
Horário
MAM: terça a sexta de 12h às 18h / sábado e domingo de 11h às 18h. Todos os dias a bilheteria fecha as 17h30.
Pinakotheke: segunda a sexta das 10h às 18h.
Onde:  Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) e Pinakotheke Cultural
Endereço
MAM: Avenida Infante Dom Henrique, 85, Glória – Rio de Janeiro – RJ
Pinakotheke: Rua São Clemente, 300, Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Quanto
MAM: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia).
Pinakotheke: Entrada Franca
Mais informações: http://mamrio.org.br/exposicoes/opiniao-65-50-anos-depois/ e http://www.pinakotheke.com.br/new/exposicao-videos.php?idExposicao=21

São Paulo – SP

azul 22ª Virada Científica

Virada Científica foi criada com o objetivo de tornar o universo da ciência e da tecnologia mais próximo da sociedade paulista. Promovida pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a organização e concepção de sua segunda edição, em 2015, fica a cargo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). Na Capital paulista, as atividades serão realizadas em diversas unidades da USP da Cidade Universitária, bem como em seus Centros e Institutos fora do campus Butantã. Haverá também atividades nos campi do interior.

virada científica

Quando:  17 e 18 de Outubro
Horário:  A partir das 8h do dia 17/10.
Onde:  Universidade de São Paulo (USP). A maior parte das atividades são no campus do Butantã, mas também terão atividades em outros campi, inclusive no interior do estado.
Quanto: Entrada franca
Mais informações: http://www.viradacientifica.prceu.usp.br/

azul2Visitas noturnas do Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira promove duas aberturas noturnas no mês de outubro, nos dias 7 e 21, com gratuidade para o ingresso das 18h às 22h. Por meio do horário estendido, o MCB visa ampliar as opções de acesso ao público e criar alternativas para que mais visitantes possam conhecer o Museu e suas atrações. Todas as exposições estarão abertas para visitação. E além as exposições, também terá apresentação musical.

MCB_2

Quando: Dia 21 de Outubro.
Horário: das 18h as 22h.
Onde:  Museu da Casa Brasileira
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 –  São Paulo – SP
Quanto: Gratuito
Mais informações: http://www.mcb.org.br/pt-BR/educativo/visitas/aberturas-noturnas-outubro

azul321ºBrooklinFest

A festa tem organização da AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, e acontece todos os anos no mês de outubro no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, na zona sul de São Paulo, e reúne feira de artesanato, apresentações de música e danças, filmes ao ar livre, circo, poesia, exposições, literatura, historiadores e pesquisadores paulistas da imigração alemã, entre outras atrações. Além, é claro, de um roteiro gastronômico recheado de delícias para todos os gostos, a começar pelos pratos tipicamente alemães. Mas sendo uma festa multicultural, haverá também ampla oferta de especialidades da culinária brasileira, pratos espanhóis, portugueses, armênios, japoneses, chineses, entre outros.

brooklinfest

Quando: Dias 17 e 18 de Outubro
Horário: Das 10h às 22h
Onde:  No Bairro do Brooklin
Endereço:  No quarteirão das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernadino Campos.
Quanto: Entrada Franca
Mais informações: http://www.brooklinfest.com.br/

azul4VI Festival de gastronomia Organica

O VI Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo tem como proposta fomentar, divulgar e promover toda a cadeia alimentar, a partir da gastronomia orgânica, propondo novos modelos e prática, que tornam a cadeia mais sustentável, limpa e justa. Além da presença de chefs que irão apresentar pratos da Gastronomia Evolutiva Orgânica, o evento também conta com outras atividades como palestras, oficinas gastronômicas e de práticas de bem-estar, como yoga.

festival orgânico

Quando: Do dia 16 ao dia 18 de Outubro.
Horário: sexta de 9h30h às 17h; sábado das 10h às 18h; e domingo das 10h às 17h.
Onde:  Parque da Água Branca
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455, Perdizes – São Paulo – SP
Quanto: Entrada Franca
Mais informações:
http://www.festgastronomiaorganica.com.br/

Belo Horizonte – MG

roxo 1Cine BH

Em sua 9ª edição, a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte traz à capital mineira, uma programação abrangente e gratuita com exibições de filmes nacionais e internacionais, homenagens, oficinas, seminário, debates, sessões cine-escola, mostrinha de cinema e atrações artísticas.
Além da programação de filmes, a Mostra CineBH realiza, pelo sexto ano consecutivo, o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro que conta com a presença e participação de convidados internacionais, nacionais e representantes da indústria audiovisual mundial.

cinebh

Quando: de 15 a 22 de outubro
Horário: Varia conforme o dia. Olhar Programação.
Onde:  Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro – Belo Horizonte – MG.
Quanto: Entrada Gratuita
Mais informações: http://fcs.mg.gov.br/programacao/9a-cinebh-mostra-internacional-de-cinema-de-belo-horizonte/

 

Anuncio-retangulo

roxo 2Ervanaria Móvel

O projeto, contemplado na 11ª Edição do Prêmio Rede Nacional Funarte Artes Visuais, tem como objetivo expor uma série de experimentos poético-científicos que interligam os saberes instituídos (arte, botânica, antropologia) com os conhecimentos tradicionais encontrados junto às populações do interior de Minas Gerais, criando um espaço de troca, convivência e experimentação poética.
Serão apresentados o Laboratório Móvel, construído para o desenvolvimento da pesquisa, vídeos, entrevistas com raizeiros, desenhos, fotografias, objetos e aparatos tecnológicos de monitoramento do comportamento vegetal. Os quatro artistas percorreram trechos da Estrada Real em busca da cultura tradicional dos raizeiros do cerrado, produzindo conteúdo sobre o patrimônio cultural, natural e saberes populares ligados à utilização de plantas medicinais, encontrados nas comunidades locais.

EXP-Ervanaria-Móvel-Leg-Fernanda-Rappa

Quando: Até 26 de Outubro.
Horário: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Onde:  Centro Cultural do Banco do Brasil de Belo Horizonte
Endereço: Praça da Liberdade, 450, Funcionários – Belo Horizonte – MG
Quanto: Entrada franca
Mais informações: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/ervanaria-movel/

Fortaleza – CE

vermelho1Brinquedos à mão

Brinquedos à Mão é uma exposição do acervo de Sálua Chequer com aproximadamente 1000 brinquedos populares feitos artesanalmente, principalmente em cidades do interior de estados nordestinos como, Bahia, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Piauí. São bonecos de pano, mobílias em miniaturas, mamulengos, carrinhos feitos com lata de óleo, inúmeros brinquedos cheios de vida e de cores que permeiam as recordações de muitos adultos de hoje e que pretendemos manter vivos junto às crianças das próximas gerações.

Brinquedos a mão

Quando: De 17 de Setembro a 08 de Novembro
Horário: De terça a sábado, das 10h às 20h; Domingo, das 10h às 19h.
Onde:  Caixa Cultural de Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema – Fortaleza – CE
Quanto: Entada franca
Mais informações: http://www.caixacultural.com.br/SitePages/evento-detalhe.aspx?uid=3&eid=500

Salvador – BA

amarelo1Bahia é Africa Também

A coleção Claudio Masella, doada ao governo do Estado  da Bahia em 2004, encontra-se sob a responsabilidade da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – Dimus / IPAC, e integra o conjunto de coleções que compõem o Centro Cultural Solar Ferrão (Dimus). A coleção é composta por mais de 1000 peças datadas do século XX, representativas da diversidade cultural de grupos étnicos, localizados em 15 países africanos, a exemplo da Nigéria, Benin, República dos Camarões, Burkina Faso, Gana, Costa do Marfim, Libéria, entre outros. São máscaras, estatuetas, instrumentos musicais e utensílios em madeira, metal, terracota e marfim, confeccionados em diferentes técnicas. No Palacete estarão cerca de 100 obras, sendo a primeira vez que uma parte do acervo migra temporariamente para outro espaço.

bahia é africa

Quando: Até 25 de Outubro
Horário: De terça a sexta, das 13h às 19h; Sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h
Onde:  Palacete das Artes
Endereço: Rua da Graça, 284, Graça – Salvador – BA
Quanto: Entrada franca
Mais informações: http://www.palacetedasartes.ba.gov.br/exposicoes/mostra-%E2%80%9Cbahia-e-africa-tambem%E2%80%9D-sera-aberta-no-palacete-das-artes.html

amarelo2JAM no MAM

JAM no MAM é projeto que leva aos finais de semana do Museu uma trilha sonora especial, baseada no melhor estilo das jam sessions. Ponto de encontro garantido de músicos locais, o projeto vem atraindo artistas de todo o mundo que, de passagem pela Bahia, encontram ali um espaço democrático para ouvir Jazz com “sotaque baiano” e exercitar a arte da improvisação ao lado da Banda JAM no MAM e de músicos profissionais que são referência no mercado local.
Quem não estiver em Salvador, vai perder a maravilhosa vista, mas não os shows que têm transmissão ao vivo pela internet.

Jam no Mam

Quando: Aos sábados, até o dia 31 de Outubro.
Horário: Das 18h as 21h.
Onde:  Area externa do Museu da Arte Moderna (MAM) de Salvador. E Pela internet no site do evento.
Endereço: Avenida do Contorno, s/n, Comercio – Salvador – BA
Quanto: Entrada franca
Mais informações: http://jamnomam.com.br/

Cachoeira – BA

amarelo1Festa Literária de Cachoeira

A Flica é a 1ª festa literária da Bahia, que acontece em outubro, na cidade histórica de Cachoeira, Recôncavo Baiano, promovendo o encontro de autores internacionais, nacionais e locais com o seu público, em mesas de debate temáticas e sessões de autógrafos na livraria oficial.
Como o próprio nome indica, a Flica é uma festa. Além dos encontros entre os autores e o público, há a Fliquinha, a programação infantil, e shows musicais abertos ao público em todos os dias, com programação diversificada.

FLICA

Quando: De 14 a 18 de Outubro
Horário: As atividades começam a partir das 09h.
Onde:  Não encontramos o endereço específico.
Quanto: Entrada franca
Mais informações: http://www.flica.com.br/

Anúncios