Planetários de São Paulo

Soube essa semana que os planetários de São Paulo Vão reabrir. Em janeiro, o Planetário do Parque do Ibirapuera abre. E em julho, será a vez do Planetário do Parque do Carmo. Que tal viajar pelas estrelas?

Vá ao planetário de São Paulo e veja algo como este vídeo. Vá se maravilhar com Imagens como a deste vídeo.

Os antigos navegadores guiavam-se pelas estrelas. Sabiam voltar para casa seguindo céus conhecidos. Aprendemos a olhar para as estrelas e nos encantar por elas. Até confundimos Marte e Vênus com estrelas e admiramos seu brilho.

Lembro-me de minha primeira visita ao Planetário Aristóteles Orsini.

Devia ter 10 ou 11 anos. Nunca tinha estado num cinema. O teto era redondo. Muitas cadeiras em círculo ao redor de uma máquina bem estranha, como num desenho ou filme de ficção dos anos 1950.

Aquele era o planetário. A máquina, não o local.

Tudo lá chamava a atenção.

Planetário Aristóteles Orsini

Esta é a máquina que dá nome ao Planetário. E este complexo, de máquina de planetário, prédio e exposição recebe o nome de Aristóteles Orsini.

O prédio com rampa de descida, abaixo do nível do solo era diferente. Era estranho. Uma casa que parecia uma bola era estranha. A máquina “Planetário” era estranha. A Pedra da Lua na entrada, exposta para todos verem era estranha.

As luzes se apagavam e começava o som alto, muito alto, não apenas tocando meus ouvidos, mas chacoalhando todo meu corpo e fazendo tremer a sala. Also Sprach Zarathustra, a famosa música do filme 2001, composta por Richard Strauss ainda no século 19 inundava o ambiente.

As imagens de planetas, constelações, fotos da Lua e da Terra vistas de perto, preenchendo quase toda a tela acima de minha cabeça.

Lembro-me de nomes como Órion e suas estrelas famosas aqui no Brasil, o Cruzeiro do Sul, as estrelas da bandeira brasileira.

Sessão no Planetário

Quero levar meus sobrinhos ao Planetário!

Tem gente que vê as estrelas e se sente pequeno. Eu vejo imagens como a deste filme e penso o longo caminho que ainda temos a percorrer. E como eu quero ver isso de perto! Não somos pequenos, somos parte dessa grandiosidade!

Já estou vendo como fazer para reservar uma sessão no Planetário, levar meus sobrinhos, virar criança e viajar pelas estrelas. Vem você também, viajar pelo cosmo com a gente!

Space NASA

Ainda não viajamos para o Espaço. Esta foto é da NASA.

Dicas de Viagem:

  • Para mais informações, visite o site do Planetário do Parque do Ibirapuera – Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 3261 – Itaquera, São Paulo – SP, 08275-305 – http://bit.ly/PLNTR 
  • Já estivemos no Parque do Carmo e tem muito mais para ver por lá, lembra? Clique aqui e saiba mais – Parque do Carmo.
Anúncios