Aniversário de São Paulo

Aquela senhora verde acinzentada chamada São Paulo está completando 462 anos. Muita gente veio de longe para ver as comemorações. E claro que para saber viajar para fora, é preciso saber viajar em sua própria cidade. E lá fomos nós no vale do Anhangabaú ver um pouco das comemorações.

aniversario-sao-paulo-palco-baterias

O Palco debaixo do Viaduto do Chá e de frente para o Vale do Anhangabaú.

É Aniversário de São Paulo!

E como bom menino de Sampa, eu tinha que comemorar.

Hoje é feriado, mas as comemorações aconteceram durante todo o final de semana. A programação está disponível no site da Prefeitura de São Paulo. O link está nas Dicas de Viagem.

Fui lá curtir a festa dos 462 anos de São Paulo. Esta cidade que se desconstrói a cada dia para dar lugar a algo mais incrível que antes.

aniversario-sao-paulo-mulheres-bateristas

Mulheres bateristas. O Evento era dedicado a elas.

Ouvi de muitos que vieram de fora sobre as dificuldades da grande cidade. E São Paulo é a maior delas. Em tudo somos superlativos. Em pessoas, em trânsito, em prédios, em chuvas, em medos e transtornos, mas também somos gigantes em entender, em abraçar, em ver o outro por mais diferente que seja. Sim, há espaço em São Paulo para todos os sotaques, todas as cores, todos os jeitos.

São Paulo de Bicicleta

aniversario-sao-paulo-pedalando

Bike Tour – Conheça São Paulo Pedalando.

Apenas para que você veja as mudanças dessa cidade, ao sair do Metrô, dei de cara com uma iniciativa bem legal de conhecer São Paulo de bicicleta. Com instrutor e aula de história, passeando pelo Centro Histórico de São Paulo e vendo as maravilhas de antigamente e as novidades chegando.

O nome do projeto é São Paulo Bike Tour e você encontra o link para saber mais nas Dicas de Viagem.

Festa das Baterias

Segui para meu destino.

aniversario-sao-paulo-supla

O Supla, que também é baterista, cantando Should I Stay or Should I go, do The Clash.

No Vale do Anhangabaú vai ter show.

E o Vale do Anhangabaú é a sala do paulistano. Copa do Mundo? Telão no Vale do Anhangabaú. Festa? Carnaval? É lá mesmo.

Algumas dezenas de bateristas se reuniram no evento Bateras 100% Brasil. Neste evento, homenagem às mulheres bateristas. Entre os presentes ilustres, o baterista fundador da banda Ira!, Clemente, da banda Inocentes, Supla, que desceu do palco para cantar no meio das baterias e além de mulheres na bateria, ainda um competente grupo de bateristas mirins. Um show!

aniversario-sao-paulo-clemente-inocentes

Clemente, o grande vocal da banda Inocentes participando da festa dos 462 anos de São Paulo.

O repertório começou com um som bem pesado, mas com balanço bom de ouvir. Foi mesmo uma descarga de energia passando nas veias! O coração pulsando ao ritmo das baterias, as baquetas ditando o compasso da caminhada, as coreografias e brincadeiras dos músicos, cadenciados e tocando em sincronia. A cena merecia ser filmada. E foi isso que eu fiz:

Mais de uma centena de baterias tocando ao mesmo tempo!

aniversario-sao-paulo-malabaristas

E os malabaristas que foram treinar no Vale do Anhangabaú.

Para acompanhar o evento no Vale do Anhangabaú tinha uma estrutura bem legal. Banheiros químicos, polícia, ambulância de prontidão, malabaristas de semáforo e muitos food trucks. Claro que eu achei uma Kombi de cerveja de marcas alternativas, só para chatear a AMBEV. Aproveitei para matar a saudade da IPA, uma cerveja mais escuro, com pegada amarga, mas muito saborosa.

 

aniversario-sao-paulo-food-truck-anhangabau-prefeitura

Food Truck no Vale do Anhangabaú – Com chopp independente.

 

aniversario-sao-paulo-kombosa-seletiva

O Bispo e sua Kombosa Seletiva – Lixo Não existe!

Encontrei por lá um sujeito de Kombi mas que não vendia nada. Pelo contrário, pegava o que as pessoas não queriam mais. Era a Kombi Seletiva. O dono, chamado Bispo, faz coleta seletiva de latas, papéis, plásticos e afins em eventos e se orgulha de ter feito muita reciclagem, em condições de esvaziar estádios de futebol após eventos. Gostei muito da frase dele no cartaz: “Lixo não existe.” E o Bispo tem razão.

E para completar, tinha até miniatura de bateria feita de material que estava indo parar no lixo.

aniversario-sao-paulo-criancas-bateristas

Os bateristas mirins mandando muito bem em suas baterias adaptadas par ao tamanho deles.

 

aniversario-sao-paulo-baterias-miniatura

E quem gostou do show, pode levar uma bateria menorzinha para casa.

Mais Batucada – Esquenta para o Carnaval

Como é São Paulo, claro que a chuva tinha que aparecer. A Terra da Garoa precisa ter um tantinho de chuva.

aniversario-sao-paulo-pernaltas-praca-patriarca

Pernaltas do Ilú Obá de Min na Praça do Patriarca – Tanta competência e ainda era o ensaio!

E caiu água durante o show das baterias e mais água ainda logo que o show terminou.

Acontece que do Vale do Anhangabaú, ouvi uma outra batucada próxima. E a curiosidade falou mais alto. Subi para a Praça do Patriarca e fui recebido pelos trapezistas pernaltas. Um monte de gente em pernas de pau, mulheres percussionistas, dançarinos, sons afro.

O som gostoso e a cadência afro na percussão do Ilú Obá de Min.

A chuva acabou empurrando todo mundo para debaixo das tendas de comida, que são uma novidade no centro. Várias barracas de comida no meio da Praça do Patriarca, bem ao lado do prédio da Prefeitura de São Paulo.

aniversario-sao-paulo-danca-chuva-ilu-oba-de-min

Mesmo debaixo de chuva, alegria com o Ilú Obá de Min.

Conversando com as mulheres, soube que trata-se de um grupo de valorização da mulher, da mulher negra, da cultura afro. O nome é Ilú Obá de Min. E o som delas é muito cadenciado, gostoso de ouvir e sentir.

aniversario-sao-paulo-ilu-oba-de-min

Percussão nos 462 anos de São Paulo com as mulheres do Ilú Obá de Min.

Conversando com algumas integrantes, fui entendendo o conceito do grupo e peguei alguns endereços. Nos links nas Dicas de Viagem, você poderá ver as pessoas que participam desta agremiação, dos eventos, dos cursos e saber onde o grupo estará no Carnaval de 2016. Sim, o Ilú Obá de Min vai tocar mais duas vezes antes do Carnaval e fará homenagem à Elza Soares, que vai participar do evento com um pocket show, com cinco canções.

A saída está prevista para acontecer na Praça da República. Mas você pode tirar dúvidas no site e página do Ilú Obá de Min nas redes sociais.

aniversario-sao-paulo-percussao-ilu-oba-de-min

Cultura afro e valorização da mulher negra e valorização de todas as mulheres.

A chuva parou e o som continuou. Muitos instrumentos de percussão, danças, canto. E teve um que me chamou a atenção. Parece um tambor, mas é mais estreito embaixo. O nome é Djembe.

aniversario-sao-paulo-djembe-ilu-oba-de-min

O Djembe, que pareceu tão difícil para um torto como eu.

As percussionistas deste instrumento precisavam carregar o Djembe entre as pernas enquanto andavam. Parecia ser ruim para andar. Descoordenado como sou, se for tentar tocar, acho que não consigo andar.

A surpresa é que o evento com o Ilú Obá de Min na festa de Aniversário de 462 anos de São Paulo não fazia parte da programação inicial. Era o ensaio do grupo. E eu, muito curioso, fui lá ver. E olha que coisa boa! Mulheres negras em sua maioria, com ações afirmativas, valorizando a cultura, a mulher. E havia ajuda. Homens dançando, ajudando, aplaudindo. E não apenas negras. Loiras, carecas, olhos azuis, morenas, brancas e até olhinhos puxados! Eu disse que São Paulo tem lugar para todos!

aniversario-sao-paulo-danca-ilu-oba-de-min

Dança e cerimônia de costumes afro com o Ilú Obá de Min.

A festa em São Paulo continua. A Avenida Paulista está fechada para carros hoje. Os eventos estão pela cidade toda. Comemore os 462 anos de São Paulo sendo gentil com seu vizinho. Moramos todos na mesma velha senhora, que agora está ficando mais jovem.

Parabéns, São Paulo!!


Dicas de Viagem:

Quer conhecer São Paulo de bicicleta? Olha o site do Bike Tourhttp://www.biketoursp.com.br/

Para quem quer saber mais sobre o evento Bateras 100% Brasil aqui está a página na rede social https://www.facebook.com/events/1762013997355773/ – E aqui o hotsite – http://www.baterasbrasil.com.br/website/index.php

Aqui está a página do Ilú Obá de Min na rede social para quem se interessar – https://www.facebook.com/iluobademin/

Gostou da Kombosa Seletiva? A página tem muitas dicas legais de reciclagem – https://www.facebook.com/kombosaseletiva/

Saiba aqui a programação completa das comemorações dos 462 anos de São Paulohttp://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/9451

 

Anúncios