Catavento Cultural

As férias estão acabando – Ouvi alguma mãe gritando “amém”? – Mas ainda dá tempo de levar crianças e adultos ao Catavento Cultural. Espaço dedicado ao ensinamento de várias ciências para crianças de várias idades, cheio de atrações, cores, alegrias. Conheça o Catavento Cultural. Esqueça sua idade. Você vai querer visitar.

palacio-das-industrias-catavento-cultural-a-bussola-quebrada

O Palácio das Indústrias. Já foi a prefeitura de São Paulo, agora é o Catavento Cultural.

Atração cultural recente na cidade de São Paulo, já faz um tempo que tinha a curiosidade de saber mais sobre o que era o Catavento Cultural.

E aproveitei a oportunidade no começo de janeiro, quando um amigo me chamou. Ele foi levar os dois filhos pequenos, de 7 e quase 3 anos. Eu deveria ter desconfiado. O maior é muito de boa, mas o menorzinho dá um trabalhão! E isso de cuidar de crianças, é trabalho para a Super Nanny.

trem-locomotiva-catavento-cultural-a-bussola-quebrada

Réplica de locomotiva no jardim do Catavento Cultural.

O local é superlativamente muito bem organizado, bonito, colorido, cheio de atrações estimulantes e outros tantos elogios de que vou falar em momento adequado, mas minha inocência morreu quando vi como é difícil cuidar de duas crianças pequenas e pior ainda, eram dois homens, adultos, cuidando de duas crianças. Os outros visitantes tiveram reações variadas. Uns fizeram cara feia, outros, especialmente as mulheres, se surpreendiam por um instante e depois sorriam, dando total apoio.

O que é isso, pessoal?! O mundo mudou. O que há de errado em dois homens adultos levarem duas crianças a um evento cultural e educativo? Não há nada de suspeito nisso!

O mal já estava feito. O jeito foi continuar e dar risada.

eletricidade-engenho-catavento-cultural a bussola quebrada

O Catavento Cultural tem atrações para crianças de todas as idades e todos os tamanhos.

Catavento Cultural e Eucacional

O nome completo do local é Catavento Cultural e Educacional. Está organizado para entreter os pequenos com ciência, informação, imagens, montagens tridimensionais, galpões inteiros com máquinas que testam as leis da ciência, da física, comentam sobre o cosmos, evolução das espécies e ainda com espaços dedicados a geologia e evolução da tecnologia mecânica.

O Catavento Cultural já começa em posição privilegiada. Está montado num excelente aproveitamento de espaço no Palácio das Indústrias, que já foi a prefeitura de São Paulo e passou por várias reformas para poder ser visitado por aquela multidão toda, havida por conhecimento e para ter um pouquinho de sossego das crianças.

geologia-relevo-catavento-cultural-a-bussola-quebrada

Enormes e coloridas maquetes esperam suas crianças nas instalações do Catavento Cultural.

O local é enorme, e tem espaço para as crianças pequenas. O Catavento Cultural é equipado com jardim para a criançada correr, atrações em stands temáticos, quase todos cobertos, estacionamento para os pais que não gostam de pegar Metrô, e fica ao lado da estação Parque Dom Pedro II, do Metrô de São Paulo e próximo ao Mercado Municipal de São Paulo e do terminal de ônibus Parque Dom Pedro II, atendido por ônibus e pelo Fura-Fila. Ou seja, o acesso é bem fácil e se a desculpa dos pais for de que é longe ou que é rum de chegar, não vai colar!

As Atrações do Catavento Cultural

sol-universo-catavento-cultural-a-bussola-quebrada

As divisões do sol em 3D no Catavento Cultural, seção Universo.

O Catavento Cultural é dividido em seções.

Ao entrar, os pequenos visitantes, devidamente escoltados por pais ou responsáveis, passarão pela sala UNIVERSO, com fotografias, amostras de meteoritos, material estelar, máquinas de som, vídeo, show de luzes e um enorme sol, brilhando no meio da sala.

borboletas-catavento-cultural-a-bussola-quebrada

Borboletas, aves, répteis, anfíbios e até o ser humano está representado em maquetes do Catavento Cultural.

O espaço seguinte é o VIDA, onde a evolução das espécies tem sua vez. Maquetes de órgãos do corpo humano, museu de borboletas, esqueletos e até um Tigre-de-Dentes-de-Sabre em tamanho real está lá para deixar as crianças com olhos arregalas, enchendo os pais, mães e responsáveis de perguntas.

dentes-de-sabre-catavento-cultural-a-bussola-quebrada

Este lindo gatinho é uma réplica em tamanho real do famoso Tigre-de-Dentes-de-Sabre.

No pátio central do Palácio das Indústrias o Catavento Cultural oferece um BORBOLETÁRIO, com exemplares de várias espécies de borboletas. Para esta atração o visitante precisará pegar uma senha à parte, mas ainda dentro do valor do ingresso. Há um bioma no borboletário que precisa ser protegido, por isso o acesso restrito.

borboletario-catavento-cultural-a-bussola-quebrada

O Borboletário no pátio central do Catavento Cultural.

Uma das mais atrativas áreas do Catavento Cultural é o ENGENHO, espaço dedicado à genialidade humana de descobrir máquinas que aproveitam as leis da física para demonstrar eletricidade, eletromagnetismo, uso do calor, som, água, luz e até ilusões de ótica. São dezenas de máquinas e construtos coloridos para manter as crianças de olhos arregalados, apertando botões, girando alavancas, pulando, fazendo perguntas e deixando os pais exaustos.

engenho-ciencias-catavento-cultural-a-bussola-quebrada

O balão de ar quente que sobe de verdade na seção Engenho.

Em SOCIEDADE, a criança saberá mais sobre ecologia, com alertas, audiovisuais, música e muitas instalações.

cavernas-catavento-cultural-a-bussola-quebrada

Um corredor que imita uma caverna, com estalactites e espeleotemas.

Há também um corredor com esculturas que imitam cavernas. Quem visita acompanha A Bússola Quebrada já viu fotos de cavernas reais. Veja mais nos links em Dicas de Viagem.

Os Jardins do Catavento Cultural.

Além do borboletário no jardim interno, o Catavento Cultural conta ainda com um enorme espaço externo com réplicas de locomotivas a vapor, as famosas “Maria-Fumaça”, que os leitores de A Bússola Quebrada já viram em várias de nossas viagens, como em São João Del Rei, Paranapiacaba e Jundiaí.

Ainda há vagões de trem, máquinas de guerra, como artilharia antiaérea e canhões, e um stand coberto com antigas máquinas a vapor, que ainda não poderiam ser chamadas de locomotivas e aviões. Inclusive, está lá esta réplica de um avião bimotor que voou pelos céus do Brasil nos anos 1950, com a marca da Pan Am.

aviao-Pan-Am-catavento-cultural a bussola quebrada

O bimotor da extinta Pan Am, repousa tranquilo nos jardins do Catavento Cultural.

O visitante do Catavento Cultural encontra ainda pequenas instalações temáticas e temporárias, como as esculturas feitas de Lego, e quando estivemos lá, havia um grupo de faculdade demonstrando as possibilidades de uso de uma impressora 3D.

Lanchonete Café com Lua

E na hora que a criançada começar a resmungar de fome, nem precisa sair do Catavento Cultural. A lanchonete Café com Lua tem uma enorme lua cheia no teto e sucos, café, doces, salgados, biscoitos e mais algumas guloseimas para todos os gostos.

cafe-com-lua-catavento-cultural-a-bussola-quebrada

Sempre tem lua cheia na lanchonete Café com Lua.

Você pode também levar um lanche, ou pode sair um pouco e visitar o comércio da região central de São Paulo, a Zona Cerealista logo na continuação da rua Mercúrio ou o Mercado Municipal de São Paulo, comer e voltar. O ingresso pode ser reapresentado no mesmo dia.

O Catavento Cultural ainda tem lojinha com brinquedos educativos e as crianças podem brincar com vários dos itens à venda. Visite! Leve as crianças! Elas vão adorar e aprender!

Dicas de Viagem:

Para saber mais sobre o Catavento Cultural, visite o site: http://www.cataventocultural.org.br/

Neste link do Catavento Cultural você terá dicas de como chegar: http://www.cataventocultural.org.br/mapas

E o Catavento Cultural fica no Palácio das Indústrias.

  • Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II, Brás, São Paulo.
    De terça a domingo das 9h às 16h e permanência até às 17h.
    Quando fomos, o ingresso estava a R$ 6,00. Não adianta reclamar que é caro. Leve as crianças!

Quer ver fotos de cavernas de verdade? Veja estes links:

Anúncios