Espaço Cultural Porto Seguro

Nova casa dedicada a cultura, o Espaço Cultural Porto Seguro começou suas atividades no final de janeiro e traz ao Brasil uma exposição generosa em conhecimento, arte, matemática e informação. A Exposição Grandes Mestres, com obras Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Rafael.

exposicao grandes mestres a bussola quebrada

Cartaz da Exposição Grandes Mestres, no recém-inaugurado Espaço Cultural Porto Seguro.

Ontem tive a notícia de que uma cerca “artista” popularesca receberia uma fortuna de verba pública da Lei Rouanet para lançar a própria biografia. Pela máxima da imprensa, uma biografia de verdade tem que ser não autorizada, ou jamais será algo que não mera propaganda. Ou seja, o dinheiro público será usado para que uma cantora bem ruinzinha com nome de laticínio ganhe muito dinheiro falando bem dela mesma. Espero que ela pelo menos pague bem ao ghostwriter.

fachada espaco cultural porto seguro a bussola quebrada

Fachada lateral do Espaço Cultural Porto Seguro.

Pedindo perdão por minha indignação a quem visita esta página, voltemos ao tema deste post, que fala de pessoas cultas, que entendiam de arte e nunca receberam o valor devido por seu trabalho. A Exposição Grandes Mestres, que abre as atividades do Espaço Cultural Porto Seguro, traz reproduções de desenhos de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael. Três dentre os mais famosos Mestres do Renascimento. Suas obras atravessam os séculos e os continentes. Esta amostra, em especial, já esteve em Istambul e veio para São Paulo diretamente da Suécia.

entrada espaco cultural porto seguro

Entrada do Espaço Cultural Porto Seguro.

Descobri o evento sem muito alarde. Em minhas andanças pela internet soube que agora a Porto Seguro tinha um Espaço Cultural, o que muito me alegrou. Num pais onde os valores se invertem e o primitivo se torna erudito, encontrar verdadeira arte, ainda que vinda de fora é a prova de que a demência de nosso mundo sem cultura ainda pode ser sanada.

O prédio do Espaço Cultural Porto Seguro parece pequeno. Três andares de altura e dois subsolos. E a Exposição Grandes Mestres ocupa o térreo, o primeiro andar e o segundo subsolo.

Espaco Cultural Porto Seguro video exposicao grandes mestres

Vá ao Espaço Cultural Porto Seguro e assiste ao vídeo entenda melhor a proposta da Exposição Grandes Mestres.

Conhecendo a Exposição Grandes Mestres

O visitante da Exposição Grandes Mestres tem à sua escolha três maneiras de acompanhar o conteúdo da exposição do Espaço Cultural Porto Seguro. Na primeira opção, basta entrar e observar, ler plaquinhas ao lado das obras e explicações nos vídeos. Poderá também optar pelo auxílio dos monitores, que saberão responder eventuais dúvidas e contar um bom tanto da história da época. E a terceira opção é escolher o acompanhamento da exposição com os fones de ouvido do Espaço Cultural Porto Seguro, com todas as informações disponíveis de cada peça.

grandes mestres video Espaco Cultural Porto Seguro

Quando estiver na Exposição Grandes Mestres, você poderá assistir a este vídeo que explica mais sobre a Renascença.

Ao entrar, os visitantes serão recebidos pelo mensageiro Giorgio Vasari. Será dele a voz que você vai ouvir se optar em usar os fones durante a visita.

giorgio vasari guia exposicao grandes mestres

A voz de Giorgio Vasari será seu guia no áudio livro durante a Exposição Grandes Mestres, no Espaço Cultural Porto Seguro.

As Esculturas de Michelangelo

O ponto seguinte da Exposição Grandes Mestres é a réplica da estátua de Davi, o famoso rei bíblico, obra de Michelangelo. Conta a lenda que esta peça, de tamanha perfeição, fez com que o artesão de Florença, admirado com tamanho feito, desferiu um golpe de seu martelo contra o joelho da peça de mármore de carrara. Ao mesmo momento, gritou:

“ – Parla!”

Em seu breve desvario de contentamento e orgulho, Michelangelo se achou divino e capaz de criar vida. “Fale!” – Teria ele ordenado à estátua.

A bela estátua, ainda que ferida em seu joelho, não se moveu e jamais disse uma única palavra.

A mudez de sua criação fez com que Michelangelo relembrasse sua humanidade e entendesse a necessidade de tomar o excesso de amor próprio com boas doses de humildade.

davi michelangelo espaco cultural porto seguro

O Davi de Michelangelo é uma réplica feita em gesso e fibra de vidro. No primeiro andar você poderá ver ângulos da estátua inacessíveis para quem visita a original.

A peça seguinte, subindo um andar é a Pietá, também de Michelangelo. Uma das poucas peças assinadas pelo autor. O caso é que, dada a pouca idade do mestre, as pessoas duvidavam ter sido ele o escultor de tamanha obra.

Em outra parte da Exposição Grandes Mestres, você verá um corredor revestido com as pinturas da Capela Sistina e vídeos sobre o trabalho de sua confecção, além de desenhos de engenharia e maquetes.

pieta michelangelo a bussola quebrada

A Pietá de Michelangelo. Maria repousa em seu colo o corpo de Jesus após a crucificação.

A Genialidade de Leonardo Da Vinci.

obras leonardo da vinci

Artefatos, máquinas de guerra, arte, o Homem Vitruviano. Leonardo da Vinci é considerado o mais completo dos gênios.

Você que frequenta A Bússola Quebrada vai se lembrar da exposição sobre o Mestre Renascentista Leonardo Da Vinci, na FIESP, na Avenida Paulista.

Aqui, em proporções menores, será possível ao visitante ver as máquinas de guerra, a engenharia, o planador em forma de asas de morcego, fortificações e ferramentas de construção.

obras leonardo da vinci a bussola quebrada

A cúpula da Catedral de São Pedro, mais conhecida como “O Vaticano” – Assombrosa e impossível para os padrões da época.

As pinturas de Rafael

O menos conhecido dos três, Rafael utilizava amplamente a matemática em suas composições. Ciências como trigonometria eram aplicadas em suas obras simétricas, com perspectivas extadas e com os trabalhos dos outros dois, podemos explorar melhor a profundidade em um quadro de duas dimensões simulada com traços firmes de linhas discretas, compondo a paisagem e o uso de luz e sombra para dar a impressão de distância.

As pinturas de Rafael podem ser vistas em telões que você verá no segundo subsolo do Espaço Cultural Porto Seguro.

leonardo da vinci michelangelo rafael

Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael. Os mais famosos artistas renascentistas estão te esperando no Espaço Cultural Porto Seguro.

PortoFabLab

Área de estudos, o PortoFabLab é uma união entre a indústria e a arte. Aqui, artesãos e técnicos do desenho industrial, engenheiros e curiosos habilidosos podem utilizar material e maquinário de última geração para comporem seus trabalhos. O espaço ainda está enriquecido com palestras, apresentações, vídeos oficinas e debates. Visite o site do Espaço Cultural Porto Seguro e entenda melhor como funciona e saiba de toda a programação, com datas e horários.

Portfablab porto seguro a bussola quebrada

PortoFabLab – A oficina dos novos artistas no Espaço Cultural Porto Seguro.

Finalmente, um agradecimento especial à Porto Seguro, que está fazendo um excelente trabalho como empresa e agora presta este maravilhoso serviço a favor da verdadeira cultura.

E um agradecimento especial aos monitores da Exposição Grandes Mestres, que atendem o visitante com interesse e empenho. Adorei a visita!


Dicas de Viagem:

  • A Exposição Grandes Mestres permanece no Espaço Cultural Porto Seguro de 30 de janeiro a 03 de abril.
    O horário do Espaço Cultural Porto Seguro é de terça a sábado das 10h às 19h.
    Domingos e feriados, das 10h ás 17h.
    A entrada é gratuita, pode ser agendada e a classificação é livre.
    Rua Barão de Piracicaba, 610 – Campos Elísios.
Anúncios