O Menino e o Mundo

Capa o menino e o mundo a bussola quebrada

O Menino e o Mundo é nosso candidato ao Oscar 2016.

Este é um post de comemoração! O Menino e o Mundo é nosso filme no Oscar! Este post foi feito antes de saber quem ganha, vai ganhar ou já ganhou, mas o fato é que O Menino e o Mundo é um filme que você precisa assistir. Pegue a pipoca e viaje com O Menino e o Mundo.

Enquanto escrevo este rápido post, o Oscar ainda não saiu, os prêmios ainda não foram para as mãos dos vencedores, mas um filme brasileiro, novamente concorre a uma estatueta do OscarO Menino e o Mundo é uma história de viagem. Um daqueles filmes que a gente sempre diz que vai assistir e acaba deixando para outro dia. E nunca vê.

Neste caso, a Karina estava comigo em São Paulo, e conseguimos ver, em circuito alternativo, O Menino e o Mundo, no cinema, na grande tela, naquela sala que faz tempo que eu não visito porque sempre acho outra coisa para fazer.

O Menino e o Mundo A Bussola Quebrada

As cores vibrantes e as diferentes técnicas de animação mudam e conquistam a atenção do expectador a cada nova cena de O Menino e o Mundo.

Tenho ido pouco aos cinemas. Três vezes talvez, nos últimos anos. Duas vezes com a Karina. 

O Menino e o Mundo foi o primeiro filme que vimos juntos no cinema.

Cores, encantos, trama ácida e dura sobre a história que vemos todos os dias. As dificuldades do Brasil e a dureza do crescimento.

O menino Cuca viaja o mundo, na grande viagem de crescer, de sair de casa, de não saber se volta, e quando voltar, os pais ainda estarão lá?

O menino e mundo e seus pais.

Impossível assistir a O Menino e o Mundo e não se emocionar ou se identificar de alguma forma.

As dificuldades foram ditas em uma rápida entrevista que vi, do diretor Alê Abreu. Ele estava concorrendo em boas condições com filmes de muitos milhões de dólares, tecnologia de sobra, facilidades que não temos no Brasil

O Menino e o Mundo é uma história sem falas, sem narrativa. é um filme que emociona e fala por si só, com suas cores e traços alucinados e berrantes, mostrando emoções constantes, conflitantes. Alegria, espanto, a novidade de um local novo, de uma idade nova. Os amigos que fazemos, os perigos, o medo.

O Menino e o mundo - Ale Abreu

As cores vivas e provocantes de O Menino e o Mundo. Seus olhos ficarão firmes à tela do cinema.

Sem spoilers, mas com uma explicação de significado, O Menino e o Mundo diverte crianças, prende a atenção dos inocentes, mas é perigoso e pode levar às lágrimas os corações mais duros. 

A viagem é a vida que passa diante dos olhos do protagonista. As descobertas dão lugar ao cotidiano. As novidades podem ser substituídas pelas mesmas paisagens. A experiência adquirida pode quem sabe cegar o entendimento e matar o gosto pela descoberta.

Cena de O Menino e o Mundo

Aprecie as cenas de O Menino e o Mundo. São pequenas obras de arte em movimento.

O Menino e o Mundo tem muito a ver com A Bússola Quebrada. É um filme que incentiva o espectador a viajar, viver, manter a capacidade de aprender e se encantar. O espírito dos antigos viajantes, dos famosos navegadores está presente em O Menino e o Mundo. O personagem não sabe o que vai encontrar. O viajante às vezes imagina o que descobrirá. E a viagem tem seu preço. Pra o menino, para mim, para você. Você será um ao começar a viagem, mas será outra pessoa quem irá retornar ao ponto de partida.

Amigos de Viagem em O Menino e o Mundo

O Menino e o Mundo lembra de contar sobre os amigos de viagem.

Assista se tiver oportunidade. No cinema, em circuito alternativo, se encontrar. Emocione-se sentado na poltrona. E viaje, viaje muito!

O Menino e o Mundo cinema brasileiro

Assista a O Menino e o Mundo. E conte-nos onde assistiu. Se estiver passando no cinema, queremos ver de novo.


Dicas de Viagem:

  • Data de lançamento: 17 de janeiro de 2014 (Brasil)
    Direção: Alê Abreu
    Duração: 1h 25m
    Prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Filme de Animação
    Música composta por: Ruben Feffer, Gustavo Kurlat
    Elenco: Alê Abreu, Lu Horta, Vinicius Garcia
Anúncios