Dia de São Patrício – Saint Patrick’s day

O dia de São Patrício celebra o santo padroeiro da Irlanda. Comemorado em 17 de março, a festividade passou de uma celebração religiosa para uma grande festa comemorada em todo mundo. Conheça um pouco mais dessa festa!

st-patrick-ireland

Sempre de verde, geralmente segurando um trevo.

São Patrício é reconhecido como o grande evangelizador da Irlanda, levando o cristianismo para os povos pagãos da região. Sua figura é bastante folclórica, sendo creditada a ele a expulsão das cobras da Irlanda (segundo cientistas nunca houve cobras na Irlanda).  O dia 17 de março corresponderia à data de falecimento do santo, embora durante a história a dia oficial de celebração tenha mudado diversas vezes.

Reza a lenda, que São Patrício usava um trevo de três folhas para ajudar a explicar sobre a Santíssima Trindade, e desta forma, o trevo e o verde se tornaram símbolos desse dia, em que o uso de roupas verdes é indispensável. Muita gente também se fantasia de outro símbolo irlandês, o leprechaun. Um tipo de duende, que se veste de verde e carrega um trevo.  Esse personagem folclórico é símbolo de boa sorte e prosperidade, pois é o guardião do pote de ouro.

O Leprechaun deseja a todos um feliz dia de São Patrício.

O Leprechaun deseja a todos um feliz dia de São Patrício.

A festa

Mesmo sendo uma celebração religiosa desde o início do século 17 na Irlanda, as paradas públicas começaram com os irlandeses que emigraram para a América do Norte durante a colonização. Apenas no século passado, mais precisamente em 1903, que o dia de São Patrício virou feriado na Irlanda.

O fato de a Igreja suspender nesse dia as obrigações da quaresma – restrições alimentares e a proibição de consumo de bebidas alcoólicas e de danças – e dos pubs* passarem a abrir nesse dia, a celebração começou a ter caráter menos religioso.

cerveja-verde

Esta foto ai foi no St. Patrick’s day do ano passado. Cerveja verde!!

Por causa da diáspora irlandesa – intenso movimento emigratório de irlandeses que fez com que no final do século 19 cerca de 40% dos irlandeses do mundo morassem fora da Irlanda – o dia de São Patrício é, atualmente, comemorado em vários países.

St Patrick's parade logos

EUA, Canadá, Austrália, Irlanda… Só algumas das paradas pelo mundo.

Aqui no Brasil, a cada ano a festividade fica mais conhecida. Diversos pubs celebram a data com a já típica cerveja verde. Belo Horizonte é a cidade brasileira que tem a maior festa, com shows e parada. 

Vários monumentos são iluminados de verde nesse dia. Até aqui no Brasil. (belfastlive.co.uk)

Vários monumentos são iluminados de verde nesse dia. Até aqui no Brasil. (belfastlive.co.uk)

*estabelecimentos de origem britânica. Lugares oficialmente reconhecidos como public house – edifício público – era aonde as pessoas iam para beber e ouvir música. Seu diferencial era o fato de que eram os estabelecimentos que recebiam e hospedavam os viajantes. Atualmente, os pubs são como bares, onde geralmente tem música ao vivo. (Enciclopædia Britannica)

 


Dicas de viagem:

Para saber mais sobre São Patrício, os festivais pelo mundo e cultura irlandesa (em inglês): http://www.st-patricks-day.com

São Paulo também se organizou bem para essa semana: http://www.stpatricksweek.com.br

No Rio de Janeiro, muitos pubs e bares têm programação especial essa semana. Não achei nenhum site que tivesse uma lista completa. Mas é só buscar no Google, e até no Facebook, por pubs ou St. Patrick’s Day no Rio, e achar o mais próximo de você!

Anúncios