Gramado – Arquitetura e Contos de Fadas

O Centro de Gramado é pensado para ser uma grande casa de bonecas. Cores, formas, casas e prédios que são um encanto em ruas encantadas. Tudo é pensado para agradar e fazer a visita a Gramado um acontecimento inesquecível. Vem conhecer mais de Gramado com a gente!

Lojas decoradas Gramado

As ruas de Gramado são decoradas com lindos prédios e lojas.

Seguir por Gramado é realmente uma tarefa difícil. São tantas coisas para ver, tanta beleza, e a cidade é tão bem cuidada, que parece mais um outro mundo, um daqueles impossíveis, das terras em que todos vivem felizes para sempre. Gramado tem lojas com decorações inusitadas:

Loja touro Gramado

Proibido sentar no touro. Deve ter um bom motivo para isso.

Nossas andanças pelas ruas de Gramado continuam.

Há várias maneiras de conhecer Gramado. Uma, como eu prefiro, é com tempo e a pé. Você pode ir no seu ritmo, parar quando quiser, fotografar sem preocupação.

A segunda é de ônibus. E o ônibus Jardineira passa por várias ruas de Gramado, vai aos principais pontos turísticos e tem muitas janelas para privilegiar a vista.

O nome da empresa é Jardineira das Hortênsias. O valor é bem em conta. E também dá para percorrer a cidade com ônibus comum.

ônibus Jardineira Gramado

O ônibus Jardineira. Jeito bonito e econômico de conhecer Gramado.

Outro jeito é táxi. Isso para quem não for com o próprio carro. Mas se você for de carro, pode ter dificuldade para estacionar em Gramado. E com este ônibus à sua disposição, quem precisa dirigir?

Onibus duplo Gramado e Canela

O ônibus duplo da foto é o que faz o percurso turístico entre Gramado e Canela.

Nosso giro pelo Centro de Gramado trouxe algumas surpresas bem legais, como ver a decoração, que funciona como uma época festiva. Parece que é sempre Natal em Gramado, ou que a cidade está sempre esperando algo bem legal acontecer.

comida Rua Coberta Gramado

Galeria de lojas em antigos vagões de trem, na Rua Coberta de Gramado. Lado oposto ao da cobertura com plantas.

Quem tentar contar os prédios que parecem irreais está pedindo uma dificuldade. Vimos edifícios altos, com cara de castelo, chaminés e tijolinhos.

Predio chamine Gramado

Um castelinho moderno no Centro de Gramado. Sobre o Lago Negro vamos visitar no próximo post. Fique por aqui.

Mas uma das coisas que mais me chamaram a atenção em toda a região Sul do Brasil foi a beleza rústica das casinhas de madeira, tão comuns desde o começo de nossa viagem e ainda assim, tão autênticas e nobres.

casinha de madeira Gramado.

Esta casinha aqui fica bem perto da rodoviária de Gramado.

A ideia de preservar a cultura ajuda no turismo. Gramado é excelente exemplo de valorizar o que temos de bom em casa e mostrar a todos que sabemos fazer bem feito tanto no trabalho, quanto na descontração.

E por falar em diversão, lembra que fomos à Cervejaria Toca da Coruja, em Porto Alegre? No bairro Cidade Baixa? Achamos o ninho da Coruja bem na rua dos bancos, no Centro de Gramado. E tem mais uma cervejaria bem ao lado.

cervejas Gramado

Só nesta rua pudemos ver 3 cervejarias e uma loja com as marcas produzidas em Gramado.

Achando Gramado legal até agora? E se eu te disser que a cidade também tem um mundo de chocolate?

Mundo de Chocolate

O Mundo de Chocolate de Gramado é uma atração turística proporcionada pela empresa que comercializa os Chocolates Lugano. Uma ideia bem legal de atrair compradores. Dentro do ambiente, esculturas feitas com chocolate remetem aos monumentos mais famosos do mundo todo.

Um pequeno exemplo é uma Torre Eiffel de 4,2 metros de altura e 800 quilos de chocolate. Quase uma tonelada de cartão postal.

Fonte de chocolate Mundo do Chocolate Gramado

Fonte de chocolate. E eu tentando convencer a Karina a não esticar o dedinho para experimentar. Esta é a hora de mostrar sua força de vontade.

O local ainda tem esculturas da Muralha da China, dragões chineses, um pequeno Taj Mahal, uma estátua de Anúbis, o Cristo Redentor e até quadros. Tudo feito de chocolate!

Igreja Matriz de São Pedro

Igreja Matriz de São Pedro Gramado

Vista lateral da Igreja Matriz de São Pedro.

A Igreja Matriz de São Pedro foi feita em Gramado com arquitetura para lembrar as antigas catedrais do leste europeu. Há traços de gótico e medieval em sua arquitetura. Vitrais e estátuas de anjos e apóstolos numa igreja que começou a ser construída em 1917, com estrutura em pedra basáltica e torre de 44,3 metros de altura, com o típico relógio, os sinos e claro, a cruz, bem no alto da torre.

Gramado Igreja Matriz de São Pedro

Igreja Matriz de São Pedro, construída no século passado.

A jardinagem e um espelho d’água junto às estátuas dos apóstolos completam a arquitetura da Igreja Matriz de São Pedro em Gramado.

Ao ver tantas estátuas juntas, fica impossível não lembrar da Catedral de Matosinhos e das estátuas em pedra sabão de Aleijadinho, que vimos em nossa viagem para Congonhas, Minas Gerais.

Mas as estátuas aqui são dos 12 apóstolos, companheiros de Pedro. E a técnica e matéria-prima utilizadas são bem diferentes.

Doze 12 apostolos greja Matriz de São Pedro Gramado

A Igreja Matriz de São Pedro em Gramado é ponto obrigatório para o visitante. Quem não tem religião saberá apreciar sua beleza.

 

apostolos 12 doze Igreja Matriz Sao Pedro gramado

Os nomes dos apóstolos estão escritos da maneira como são chamados em alemão.

E bem ao lado da Igreja Matriz de São Pedro, em uma loja, pudemos ver vários relógios que seguem a maneira mecânica de entalhar em madeira e dar vida a engrenagens para fazer uma escultura funcional que marca a hora. Tradição bem comum em países como Suíça e Alemanha.

Relógio Sino Gramado

Os bonecos andam, dançam, encontram-se e se beijam ao som das badaladas e das engrenagens.

Nossa visita por gramado continua. Ficamos pensando em voltar, só para poder nos hospedar num destes hotéis. Como eles devem ser por dentro?

Gramado Predios estilo europeu

O clima ajuda a dar um ambiente europeu a Gramado.

 

Ruas de Gramado

E a arquitetura europeia confere um ar de distância no tempo e na geografia.

No próximo post tem mais sobre Gramado e vamos visitar a Torre da Rapunzel e o Lago Negro. Continue viajando com a gente, ainda temos muito para ver!

Dicas de Viagem:

Anúncios