Ônibus Turístico de São Paulo

A cidade de São Paulo começou como um entreposto. Hoje, sua vocação para o comércio permanece, mas há parques, teatros e museus. Para conhecer um pouco de tantas atrações, foi criada a Linha Circular Turismo, um ônibus de dois andares para visitar os principais pontos turísticos de São Paulo. Embarque com a gente neste ônibus!

 

Linha Circular Turismo

Linha Circular Turismo – Conheça São Paulo com vista privilegiada.

Já faz tempo que a cidade de São Paulo se esforça para ser um polo turístico brasileiro. Além de atrações como gastronomia, artes, teatros e centros de compras, as atrações históricas e a arquitetura de várias épocas criam um ambiente único dentro da cidade. Para ver tudo isso, faltava um ônibus apropriado para visitar tantos monumentos, praças, parques, teatros e prédios famosos.

Faltava!

Porque agora a cidade de São Paulo tem Linha Circular Turismo, que promete mostrar a cidade de São Paulo sob um novo ângulo.

Linha Circular Turismo

A ideia é comum em muitas cidades pelo mundo. Em alguns lugares, empresas independentes fazem os percursos turísticos. Em outros, grupos de monitores fazem as vezes de guias. Vi no Centro da cidade um grupo de jovens que guiavam turistas, em grande número, por um tour caminhando pelos pontos turísticos da região central e cobravam o que o turista achava que o passeio e as informações valiam. Uma contribuição sem valor fixo.

Linha Circular Turismo cartaz

Fácil notar a diferença de cores e formatos entre os ônibus comuns e a Linha Circular Turismo.

Mas a exemplo de cidades como Curitiba e Porto Alegre e Lisboa, faltava em São Paulo uma estrutura receptiva, um transporte especializado, um guia oficial.

E o de São Paulo ainda tem uma vantagem que é o tempo em que o visitante pode usar o ônibus. No de Curitiba, por exemplo, quem pegar o transporte só pode desembarcar por 3 vezes. Em São Paulo, os embarques e desembarques são infinitos dentro do período de 24 horas.

Esta lacuna parece ter sido resolvida finalmente, com a implantação da Linha Circular Turismo – Um ônibus vermelho, de dois andares, pensado especialmente para proporcionar melhor visão dos pontos turísticos visitados, com acompanhamento de guias profissionais e pessoal de bordo para atender o turista. Uma excelente iniciativa de turismo receptivo.

O Preço da viagem

Quando falamos em valores, lembramos que o que pode ser barato para um turista estrangeiro pode pesar na conta de um visitante de regiões mais afastadas do Brasil.

linha circular-turismo sptrans

Chamativo de dia e brilhante à noite. Fonte: SPTrans.

A cidade de São Paulo tem um custo de vida alto. Os preços aqui são mais caros que na maioria das cidades brasileiras. Quem vem de fora e compra em dólar pode não sentir muita diferença, mas o preço de R$ 40,00 por pessoa pode pesar no orçamento do visitante que venha de outros estados.

A parte boa, e muito justa da Linha Circular Turismo é que o visitante que pegar uma vez o ônibus circular, poderá subir e descer quantas vezes quiser no período de 24 horas!

Com tanto para ver em alguns lugares, seria mesmo uma maldade não deixar o visitante conhecer mais de cada lugar. Um giro pela cidade, com a segurança de ser levado para os locais certos, com a atenção de um guia e funcionários que auxiliarão em alguma dificuldade por 24 horas já faz o valor cobrado parecer até barato.

Os roteiros

Há muito para ver em São Paulo que não está no Centro. Mas querer trafegar por bairros mais afastados tomaria muito tempo. A viagem se tornaria monótona. O percurso entre uma atração outra seria grande e longo e os turistas acabariam dormindo. Imagine ficar preso no trânsito de São Paulo por duas horas. Todos diriam que o passeio foi ruim.

Por isso, os roteiros escolhidos ficam próximos uns dos outros. Vamos ver alguns exemplos de parada.

Estação da Luz

Quem visita A Bússola Quebrada deve se lembrar das 10 atrações que existem na região da Estação da Luz. A Sala São Paulo, o Parque da Luz, o Museu de Arte Sacra, a Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa, que está sendo reconstruído.

estacao-da-luz-sao-paulo-a-bussola-quebrada

Estação da Luz, na Zona Norte de São Paulo, próxima ao Centro da cidade.

Um dos principais pontos de parada será justamente a Estação da Luz.

O visitante terá acesso rápido por Metrô e trem e de lá, seguirá via Linha Circular Turismo para as outras atrações do Centro de São Paulo.

Mercado Municipal de São Paulo

Outro ponto muito bacana que visitamos, e que fica distante da Estação da Luz aproximados 4 quilômetros é o Mercado Municipal de São Paulo, ou o Mercadão.

Mercadao-Mercado-Municipal-Sao-Paulo-A-Bussola-Quebrada

Mercado Municipal de São Paulo, ou Mercadão, como é mais conhecido.

Você deve se lembrar que visitamos o Mercadão, comemos, bebemos e temos imagens das barracas, vitrais e entorno, que é a Zona Cerealista, lojas atacadistas de alimentos e mais ao lado, o Catavento Cultural, que também visitamos. E bem pertinho está a Rua 25 de Março, principal centro de compras populares da cidade de São Paulo.

Palacio-das-Industrias-Catavento-Cultural-A-Bussola-Quebrada

O Prédio do Palácio das Indústrias já foi usado como Prefeitura de São Paulo. Agora é a sede do Catavento Cultural.

O percurso segue por locais famosos. A Praça da República; o Estádio do Pacaembu, que tem em suas instalações o Museu do Futebol; a Casa das Rosas, na Avenida Paulista; o Parque do Ibirapuera, principal parque da cidade e cartão postal do verde, cheio de museus, atrações e endereço da Bienal de São Paulo; o Centro Cultural de São Paulo, na Rua Vergueiro, local de cultura e pesquisa para os estudantes, com salas de teatro, cinema e espaço para shows; o bairro da Liberdade, tradicional e famoso pela predominância da colônia japonesa, enfeitado de acordo com o estilo da Terra do Sol Nascente; o Pátio do Colégio de Anchieta, onde foi fundada a cidade de São Paulo; o Teatro Municipal, com toda sua majestade dos tempos do Brasil-Império.

patio-do-colegio-sao-paulo-a-bussola-quebrada

Pátio do Colégio. Aqui, segundo a história, foi fundada a cidade de São Paulo, em 1554 pelo Padre José de Anchieta, nomeio de uma tribo de índios Tibiriçá.

E tudo isso com guia, informações e segurança.

Quer conhecer São Paulo? Pegue uma carona com a Linha Circular Turismo e aproveite o passeio!

Dicas de Viagem:

Anúncios