Viagens Virtuais

Viajar nem sempre é possível, mas navegar é. Ao menos na internet! Assim você pode passear e visitar lugares em qualquer parte do mundo com ótimas experiências de realidade virtual. Nosso planeta não muda de tamanho, mas o conhecimento o torna cada vez maior. E a tecnologia a cada dia diminui as distâncias. Venha viajar virtualmente com a gente!

Por diversos fatores – pessoais, financeiros, profissionais – viajar nem sempre é possível. No entanto, com os avanços tecnológicos e principalmente com a internet, hoje podemos conhecer lugares ao redor do mundo sem precisa sair do lugar.

ceu lua nuvem

Voando ou navegando pelo mundo!

Ferramentas como o Google Maps nos possibilitam ver as ruas de lugares distantes. Antes só do topo e agora como se a gente estivesse passeando por lá mesmo. Outra ferramenta, o Google Art Project traz para perto de nós obras de arte de museus distantes. Basta entrar no site (ter o plugin do adobe flash instalado) e ver várias imagens diferentes de obras de arte famosas de museus de todo o mundo, e também de artistas menos conhecidos de lugares que você ainda vai descobrir.

Google Wonders

Interface do Google Wonders

E mais recente o Google criou o projeto Google Wonders, em que, através da mesma tecnologia usada no Google Street View, leva às pessoas para conhecer todas as maravilhas do mundo, moderno e antigo.

Seguindo este mesmo conceito de levar o local e a arte aos mais distantes apreciadores, muitos museus e pontos turísticos oferecem tours virtuais para visitantes que estão longe. Claro que não é o mesmo que estar no lugar, mas é bem parecido, com riqueza de detalhes, sem filas e, algumas vezes, até com guia exclusivo. Tecnologia usada para o bem!

Você pode não reconhecê-lo sem as pirâmides de vidro, mas este é o Louvre.

O Louvre inteiro nem cabe em uma foto!

Ferramentas como esta também podem ser usadas para relembrar bons momentos, rever lugares com mais detalhes e menos pressa. Ou até mesmo para te dar mais vontade de conhecer pessoalmente. E por que não, para ajudar a planejar aonde ir? O Museu o Louvre em Paris, por exemplo, é gigantesco, passeio para um dia inteiro, e nem assim você vai conseguir ver tudo. Mas você pode fazer um passeio virtual para planejar quais setores irá visitar e onde está o que mais te interessa.

Para mim, a visita virtual de forma alguma substitui a visita real. Ao contrário, estimula. E a grande vantagem é proporcionar uma boa experiência para pessoas que por um motivo ou outro nunca puderam estar pessoalmente no local a ser visitado.

centro-historico-curitiba

Você pode conhecer o Centro Histórico de Curitiba pelo Tour Virtual 360.

Pesquisando sobre passeios e museus virtuais, vi muitos lugares que nós de A Bússola Quebrada já visitamos. E tive uma experiência diferente revendo alguns destes lugares, como o passeio pelo centro histórico de Curitiba, que tem explicação durante a visita. E o Palácio de Versailles na França, que tem seu tour pelo Google Wonder, me fez querer voltar lá correndo!

Átrio de mármore

O Átrio de mármore também pode ser visitado virtualmente.

Muitos museus brasileiros já têm visitas virtuais, e ver de novo lugares que amamos na nossa viagem a Minas Gerais ou ao Sul do País por ângulos diferentes e com explicações foi tão legal que me deu vontade de voltar.

O site brasileiro Era Virtual reúne diversos pontos turísticos e proporciona uma bela visita virtual guiada. Lá você pode visitar o Museu Imperial de Petrópolis, a Igreja de São Francisco de Assis em Belo Horizonte, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Santuário de Bom Jesus dos Matosinhos em Congonhas do Campo, entre outros!

Matosinhos-Aleijadinho

Veja tudo isso bem de pertinho, com explicação e riqueza de detalhes!

Alguns museus têm seu próprio passeio virtual. Mas também existem sites que têm vários lugares diferentes. No youvisit, por exemplo, você pode visitar lugares em todo mundo, desde a Muralha da China, até Machu Pichu, passando por Barcelona. Esse site ainda tem a opção de realidade virtual (é só para quem tem o gadget).

You Visit

Escolha para onde quer ir no You Visit

O mais legal do youvisit é que ele é uma plataforma colaborativa, onde pessoas do mundo inteiro podem produzir seus próprios vídeos de realidade virtual e compartilhar a experiência que tiveram com os demais visitantes do site e outras tantas pessoas ao redor do globo.

Tenho certeza de que todo mundo vai lembrar de alguma visita virtual feita em algum museu, ou de algum jeito de viajar sem sair de casa. Nas nossas dicas, listamos alguns sites que são bem legais e que podem ser o começo da sua viagem virtual e o empurrãozinho que faltava para você fazer as malas e viajar para conhecer pessoalmente tantos locais bacanas e ver de perto as obras de arte.

O conhecimento está ao alcance das nossas mãos. Aproveite sabiamente e boa viagem!


Dicas de viagem:

Agora você pode ver alguns links de sites que oferecem visitas interessantes.

Se procurar no Google sobre visitas virtuais vai achar muitos outros lugares.

Anúncios