Atrações do Memorial da América Latina

Estes dias mesmo falamos sobre o Memorial da América Latina e de uma festança de aniversário com cervejas indie, churros, comidas latinas e muita cultura de países hispânicos. Faltou falar de tudo que você encontra de legal no Memorial da América Latina em dias normais. Vem conhecer mais com a gente!!

recepcao Memorial da America Latina

Quer ajuda para percorrer este espaço todo? Pergunte na recepção.

Alguns lugares nascem grandes. Outros, como o Memorial da América Latina começam pequenos e aos poucos ganham cada vez mais importância.

O Memorial da América Latina é projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e está construído em uma área total de 84.480 metros quadrados, totalmente dedicado ao entendimento entre povos da América Latina. Uma função nobre e complicada ao mesmo tempo, visto que nossos povos têm tantas coisas em comum, mas também guardam tantas diferenças culturais entre si.

Solidariedade, união e diversidade cultural são alguns dos valores que ajudaram o projeto a se tornar realidade. O Memorial da América Latina é hoje um local de estudo, diversão, arte e eventos, como aquele que mostramos aqui, durante o Aniversário do Memorial da América Latina.

mapa do memorial

Mapa para ajudar na sua visita ao Memorial da America Latina.

Conhecendo o Memorial da América Latina

Para saber mais, o mapa acima já ajuda a entender melhor o tamanho deste lugar tão legal. Para começar, podemos falar dos espaços culturais e locais para debates, eventos e congressos:

Espaços Culturais

  • Biblioteca Victor Civita
  • Praça Cívica
  • Pavilhão da Criatividade
  • Auditório Simón Bolívar
  • Salão de Atos Tiradentes
  • Galeria Marta Traba
  • Anexo dos Congressistas
praca civica memorial da america latina

Você está na Praça Cívica do Memorial da América Latina e passando esta Passarela, vai até o Pavilhão da Criatividade e a Praça de Eventos.

 

biblioteca latino americana Memorial da America Latina

Biblioteca Latino Americana do Memorial da América Latina.

O Brasil é o único país da América Latina a falar português. Um motivo que pode parecer simples, mas que sempre incomodou nossos vizinhos. Somos o gigante da América do Sul. Outra coisa que pode deixar um vizinho magoado. Somos um país forte, que passa por dificuldades, mas que cresce. E mostrar aos países ao redor que apesar das diferenças, podemos nos entender, é um ato de grandiosidade que não se vê muito por aí.

Biblioteca Memorial da America Latina

A Biblioteca Latino-Americana vista de frente, da Praça Cívica.

Galeria Marta Traba

Espaço para exposições de artistas latinos.

Em uma área de 1000 metros quadrados, com apenas uma coluna de sustentação, os países latinos podem expor seus maiores artistas, pintores, desenhistas e sua criatividade. Em que outro país do mundo há algo assim?

Galeria Marta Traba Memorial da America Latina

Galeria Marta Traba no Memorial da América Latina.

O espaço total do Memorial da América Latina está dividido em duas partes. Na primeira parte o visitante verá um grande espaço de recepção, com esculturas, bibliotecas, a Galeria Marta Traba, o Salão de Atos e a famosa Mão da América Latina, representando com sangue sentimentos comuns como valores, sofrimento e necessidade de liberdade que acomete a todos os países latino-americanos.

Salão de Atos Tiradentes

Salao de Atos Tiradentes Memorial da America Latina (2)

Salão de Atos Tiradentes

Espaço reservado para solenidades. Aqui são recebidas as autoridades latino-americanas e representantes dos países representantes dessa subdivisão. O ponto alto deste espaço é a arte que decora e embeleza o Salão de Atos Tiradentes.

Para você ter uma ideia, do lado de fora você verá um espelho d’água com uma fantástica e bem real escultura de peixes, feita de metal. Na parte de dentro, painéis de famosos pintores decoram o ambiente. São Enormes trabalhos de Portinari, Caribé e Poty.

Espelho dagua Salao de Atos Tiradentes Memorial da America Latina

Escultura de peixes no espelho d´água em frente ao Salão dos Atos Tiradentes.

Está vendo o pontinho branco do lado esquerdo da foto? É esta escultura aqui:

escultura Memorial da America Latina

Quem souber o nome ou o artista, conte para nós.

Bem aqui, ao lado do Salão de Atos Tiradentes, o visitante verá o logotipo do Memorial da América Latina.

A enorme mão feita em concreto, pintada de vermelho representando o sangue latino que nos une é a representação de países que foram explorados, tiveram suas populações dizimadas e sofrem hoje problemas comuns com economias e democracias ainda em desenvolvimento.

mao da america latina no memorial

A Mão do Memorial da América Latina.

Após ver esta mão, você pode seguir pela Passarela até a Praça de Eventos do Memorial da América Latina. Lá você verá o restaurante, o prédio da administração, o Pavilhão da Criatividade e o Auditório Simón Bolívar, que estava em reforma em nossa visita.

restaurante Memorial da America Latina

O restaurante do Memorial da América Latina.

           

escultura mulher Memorial da América Latina

Confesso que gostei muito dessa escultura. Está longe de ser um corpo real, mas a busca por uma perfeição e a intensidade que as formas passam, confere um tom dramático e agradável.

Dicas de Viagem:

  • Tudo que você precisa para saber mais sobre sua visita pode ser encontrado em um só link – www.memorial.org.br
    Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
    Barra Funda – São Paulo SP
  • O Metrô Barra Funda deixa você em frente ao Memorial da América Latina. Fuja do trânsito.
Anúncios