O que visitar em Brasília? 10 dicas de turismo no Distrito Federal

Poucas pessoas associam Brasília com turismo. No entanto, nossa capital federal tem muito a oferecer em termos de cultura e atrações turísticas. Vamos passear um pouco por Brasília e descobrir os encantos dessa cidade.

Bandeira

A Bandeira na Praça dos três poderes.

As pessoas normalmente vão à Brasília a trabalho. Estão sempre correndo por um motivo ou por outro. Acho que só vai à Brasília de férias ou a passeio quem tem parentes por lá. Mas para quem gosta de viajar e conhecer os lugares, sempre tem tempo de fazer um pouco de turismo.

mapa pontos turísticos de Brasília

Mapa com os pontos turísticos de Brasília. Aqui você pode ver ele bem grande.

Brasília é um museu de arquitetura a céu aberto. As obras de Oscar Niemeyer, as estátuas enormes de Alfredo Ceschiatti, um parque com projeto de Burle Marx, e lógico a própria cidade em formato de avião projetada por Lúcio Costa.

A cidade é projetada, mas as árvores seguem seu próprio rumo... e servem de banquinho e rede.

A cidade é projetada, mas as árvores seguem seu próprio rumo… e servem de banquinho e rede.

Separamos aqui alguns dos muitos lugares para visitar em Brasília.

Eixo Monumental:

O Eixo Monumental é onde estão concentradas as principais atrações (e instituições governamentais) da cidade. Isso não é coincidência, uma vez que é o Eixo Monumental que divide Brasília entre a Asa Sul e a Asa Norte, ou seja, ele é o centro. 

Vista Eixo Monumental Brasília

Avenida do Eixo Monumental. Olha o Congresso lá no fundo!

Ao longo dos seus 16 km, ele tem muitos pontos turísticos (cerca de 30), alguns bem conhecidos, como o Congresso Nacional. E outros mais modestos, como o Memorial dos Povos Indígenas.

Brasília tem uma linha de ônibus City Tour, que percorre o Eixo Monumental e para nos principais pontos turísticos. Como já falamos em outro post, esse tipo de ônibus tem vantagens para quem não tem muito tempo e pode ser mais barato do que ir de táxi de um lado para o outro, com a vantagem de ter algum tipo de guia (seja uma pessoa real, seja um áudio).

1. Praça dos três poderes

Só aqui você já vai ter muita coisa para ver, a começar pelas casas dos três poderes: o Congresso Nacional (Legislativo), o Palácio do Planalto (Executivo) e o Supremo Tribunal Federal (Judiciário).  No meio tem o Mastro da Bandeira.

Palácio do Planalto Brasília

Palácio da Alvorada, ao pôr do Sol. Ao lado, a escultura conhecida com “Os Candangos” de Bruno Giorgi.

STF Praça dos três poderes Brasília

Supremo Tribunal Federal (de um ângulo meio estranho, desculpem) com a “Justiça” de Ceschiatti à frente.

congresso nacional Brasília

Congresso Nacional.

Como se não fosse suficiente, Também tem o Espaço Lúcio Costa, o Espaço Oscar Niemeyer, o Panteão da Pátria e o Museu da Cidade. Ufa! Tudo ali para contar e guardar a história da construção de Brasília e celebrar o país.

Panteão da Pátria Brasília

Exterior do Panteão da Pátria. Lá dentro é bem legal!

2. Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana é um ícone da cidade. Ela é realmente muito bonita e muito diferente. Seu formato, seus vitrais, os anjos pendurados, parece que você entrou no céu.

catedral metropolitana de Brasília

A tão famosa Catedral Metropolitana de Brasília

catedral metropolitana de Brasília

Nave da Catedral.

3. Complexo Cultural da República João Herculino

O complexo é formado pelo Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola. Como todas as principais construções de Brasília, o complexo foi projetado por Oscar Niemeyer. Na parte de fora, entre os prédios, sempre tem exposições “alternativas” muito interessantes.

museu nacional de Brasília

Bem Niemeyer, o Museu Nacional.

4. Torre da TV

Atualmente Brasília tem duas torres da TV. A mais antiga fica no Eixo Monumental, a mais nova em Sobradinho (uma região administrativa do Distrito Federal, mas que não é Brasília. Confuso? Imagina como se fosse um município, porque é quase isso mesmo). Ambas têm vistas panorâmicas abertas ao público. Vista panorâmica é sempre legal!

5. Memorial JK

O memorial é obviamente dedicado ao ex-presidente, idealizador de Brasília, Juscelino Kubitschek. É um museu e uma câmara mortuária. Antes e depois dele, ainda no Eixo Monumental, tem a Praça do Jaburu, o Memorial dos Povos indígenas, a Praça do Cruzeiro e a Catedral Rainha da Paz.

Eu não fui neste lado do Eixo, mas está na minha lista!

Memorial JK Brasília

Monumento JK. Foto: Wikipédia.org

Fora do Eixo Monumental tem outros pontos turísticos espalhados, alguns até fora do plano piloto (pois é, Brasília cresceu). 

6. Praça dos Cristais

Descobri essa praça quando já não estava em Brasília, mas está na minha lista quando eu voltar. A praça fica bem perto do Memorial JK, e é local de fotografias de casamento pela sua beleza.

Praça dos Cristais e Quartel Brasília

Praça dos Cristas, com vista do Quartel General do Exército. Foto: inforbrasilia.com.br

7. Parque da Cidade Sarah Kubitschek

O Sara Kubitschek é um parque enorme e multiuso. Lá é onde acontecem os shows e festivais. Tem pista de corrida, ciclismo, patinação, centro hípico, lagos (artificiais) e parque recreativo, o parque Ana Lídia. Além disso, tem o ExpoBrasília  lá dentro, um centro de eventos.

8. Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima

É uma igrejinha pequena que também é assinada por Oscar Niemeyer. Sua lateral é coberta de azulejos com pombas brancas e seu formato é inspirado no chapéu de freiras.

igrejinha Nossa Senhora de Fátima Brasília

Exterior da igrejinha. Os azulejos azuis!

igrejinha nossa senhora de Fátima Brasília

Não é exatamente uma foto 180º (pura incompetência minha) mas dá para ter uma ideia do tamanho dela e de como é fofa por dentro.

9. Lago Paranoá

O Lago Paranoá é um lago artificial construído na represa do rio Paranoá. Hoje ele é rico em fauna e flora, e é um dos principais locais de lazer e turismo da cidade. Em torno do lago tem muitos bares e restaurantes. Para quem quiser entrar na água, o lago é indicado para a prática de esportes e de passeios de barco.

Duas atrações para quem passeia no lago é a Ponte JK e a Praça dos Orixás, que fica perto do Shopping Píer 21.

Lago Paranoá-Ponte JK Brasília

Ponte JK no Lago Paranoá. Foto: soubrasilia.com.br

10. Eco Turismo

Não vou entrar em detalhes, só vou te contar que nos arredores de Brasília (já Goiás, inclusive), o cerrado brasileiro é uma linda obra da natureza e nos proporciona lugares lindíssimos, com cachoeiras, lagos, cavernas e tudo mais para quem gosta de aventuras e natureza.

cachoeira indaiá Brasília Formosa Goiás

Cachoeira Indaiá, em Formosa.


Dicas de viagem:

Nesse site tem os principais pontos turísticos, com horário de funcionamento e preços. Além outras informações de lazer e turismo: http://www.soubrasilia.com/brasilia/

Interessado pelo City Tour? Tenha mais informações aqui: https://catedralturismo.com.br/city-tour

Anúncios