Fatos e curiosidades sobre o Pão de Açúcar

O Pão de açúcar é um dos principais pontos turísticos do Brasil. Conhecido mundialmente, esses morros ligados por um bondinho revelam vistas magnificas e encantam visitantes e moradores. Mas o que você sabe sobre ele?? Vem que nós vamos te contar tudo sobre este monumento histórico, turístico e natural da cidade do Rio de Janeiro.

pão de açúcar- baía de guanabara

O Pão de Açúcar visto da enseada de Botafogo

O Pão de Açúcar é o marco da cidade do Rio de Janeiro. Foi a seus pés que a cidade foi fundada em 1565.

O Pão de Açúcar mesmo é o morro mais alto, mas também chamamos o conjunto dos dois morros ligados pelo bondinho de Pão de Açúcar. O morro mais baixo é o Morro da Urca.

Desde 1973 o conjuntos dos dois morros é tombado pelo IPHAN e desde 2012 ele (e tudo os seu redor) é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial Paisagem Cultural Urbana.

Praia Vermelha - Pão de Açúcar

Praia Vermelha. Umas das praias mais lindas do Rio.

Existem algumas versões para o nome do morro. Uma diz que o nome foi dado pelos portugueses, pois ele se parecia com o produto de açúcar que era exportado para Europa, então chamado pão de açúcar.

Esse vídeo mostra como era fabricado e como ficava o bolo de açúcar que era exportado na época colonial. Acha que parece com o  Pão de Açúcar?

Outros dizem que tem origem indígena, que em língua falada pelos Tupinambás, moradores originais da região, mas sinceramente, meu parco conhecimento de tupi me fez achar muito suspeito que os índios chamassem o morro justamente de Pau-nh-açuquã (que até onde eu saiba não tem significado nenhum. Alias nem pão e nem açúcar são palavras de origem indígena).

Pão de açúcar Praia Vermelha

O Pão de Açúcar visto da Praia. Parece com o montinho de açúcar?

De qualquer jeito, o nome só pegou em meados do século XIX, quando a cidade foi retratada por artistas internacionais, especialmente Debret e Rugendas.

O bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro grande ponto turístico do Brasil. Ele foi inaugurado em 1912, e foi o terceiro do tipo no mundo. O segundo trecho ligando o Morro da Urca ao Pão de Açúcar, foi inaugurado no ano seguinte.

vista bondinho pão de açúcar

E vamos subindo!!!

O primeiro trecho (entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca) tem 538 metros de extensão e 220 metros de altura. Já o segundo trecho, tem 749 metros de extensão e 396 metros de altura.

O plano original previa um terceiro trecho que ligaria o alto do Pão de Açúcar ou morro da Babilônia. Mas ele nunca saiu do papel por conta da localização estratégica para as forças armadas.

morros da urca e babilonia

Morro da Urca ao centro, baía de Guanabara à direita, praia de Copacabana à esquerda; Morro da Babilônia entre o morro da Urca e Copacabana. e entre os morros da Babilônia e da Urca, a praia Vermelha.

Em 1972 todo o sistema foi renovado. Todo o percurso é controlado por sistema eletrônico. E é feita uma vistoria diariamente. Portanto não tem motivos para ter medo de subir, ele é considerado o transporte mais seguro do mundo.

Quer saber mais sobre Copacabana? Veja aqui!

Inicialmente, o bondinho ou “camarote carril” comportava 17 pessoas por viagem. Atualmente, cada bondinho pode levar até 65 pessoas, a cada 20 minutos.

bondinho saída pão de açúcar morro da urca

É seguro. Pode confiar!

O design do bondinho é exclusivo, sendo o único do mundo com todas as faces totalmente transparentes, o que dá uma visão de 360º. Seu desenho foi premiado em Turin, em 1971. Bem diferente do anterior de madeira.

Em ambos os trechos o tempo de viagem é de 3 minutos. Sendo que no primeiro o bondinho vai a 21km/h e no segundo, 36km/h.

guanabara

Foi em algum lugar entre aquele morrinho (o Morro cara de cão) e o Pão de Açúcar que a cidade foi fundada.

Além do bondinho, também dá para subir nos morros por trilha ou escalando. A trilha do Morro da Urca é bem tranquila, e tem um nível fácil e leva menos de uma hora. Já as escaladas, é pra quem tem coragem (não eu!).

A trilha tem entrada pela Pista Cláudio Coutinho. Mas você pode só passear por lá e olhar o visual da Praia Vermelha! A trilha e a pista, estão dentro do Monumento Natural dos morros Pão de Açúcar e Urca, uma areá de preservação ambiental.

baia de guanabara pão de açúcar

Baía de Guanabara, Botafogo, Aterro do Flamengo.

Até pouco tempo atrás, era permitido para quem fazia a trilha, voltar de bondinho de graça depois das 18h, para ninguém voltar na trilha à noite. Atualmente mudaram a política e além de fecharem os portões da trilha depois das 18h, cobram cerca de ¼ do valor da passagem.

Aproveite para visitar Botafogo. Veja aqui!

Cristo visto do pão de açúcar.

Pois é, dá pra ver o Cristo daqui! Uma maravilha de frente para outra.

Para quem sobe escalando o Pão de Açúcar é cobrado metade do valor, pois são dois trechos de volta.

O completo do Morro da Urca é enorme, com restaurantes, lojas, praças e anfiteatro. Se conseguir ir num show lá em cima à noite, vá. É muito legal!!!

vista noturna do pão de açúcar

Minha câmera não faz justiça à beleza que é ver as luzes da cidade lá de cima.


Dicas de viagem:

O Pão de Açúcar funciona todos os dias.

A primeira viagem (partindo da Praia Vermelha) é as 08h10; E a última do Pão de Açúcar é as 20h40.

O valor da passagem é R$ 76,00 a inteira. A meia entrada é válida para pessoas entre 6 e 21 anos ou estudantes; idosos e pessoas com deficiência. Crianças menores de 6 anos não pagam.

Todo complexo tem estrutura acessível para cadeirantes.

Para chegar lá usando o transporte público tem muitas opções:

  1. Metrô: descer na estação botafogo e pegar o ônibus integrado 513.
  2. Ônibus comum: para descer na frente da Praia Vermelha, pegar o 107 vindo do centro do Rio, ou, se estiver na Zona Sul, pegar o Circular 2 (em algum momento ele passa na Urca).
  3. Outra forma é pegar qualquer ônibus que pare na frente do shopping Rio Sul. As opções são muitas e de todas as partes da cidade. E dali seguir andando pela Avenida Pasteur até a praia Vermelha. Demora de 15 a 20 minutos.

Para saber mais informações e até se quiser comprar a passagem online: http://www.bondinho.com.br/

Anúncios