Circuito Cultural da Praça da Liberdade

Imagina uma praça linda rodeada de museus e centros culturais. Esse paraíso existe e fica em Belo Horizonte! A Praça da Liberdade é uma maravilha de beleza, cultura e arquitetura. E só para melhorar, ainda fica pertinho do bairro mais boêmio da cidade!

A Praça da Liberdade foi projetada no final do século XIX, na região mais alta e central da cidade de Belo Horizonte, com o objetivo de abrigar a sede do governo de Minas Gerais e suas secretarias.

mapa circuito liberdade

Mapa do Circuito Cultural da Liberdade. Clique no mapa para ampliar.

Em 2010, com a mudança dos prédios do governo para a Cidade Administrativa, os antigos prédios das secretarias e do governo, e alguns prédios novos que foram sendo agregados ao complexo arquitetônico durante o século XX foram ocupados por centros culturais que valorizam a cultura mineira e do Brasil.

Praça da Liberdade

O chafariz estava desligado. Uma pena!

Na nossa viagem a Belo Horizonte, a praça realmente nos encantou. Ela por si só já vale o passeio. E tem tudo o que uma bela praça deve ter: coreto, chafariz, jardins bem aparados, palmeiras imperiais…

Vamos conhecer o circuito cultural?

  1. Centro de Informação ao Visitante – Prédio Verde

O Centro de Informação ao Visitante fica na antiga sede da Secretaria de Transporte e Obras Públicas, no Prédio Verde.  Lá o visitante pode ter informações sobre turismo na cidade e ter roteiros personalizados.

  1. Palácio da Liberdade

O Palácio da liberdade foi sede do Governo de Minas Gerais e residência dos governadores desde 1897. Nos 30 cômodos abertos à visitação, é possível ver a arquitetura, peças de decoração e de arte.

Praca-da-liberdade-Belo-Horizonte

Avenida de palmeiras-imperiais, com o Palácio da Liberdade ao fundo.

  1. Centro Cultural do Banco do Brasil

O prédio que abriga o CCBB-BH é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e foi projetado por Luiz Signorelli, fundador da Escola de Arquitetura de Minas Gerais. Como todo CCBB, recebe exposições muito legais!

  1. Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

A biblioteca está sediada em um prédio de Oscar Niemeyer. Além das coisas normais de biblioteca, ela também abriga um teatro e uma galeria de arte. E na entrada, as estátuas de quatro grandes escritores mineiros: Otto Lara Rezende (tem uma dele no bairro do Jardim Botânico no RJ), Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Hélio Peregrino.

Biblioteca Estadual Luiz Bessa Praça da Liberdade

Um encontro simpático em frente à biblioteca.

  1. Espaço do Conhecimento UFMG

O espaço do Conhecimento é um espaço dedicado à ciência e à integração dela no cotidiano. É um espaço dinâmico e cheio de recursos tecnológicos. Para ser mais legal ainda, ele tem um Terraço Astronômico, onde o visitante pode observar o céu.

  1. Museu das Minas e do Metal

O museu da Gerdau fica no Prédio Rosa, um prédio histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. O prédio preserva características históricas, como os elevadores originais, um dos primeiros instalados na cidade de Belo Horizonte. E o museu reúne um acervo sobre as atividades de mineração e metalurgia, duas as principais atividades do Estado de Minas Gerais.

  1. Memorial Minas Gerais

O Memorial Minas Gerais da Vale reúne obras de diversas épocas e de várias expressões artísticas de todo o estado de Minas Gerais.  O museu que busca resguardar a identidade mineira possui 31 espaços de exposição, que incluem a própria história do prédio e homenagens a artistas e temas mineiros como Os Sertões de Guimarães Rosa, trabalhos de Lygia Clark e fotos de Sebastião Salgado.

praça da liberdade museu minas e metal

Esse belo prédio rosa, é o Museu das Minas e do Metal.

  1. Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura é um museu que recebe exposições inéditas com acervo de museus de todo o mundo. Também oferece palestras e atividades educativas.

  1. Casa da Economia Criativa

 A Casa da Economia Criativa – Horizonte Sebrae é um lugar voltado para ajudar micro e pequenos empreendedores, em especial, de áreas culturais. Sediado em um prédio histórico dos anos 1910, a casa busca resgatar a atmosfera nesse período.

  1. Centro de Formação Artística (Cefart)

O prédio da Praça da Liberdade recebe o departamento de música do Cefart. O público pode assistir a ensaios abertos e a apresentações dos grupos musicais.

  1. Edifício Niemeyer

O edifício seria só um prédio residencial comum, se não tivesse sido projetado por Oscar Niemeyer. Como todos os prédios do arquiteto, o edifício por si só já é uma obra de arte, com suas curvas e imponência de 12 pavimentos.

Edifício Niemeyer Praça da Liberdade

Um edifício que é uma escultura.

Não está na Praça da Liberdade, mas é considerado como parte do Circuito por estar a alguns quarteirões:

  1. Arquivo Público Mineiro

O Arquivo Público Mineiro é a instituição cultural mais antiga de Belo Horizonte, e foi criado quando a capital de Minas Gerais ainda era em Ouro Preto. O arquivo guarda documentos desde a época colonial, que vão desde documentos até registros fotográficos.

  1. Museu Mineiro

O Museu Mineiro é o principal museu de história artística mineira, e seu acervo começou a ser formado junto com o Arquivo Público Mineiro. Ele reúne pinturas históricas, achados arqueológicos e outras peças de mobiliário, armas, etc. Como se fosse pouca coisa, o acervo da Pinacoteca do Estado foi incorporado a ele.

  1. Centro de Arte Popular CEMIG

O Centro de Arte Popular reúne um acervo enorme de obras de artistas populares de todas as partes do estado de Minas Gerais. Peças entalhadas em madeira, esculturas de cerâmica, relicários e artigos religiosos e folclóricos.

igreja-circuito-Praca-da-liberdade-Belo-Horizonte

A Igreja Imaculada Conceição é um ponto de referência, que fica a um quarteirão da Academia Mineira de Letras.

  1. Academia Mineira de Letras

Este aqui não está oficialmente do Circuito, mas deveria. A Academia Mineira de Letras recebe exposições muito legais, oferece palestras, oficinas e peça de teatro.

A AML fica na Rua da Bahia, 1466. No quarteirão atrás da Praça!


Dicas de viagem:

Site do circuito. Aqui você acha informações de funcionamento dos museus, endereços e programação: http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/

Roteiro do circuito do site oficial de turismo de MG: http://www.roteirosdebh.com.br/?id=54#lnk-roteiro

Ao que parece, todos os museus têm entrada gratuita.

Anúncios