Festa dos Santos Populares Portugueses

Estamos no Rio de Janeiro seguindo uma dica de nossa Agenda Cultural de 10-06-2016 e experimentamos as delícias de Portugal na Festa dos Santos Populares. Muita música, vinhos e bolinho de bacalhau. Vem saborear com a gente!

museu-do-paco-rio-de-janeiro-a-bussola-quebrada

O prédio histórico do Paço Imperial, na Praça XV.

O friozinho de quase inverno não espantou os cariocas de comparecem à Festa dos Santos Populares de Portugal na Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.

santos-populares-festa-portuguesa-pernas-de pau-a-bussola-quebrada

Pernas de pau malabaristas e até noivas comparecem à festa.

Como dissemos em nossa Agenda Cultural de sexta-feira, 10 de junho, uma festa portuguesa com toda a pompa e circunstância estava para acontecer no sábado, parto de lugares bem legais como o MAR e o Museu do Amanhã. Fomos conferir e chegamos um pouquinho cedo. E já tinha muita gente lá, não apenas para armar as barracas, mas enquanto os shows não começavam, as rodas se formam para conversar muito, comendo bolinhos de bacalhau acompanhados de cerveja, ou sardinha na brasa com bons vinhos, comer uns docinhos portugueses e até passear pelas atrações do Centro do Rio de Janeiro.

festa-portuguesa-pca-praca-XV-a-bussola-quebrada

E a noite estava linda, com as fitas e bandeirinhas coloridas e a arquitetura preservada do Centro do Rio de Janeiro.

E a festa foi bonita mesmo. Os Santos Populares Portugueses são aqueles que conhecemos das Festas Juninas: Santo Antonio, São Pedro e São João. Aliás, Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro era o homenageado da festa. Seu dia é 13 de junho.

E para ser festa portuguesa, tem que ter comida e vinho. Bem no centro da Praça XV estavam as barracas de vinhos e de Delícias Portuguesas. Havia salgados, mas principalmente doces e vinhos, que poderiam ser consumidos no local ou que poderiam ser levados para casa, para sentir aquele gostinho de festa a semana toda.

bolinho-de-bacalhau-food-truck-festa-portuguesa-a-bussola-quebrada

Gosta de bolinho de bacalhau? Teve Food Truck de comida portuguesa.

Praça XV

A Praça XV tem várias atrações turísticas e está sendo toda reformada, acompanhando o momento do Rio de Janeiro, que precisa estar bem bonito para as Olimpíadas. Mais que isso, o Centro do Rio de Janeiro tem muita história, arte, atrações para turistas e moradores. São centros culturais, teatros, casas de show e muita riqueza cultural.

pca-praca-XV-festa-portuguesa-a-bussola-quebrada

Aos poucos as pessoas vão chegando à Praça XV.

E o prédio do Paço Imperial é um desses tesouros históricos do Rio de Janeiro.

A decoração do evento aproveitou a lateral do prédio para prender as bandeirinhas coloridas que enfeitaram a noite portuguesa na capital fluminense. O Rio de Janeiro estava mesmo colorido.

praca-XV-pca-festa-portuguesa-a-bussola-quebrada

A Praça XV, sendo reformada e dando espaço para as pessoas.

Outra coisa bem legal da Praça XV é que um espaço que antes era aproveitado apenas para circulação de pessoas que vinham das barcas de Niterói, agora ganhou uma área aberta e limpa, que serve bem para skatistas, eventos, reuniões e recebeu até arte popular.

skate-pca-praca-XV-a-bussola-quebrada

Tem ideia do tamanho daquele skate?

Comida Portuguesa

Caminhões de food truck são coisa antiga para quem faz festa de rua.

E numa festa popular tão bem feita, tem que ter caminhão de comida, trailer de sardinha, bar sobre rodas e barracas que vendem até os folclóricos Pastéis de Belém. Mas a Karina esteve em Lisboa, e disse que para ser chamado de Pastel de Belém, não adianta só copiar a receita, tem que ser feito em Belém. Então, são pasteizinhos doces vendidos na Festa dos Santos Populares Portugueses

 

santos-populares-festa-portuguesa-bar-a-bussola-quebrada

Caminhão-bar. Esquente o frio ou mate a sede.

 

santos-populares-festa-portuguesa-barraca-comida-a-bussola-quebrada

Barracas centrais de Delícias Portuguesas.

E deu para ver bem o caminhão amarelo que vendia vários salgados, pastéis, porções de bolinho de bacalhau e acompanhamentos para as bebidas. Escolha as da sua preferência, cerveja gelada, vinho, aguardente, e coma muitos bolinhos.

food-truck-sardinha-festa-portuguesa-a-bussola-quebrada

Mais Food Trucks. A tradição portuguesa de comer bem estava presente.

O trailer da sardinha merece destaque. As sardinhas eram assadas na hora, na frente do cliente. Como um churrasco, as sardinhas iam para a grelha aos montes, e o cheiro das sardinhas acabava por encher o ambiente. Mas com os temperos portugueses, o sabor vinha no vento. Não era enjoativo, pelo contrário, dava muita vontade de comer mais e mais.

santos-populares-festa-portuguesa-sardinha-a-bussola-quebrada

O cheiro das sardinhas abria o apetite e atiçava a gulodice.

E quem quisesse beber, além das barracas de Delícias Portugueses vendendo vinhos e com trechos de poesia e rimas escritas em suas paredes, havia o caminhão de bebidas, com cervejas, vinhos, coquetéis, e várias bebidas.

comidas-tipicas-santos-populares-show-festa-portuguesa-a-bussola-quebrada

Comida, música, bebida, decoração, como tem que ser em uma festa portuguesa.

Os Shows

A tradição portuguesa de boa música veio representada de várias formas. Havia música romântica, havia música popular, havia o que todo mundo esperava, mas havia também um pouco de um forró de além mar, com uma cantora portuguesa ‘malandra’ e muito bem humorada que fazia música para dançar e para rir. Suas canções eram cheias de malícia e duplo sentido. A cantora Rosinha, com seu acordeon e suas dançarinas de shortinho fizeram o povo todo dançar muito e rir ainda mais de suas letras bem humoradas e cheias de maldades.

Veja aqui um pouco do duplo sentido em estilo português da Rosinha.

Rosinha, a portuguesa forrozeira. 

santos-populares-show-festa-portuguesa-a-bussola-quebrada

Shows com Lucy Alves, DJ MAM, Rosinha, só para contar alguns.

Outro grande momento dos shows foram as canções de Lucy Alves, que é paraibana, com seu sotaque e o estilo que vai do forró ao romântico, embalando os casais, as também animando as danças. E entre as apresentações de bandas e cantoras, o DJ MAM fazia suas intervenções com mixagens e voz.

santos-populares-festa-portuguesa-show-a-bussola-quebrada

A festa também era de sotaques. Sempre que tiver oportunidade, ouça a música natural da voz das pessoas.

A Festa dos Santos Populares Portugueses teve três dias de duração. Nós avisamos em nossa Agenda Cultural. Foram os dias 10, 11 e 12 de junho. E você pode colocar na sua agenda. Se ficou com vontade, ano que vem tem mais.

festa-portuguesa-santos-populares-show-a-bussola-quebrada

A noite colorida do Centro do Rio de Janeiro.

Outro ponto para visita é a exposição COMCIÊNCIA, que ainda está acontecendo no Centro Cultural do Banco do Brasil, vizinho à Praça XV.

Há muita coisa legal para fazer. Se estiver frio ou calor. Vá até lá e divirta-se!

decoracao-barracas-santos-populares-festa-portuguesa-a-bussola-quebrada

Gostou da Festa? Ano que vem tem mais.

Dicas de Viagem:

Quer saber mais sobra a Festa dos Santos Populares Portugueses? Veja aqui www.santospopularesportugueses.com.br

Saiba mais sobre o Paço Imperial – www.pacoimperial.com.br/

O MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro – está bem ali perto. Saiba mais e coloque uma visita na sua programação – www.museudeartedorio.org.br/

O Museu do Amanhã está a poucos minutos da Praça XV. Aproveite e visite. Além das exposições, a vista é linda –  www.museudoamanha.org.br/

E aqui você saberá mais sobre o Centro Cultural do Banco do Brasil – http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro/

Ficou curioso sobre o repertório da Rosinha? Veja mais aqui – http://www.rosinha.net/

Anúncios