O Amor está em Londres

Londres, a agitada capital da Inglaterra também pode ser charmosa e muito romântica. Mais que prédios e carros, muito mais que atrações turísticas, Londres tem paixões, romances, juramentos inusitados de amor eterno e fica ainda mais bonita na primavera. Venha se apaixonar por Londres!

primavera-em-Londres-london-spring-a-bussola-quebrada

No meio de vários condomínios, uma praça de pedras e árvores começa a reviver na primavera de Londres.

Chegamos em Londres ao final de abril. Para os brasileiros, isso é sinal de que as férias acabaram, o Carnaval passou, foi-se a páscoa, voltamos à academia, ao trabalho, aos estudos, e o sol gostoso e os dias quentes se foram e começa o outono. Dias mais curtos, frio, nem sempre ver sol, céu cinzento e tristonho.

Mas aqui em Londres é primavera. E o clima se inverte. Os dias começam a ficar mais longos, o sol nasce mais cedo e já é bem intenso nas primeiras horas, a luminosidade dá excelentes fotos e mesmo com chuva e dias nublados, há muito sol para ver bem a cidade.

beco-alley-gandhi-londres-london-graffith-grafite

Becos são para o comércio, para as cores e grafite. Londres tem arte em todos os cantinhos.

Cadeados do Amor

Para começar, na primavera as pessoas costumam ficar mais românticas. Exemplo disso é o aumento alarmante de cadeados do amor pela cidade. Em geral, os apaixonados vão a pontes, locais de passagem de muita gente, com vistas bonitas, com cenas de filme para emoldurar um momento em que o casal se olha nos olhos e diz cheio de calores que ama o par mais do que lasanha. E para celebrar este amor, prende um cadeado em alguma grade da cidade. O nome disso é cadeado do amor.

A tradição é até bem nova, tem poucos anos, mas já se espalhou por toda a Europa. Uns dizem que começou em Roma, por causa de um filme, há quem diga que foi em Londres, outros dizem que foi em Paris, mas estes eu vi às margens do Rio Tâmisa, perto das Casas do Parlamento.

cadeados-do-amor-rio-tamisa-thamis-river-londres-london

Os cadeados do amor me grades, cercas e pequenos espaços.

Primavera em Londres

A lenda dos cadeados do amor se espalha e o amor se perde e se encontra nas ruas e becos de Londres.

Outra coisa bem romântica de se ver na primavera inglesa é que Londres fica toda florida. E os londrinos têm paciência. Vi árvores trepadeiras enroscadas e murchas, parecendo mortas, presas a grades baixas. E vi as mesmas árvores florescerem em arbustos cheios de flores cor de rosa e tomarem conta da grade e quase da calçada.

flores-londres-flower-london-a-bussola-quebrada

Flores. Londres tem muitas. E a primavera chegou.

Em alguns restaurantes, as flores são obrigatórias nas fachadas. Janelas são emolduradas com flores, portas de casas, quintais, jardins de condomínios, prédios, hotéis e até na saída do Metrô. Há flores por todos os lados em Londres.

Na parte mais central de Londres, as áreas não construídas são ocupadas de lindos e bem cuidados jardins. Praças cheias de árvores enfeitam a cidade, parques enormes como os Parques da Rainha, como o Regent Park, o Hyden Park e o Saint James’s Park.

E por falar em flores e parques, na cultura inglesa é comum que casas e lojas, como cafés, pubs e alguns restaurantes tenham seus jardins internos, chamados de Secret Garden. Mas não conte a ninguém sobre estes ‘jardins secretos’, eles são bem disputados na primavera. E rola um romance.

garden-flores-londres-flower-london-a-bussola-quebrada

Parques, flores, jardins secretos. Londres é colorida.

Coisas para se amar em Londres

Lembra que falamos aqui sobe o Metrô de Londres? Falamos também sobre os famosos ônibus de dois andares e os táxis black cab. Mas quem vê fotos de Londres vai lembrar também dos prédios vermelhos de tijolos à vista e das cabines telefônicas.

double-deck-bus-cabine-telefonica-onibus-dois-andares-london-londres

Casas, ônibus de dois andares e cabines telefônicas. Tudo vermelho-vivo.

Nem todas as cabines telefônicas são vermelhas. Apesar de esta ser a cor oficial delas, algumas são pretas. E se você encontrar as cabines telefônicas pretas, use, elas têm wi-fi grátis. Não dá pra ficar baixando vídeos e arquivos muito grandes, mas ajudam muito nas emergências.

cabines-telefonicas-londres-london-a-bussola-quebrada

Mais uma das marcas registradas da Inglaterra.

Becos e lojas

Em outro post ainda vamos falar muito sobre as lojas de Londres, o comércio e a pegada forte de vendedores que os ingleses têm. Tudo lá vira atração, tudo é comércio. Cada cantinho é usado para virar uma loja. E isso acontece muito com os becos de Londres.

Pequenas ruas viram um grande shopping, becos apertados dão lugar a portas de lojas. Pubs grandes abrem em vielas estreitas. Visitar Londres é uma constante caça ao tesouro.

alley-london-beco-londres-pub-musica-ao-vivo

Becos e pubs. Tem que conhecer bem para achar as coisas mais legais.

Alguns becos são cheios de lojas durante o dia, e só funcionam até seis da tarde. Outros, mais centrais, funcionam com os pubs até uma da manhã.

Neste beco há vários pubs. Nem sempre dá pra ver o beco, porque os pubs ficam cheios de gente após cinco da tarde.

Queen-rainha-Elisabeth II-london-londres-aniversario-birthday

E aí está a Rainha Elisabeth II. Aliás, muitas delas.

E claro, para chamar a atenção, vale qualquer coisa. Inclusive comemorar o aniversário de 90 anos da Rainha Elisabeth II enchendo a vitrine de bonecas de Sua Majestade.

mendigo-cachorro-londres-london-a-bussola-quebrada

O mendigo do beco e sua pitbull espertinha. Um caso de romance.

Sempre que há muito movimento, há quem se aproveite disso, para o bem ou para o mal. E Londres está cheia de músicos de rua, pedintes, mendigos. Uma coisa que achamos bonito e meigo no começo da viagem foi este sujeito da foto com sua cadela pitbull. Ele, pedindo esmolas. Qualquer moeda, uma ajuda. A cadela, ao me ver, pulou em minha perna e tentou me lamber. Olhava para mim com aquela cara de cachorro pedinte, que quem tem bichos em casa conhece tão bem.

Demos moedas ao sujeito. Alto, loiro, olhos azuis. Dificilmente o modelo de mendigo que pensamos quando lembramos dessas pessoas. Ele era mesmo inglês. E claro, quem acha que o “Primeiro Mundo” é só ‘tudo de bom’ e ‘terra das maravilhas’, é bom notar que a Inglaterra é um dos países com a maior desigualdade social no mundo. A diferença entre os mais ricos e os mais pobres é parecida com a do Brasil.

O mendigo inglês fez questão de nos abraçar pelas moedas recebidas. Uma pena, ele deveria estar há meses sem banho. O cheio passou para nossas roupas. Ao chegar em um local para comer, senti o cheiro do mendigo em mim. Corri para o banheiro mais próximo. Lavei mãos, rosto, pescoço, passei papel toalha na jaqueta para tirar o mal cheiro. Aquele sujeito não estava tentando ganhar dinheiro fácil. Ele realmente devia morar debaixo de alguma marquise.

Nos dias que se seguiram, notamos que todos os pedintes de Londres têm cachorros. Não há mendigo que não use um cachorro para ajudar a pedir esmolas. Alguns tocam instrumentos musicais, fazem malabarismo, são muito simpáticos, mas sempre com o cãozinho do lado para amolecer os corações das pessoas.

predios-baixos-condominio-londres-london-a-bussola-quebrada

Prédios de tijolos vermelhos. É comum ver a bandeira da Inglaterra nos prédios.

A Inglaterra gosta muito da cor vermelha.

Mais que apenas uma cor, o vermelho é a cor da realeza, então, para dar um ar de riqueza às casas, os londrinos usaram muitos tijolos na construção de Londres. E se os tijolos já são naturalmente vermelhos, por que não deixar assim? Além de manter a cor dos reis e rainhas e parecer chique, ainda é mais barato que fazer acabamento, passar massa fina, massa corrida, duas demãos de tinta ou qualquer outro acabamento refinado. Vamos lembrar que o povo inglês já foi muito pobre.

construcao-construcoes-arranha-ceus-predio-london-londres

Prédios vermelhos, alaranjados, amarelados. Tijolo exposto, mas bem acabado.

E além dos tijolos aparentes, a altura dos prédios também é motivo de curiosidade. Estamos na região central de Londres e a maioria dos prédios tem térreo e mais três andares apenas.

Os aranha-céus são incomuns na maior parte de Londres. Perto do Rio Tâmisa e no lado empresarial os grandes edifícios estão ficando cada vez mais frequentes, mas o comum mesmo é ver pequenos prédios.

O fato curioso se dá por costume. Os condomínios são pequenos por uma questão de lei. E os prédios comerciais apenas aproveitaram casas antigas. Mas o progresso chega. Assim como os prédios altos.

Porém, como é muito caro comprar imóveis em Londres, e ainda mais caro construir edifícios, os condomínios baixos devem permanecer ainda um tempo.

Londres está se verticalizando. Os grandes prédios começam a tomar conta da paisagem.

Lojas de presentes

Algo que está por todos os lados não apenas em Londres, mas em toda a Inglaterra são as lojas de presentes com o símbolo da Union Jack, a bandeira oficial do Reino Unido, conjunção de elementos que representa Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

Você verá essas lojas em pontos turísticos, museus, atrações, casas de espetáculo, shopping centers e até em pubs.

union-jack-tardis-loja-presentes-lembrancas-london-londres

Brinquedos, presentes, souvenires, tudo com bandeirinha.

E não pense que tem lojinha pequena em Londres. Todas devem ser bem caras, porque além do estoque, que é variado, as lojas costumam ser bem decoradas, para chamar mesmo a atenção e se destacar das outras. A competição é grande e vale tudo para chamar a atenção do cliente.

Finalmente, as casas de Londres são muito arrumadinhas, ao menos do lado de fora.

Nem todas têm quintal na frente, ou garagem, como é comum aqui no Brasil. No caso da maioria das casas, o condomínio ou a casa são um sobradinho, com a porta saindo para a rua. E sim, em algumas casas, as pessoas vão passar na sua janela.

portas-casas-geminadas-londres-london-condominio

Veja se esta imagem não é a cara de Londres!

Uma coisa legal dos condomínios em Londres é que todos eles têm nomes. Imitando as casas de nobres, as mansões. Na maioria, uma placa dá o nome do condomínio, com suas duas dúzias de apartamentos, em outros, letras grandes em metal indicam o nome da casa. E este nome entra no endereço e no CEP para correspondência.

Acompanhe os posts. Ainda vou colocar imagens de condomínios e seus nomes. E se você souber de curiosidades em Londres, mande para nós. Vamos adorar compartilhar suas experiências.


Dicas de Viagem

Saiba mais sobre os parques de Londres – http://www.visitlondon.com/things-to-do/openspace/best-parks-in-london#1fMhoCXsW2xXzlt8.97

Quer saber mais sobre os jardins secretos? Veja – http://www.secret-london.co.uk/Secret_Gardens.html

Entenda melhor a desigualdade social em Londres – http://www.lejournalinternational.fr/Um-gigante-inflavel-denuncia-as-desigualdades-em-Londres_a2572.html

Conheça o significado da “Union Jack” – https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Reino_Unido

Anúncios