Viagens de ônibus

A gente está sempre indo e vindo entre Rio de Janeiro e São Paulo. Normalmente não somos muito organizados nisso, decidimos em cima da hora, fazemos a mala e saímos para a Rodoviária. E por isso temos muitas histórias para contar, mas especialmente dicas para dar na hora de programar (ou não) a viagem de ônibus.

vista-viagem-onibus-a-bussola-quebrada

Viajando pra lá e pra cá vemos muitas paisagens bonitas.

Costumamos viajar mais de ônibus do que de avião. Até porquê, muitas vezes, como de Floripa para Porto Alegre, usamos a viagem como pernoite, economizando tempo e dinheiro. Mas claro, às vezes a escolha é programada ou inevitável, como nossa viagem do Rio para Vitória, em que pegamos ônibus porque queríamos ir parando em várias cidades. Ou a interminável viagem de Ouro Preto para São Paulo, que não tinha outro jeito senão passar a noite parando em mil cidadezinhas diferentes durante o trajeto.

Considerando o conforto, ônibus não é a melhor opção. O Fabiano gosta de viajar à noite. Eu, apesar de dormir, chego exausta, toda torta e dolorida. Prefiro poder chegar e deitar numa caminha confortável para repor as energias.

janela-onibus-a-bussola-quebrada

A janela dá até um efeito bonito na foto.

Mal-acostumados com o trajeto Rio-São Paulo (e vice e versa) descobrimos que ônibus leito, que deita a poltrona quase toda e vira cama, é um luxo que não existe na maior parte dos trajetos rodoviários do Brasil. Na maioria das rotas, com sorte você vai ter espaço para esticar as pernas – isso se você for pequeno como eu.

Já passamos por sérias dificuldades dentro de ônibus, desde invasão de baratinhas em um trecho Rio-São Paulo (não tive nem como dormir mais, com nojinho delas) a ônibus com banheiro entupido. Fora as pessoas. Gente falando alto quando você quer dormir, ouvindo todo tipo de coisa no celular as alturas, fulano roncado, ônibus impregnado com cheiro de comida ou biscoito ruim, velhinhos esquisitos no banco ao lado, velhinhas carentes que querem conversar a viagem inteira… vale a dica: não sente muito perto do banheiro se a viagem for longa e leve músicas (para ouvi com fone, peloamordedeus!!) se não quiser bater papo ou escutar barulhos alheios.

onibus-convidados-inesperados-a-bussola-quebrada

Dentro do ônibus, às vezes a vizinhança é fofa, às vezes é irritante!

Sem falar nos feriados. O desespero de tentar sair do Rio de Janeiro em véspera de Carnaval, horas e horas de atraso. Ou para chegar no Rio. Ou voltar para o Rio. A rodoviária de São Paulo é maior e mais bem preparada. Mas já tive que esperar um tempão na avenida porque não tinha onde estacionar o ônibus dentro da rodoviária  doTiête. E lógico, sempre coloque o engarrafamento na conta.

Apesar de não programarmos nossas idas e vindas no eixo Rio-São Paulo, quando planejamos nossas outras viagens, vemos direitinho os horários dos ônibus e compramos sempre com antecedência. Na maioria dos lugares, os horários dos ônibus são limitados. Não dá para chegar na rodoviária, comprar passagem e sair em 10 minutos como fazemos normalmente. Tem que saber o horário certo, chegar antes, esperar. Mesmo quando é um ônibus intermunicipal, e especialmente em cidades pequenas, seja do interior ou litoral.

estatua-da-liberdade-estrada-a-bussola-quebrada

Das coisas engraçadas que a gente vai vendo pelo caminho.

O Fabiano e eu já temos uns acordos fechados. Por exemplo, não vale a pena pegar ônibus de madrugada se a viagem por de menos de 4 horas. Porque imagine sair de uma cidade à meia noite e chegar em outra cidade onde não conhecemos nada às 4 da manhã. Tudo fechado, tudo escuro, sem ter para onde ir, debaixo de chuva ou no maior frio. Quando é assim, pegamos o ônibus nos primeiros horários.

Também não pegamos ônibus se a viagem for mais de 10 horas. Aí é avião. Até porquê, comprado com antecedência e bem programado, o preço da passagem sai até mais em conta.

Esses dias comprei uma passagem de avião para São Paulo, saiu o preço do ônibus mais simples. Somando ida e volta, deu o preço só de ida em um ônibus leito.

E se o percurso só der para fazer de ônibus, a gente vai picotando e parando em várias cidades.

onibus-turismo-a-bussola-quebrada

Tá achando que todo ônibus de viagem é assim bonitinho??

E por que eu estou falando isso tudo?

Porque nessa última semana pensamos muito nisso. Preços, horários, sites de compra de passagem, sites de busca de preços de passagem de avião. E ficamos realmente intrigados em como o sistema funciona, e em como as coisas mudam em tão pouco tempo. Especialmente os preços.

Em 2012, fui pela primeira vez a São Paulo, e paguei 73 reais (pois é, eu guardo as passagens como recordação). Hoje, o mesmo ônibus está cerca de 91 reais. Não entendo muito de inflação, sei que tem várias coisas que influenciam no preço, mas em 4 anos, aumentou 25%.

onibus-aeroporto-a-bussola-quebrada

Viagens intermunicipais, podem bem ser assim. E, se as cidades são vizinhas, normalmente é até mais apertado… e sem ar condicionado!

E o Fabiano ainda ficou chateado que esses dias pegou um semi-leito que estava todo mal conservado e não deram nem o lanchinho de costume aos passageiros. Nada de caro. Suco, biscoitos, um doce para a viagem. Nada. Não se fazem mais viagens de ônibus como antigamente…. Mas tinha filme. Nos que eu vou, não tem filme. Diferente do Fabiano esbanjador, eu só viajo no mais barato.

Mas sem brincadeira, se a viagem não for programada, você corre o risco de só ter o ônibus mais caro na hora da compra. Compre com um ou dois dias de antecedência, se possível. Especialmente de for em feriados!!!

paulista-vista-a-bussola-quebrada

A gente adora apreciar as vistas.

Tem algumas viações que oferecem wi-fi. Nem sempre funciona. Água tem às vezes também. Agora é lei. Tem que ter. E se você der sorte e for numa boa viação (não vou falar nomes, não estamos ganhando nada com propaganda) pode ser que pague um executivo simples, mas com serviço de leito…  Já aconteceu comigo!! Desde então, é minha companhia preferida.

Se precisar de dicas, é só entrar em contato conosco. Estamos sempre pesquisando porque queremos ter a melhor experiência possível, no melhor custo-benefício.

janela-viagem-onibus-a-bussola-quebrada

Não se estresse! Veja como o mundo é lindo!

Dicas de viagem:

Pesquise! O Google está aí para isso. Você pode ir direto nas viações ou em sites de venda de passagens. Mesmo que não compre online, utilize para planejar sua viagem.

Em breve faremos um post só com compras online de passagem.