Como o Brexit pode afetar sua viagem?

A saída da Inglaterra da União Europeia tem tomado conta dos noticiários dos principais jornais do mundo inteiro na última semana. Mas em quê isso afeta a vida de um viajante, como nós? Entenda melhor o que é o Brexit e veja como isso pode influenciar na sua viagem.

brexit euro bandeira a bussola quebrada

União Europeia – Sem a Inglaterra agora? Entenda o Brexit.

No curto período em que estive na Inglaterra, conversei com turistas do mundo todo. Falei com muitos, muitos ingleses, ouvi a opinião dos londrinos, vi a festa que os moradores de Londres fizeram quando souberam do resultado da eleição para o novo prefeito da cidade. Sadiq Khan, de ascendência muçulmana, seria o primeiro prefeito de Londres vindo de uma família com essa origem.

“A esperança venceu o medo” – Era a notícia de um jornal de Londres.

Menos de um mês depois, parece ter sido a vez do medo derrotar a esperança.

A esperança era um mundo sem fronteiras, sem taxas de importação e exportação, um mundo onde o cidadão poderia viver livremente onde quisesse. Não foi o que vimos na semana passada com o resultado do Brexit.

O que significa Brexit?

Ingleses gostam de juntar duas palavras para formar uma terceira. Encurta a frase, soa bem, cai bem nas letras grandes das manchetes dos jornais. Brexit é a junção do BR de britânico com EXIT – saída. E por 52% dos votos contra 48%, especialmente com votos do interior, a Inglaterra decidiu sua saída da União Europeia.

brexit referendo BBC

A BBC fez este gráfico de como os ingleses votaram. “Leave” significa deixar a União Europeia e “Remain” quer dizer continuar, ficar.

Para o viajantes, o que muda pode depender da nacionalidade.

Para os brasileiros, não há exigência de visto prévio. Ou seja, aquele que é pedido aqui no Brasil para garantir a entrada do brasileiro na Inglaterra. Basta chegar lá, com a cara e a coragem e fazer uma entrevista com o agente da imigração. Pode dar algum frio na barriga saber que se o agente não for com a sua cara, você volta! Mas isso não aconteceu com ninguém que eu conheça, então, o risco é pequeno.

Visto de permanência é outra história. Pode ser para trabalho, estudo, curto prazo ou residência. No total, são 5 categorias de visto, chamadas TIER. Só o Tier 3 parece estar suspenso. Era um visto para trabalhadores de baixa remuneração, ou baixo estudo. Mão de obra sem especialização. Os outros, cada um com suas dificuldades. 

uk-border brexit euro a bussola quebrada

Como fica para entrar na Inglaterra agora?

O Brexit significa endurecer as relações internacionais, dificultar a entrada de imigrantes, pagar o preço por tarifas aduaneiras em outros países e até limitar o número de visitantes ou passar a exigir vistos.

brexit euro a bussola quebrada

O Brexit pode significar um retrocesso para a união dos povos do mundo inteiro.

Especialmente este ponto nos atrapalha. Você está viajando pela Europa, passou por vários países, mas quando quiser entrar na Inglaterra é barrado porque agora vai precisar de visto. Ainda não é certeza, mas pode acontecer.

Por outro lado, a Libra Esterlina se desvalorizou numa queda histórica. Não caía tanto há 35 anos! Para os ingleses, isso significa inflação. A moeda compra menos. Mas para quem tem euros, fica até mais em conta comprar algo na Inglaterra, viajar pelo país e fazer turismo. O mesmo para nós, brasileiros, que podemos entrar sem visto, por enquanto, e nosso dinheiro agora pode um pouquinho mais que antes da votação do Brexit.

O Reino Unido faz parte da Comunidade Europeia desde 1973, mas era sempre um país à parte, porque foi o único a não deixar de ter moeda própria, que continua sendo a Libra Esterlina, ainda a moeda mais valorizada do mundo. A Inglaterra aceita compras em euro, mas mantém a Libra. Ou seja, eles usam as duas moedas. Parece confuso?

libras-esterlinas brexit euro a bussola quebrada

A cotação caiu, mas a Libra Esterlina ainda é a moeda mais valorizada do mundo.

Outro ponto que pode dificultar a vida dos viajantes é a necessidade de ter a moeda específica da Inglaterra. Você viaja para vários países da Europa usando o euro. Mas precisará de Libras ao chegar na Inglaterra. Mais uma desvantagem que o Brexit vai causar com o tempo.

Um país dividido

Outro problema com a votação do Brexit é que a decisão também divide o Reino Unido.

Formato por Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, a decisão dos ingleses afeta as outras três nações. Você deve se lembrar que há dois anos a Escócia fez um referendo também, para saber se ficaria no Reino Unido ou proclamaria independência. Os escoceses decidiram ficar. E agora se sentem traídos pela Inglaterra. Outro ponto para deixar os ânimos tensos na região.

Com esta decisão tomada apenas pelos eleitores ingleses, a Inglaterra corre o risco de perder seus vizinhos, que podem decidir permanecer na zona do Euro e deixar o Reino Unido.

euro brexit a bussola quebrada

Notas de Euro. Ainda acreditamos em um mundo sem fronteiras.

A União Europeia era a primeira esperança de um mundo unido e sem fronteiras. O futuro de uma única nação que as ficções sonhavam. Agora, este sonho parece ter ficado mais distante. E quem sabe o que pode acontecer a seguir?

passaporte brexit euro bandeira a bussola quebrada

O visto inglês continua valendo.

Os resultados do Brexit não serão imediatos. Assim como demorou para a União Europeia se concretizar, também vai demorar para que todos os acertos sejam feitos para que a decisão de sair se concretize. Mas este voto de desconfiança é sinal de que as fronteiras entre as nações ainda existem. E isso entristece os cidadãos do mundo.

british-airways brexit euro a bussola quebrada

Somos a favor de um mundo sem fronteiras.

Nós, de A Bússola Quebrada, esperamos que as pessoas repensem sua relação com o visitante, com o estrangeiro, com seus semelhantes e possam um dia, como nós, acreditar que o mundo pode ter muitas culturas, muitas línguas, mas falar uma linguagem universal de entendimento e de amizade entre os povos.

O dia do Brexit foi um dia histórico para o mundo. Um triste e histórico dia. E só podemos agora esperar que o bom senso vença e de alguma forma a decisão do Brexit possa ser repensada.


Dicas de Viagem:

Quer mais informações sobre a União Europeia e o Brexit? Leia aqui, no site da BBC. Está em inglês – http://www.bbc.com/news/uk-politics-32810887

Leia em português sobre o Brexit – http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2016/06/brexit-economia-relacoes-com-o-brasil-e-o-futuro-da-uniao-europeia

Saiba mais sobre a história da União Europeia – https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Uni%C3%A3o_Europeia

 

Anúncios