Como o Brexit pode afetar sua viagem?
A saída da Inglaterra da União Europeia tem tomado conta dos noticiários dos principais jornais do mundo inteiro na última semana. Mas em quê isso afeta a vida de um viajante, como nós? Entenda melhor o que é o Brexit e veja como isso pode influenciar na sua viagem.

União Europeia – Sem a Inglaterra agora? Entenda o Brexit.
No curto período em que estive na Inglaterra, conversei com turistas do mundo todo. Falei com muitos, muitos ingleses, ouvi a opinião dos londrinos, vi a festa que os moradores de Londres fizeram quando souberam do resultado da eleição para o novo prefeito da cidade. Sadiq Khan, de ascendência muçulmana, seria o primeiro prefeito de Londres vindo de uma família com essa origem.
“A esperança venceu o medo” – Era a notícia de um jornal de Londres.
Menos de um mês depois, parece ter sido a vez do medo derrotar a esperança.
A esperança era um mundo sem fronteiras, sem taxas de importação e exportação, um mundo onde o cidadão poderia viver livremente onde quisesse. Não foi o que vimos na semana passada com o resultado do Brexit.
O que significa Brexit?
Ingleses gostam de juntar duas palavras para formar uma terceira. Encurta a frase, soa bem, cai bem nas letras grandes das manchetes dos jornais. Brexit é a junção do BR de britânico com EXIT – saída. E por 52% dos votos contra 48%, especialmente com votos do interior, a Inglaterra decidiu sua saída da União Europeia.

A BBC fez este gráfico de como os ingleses votaram. “Leave” significa deixar a União Europeia e “Remain” quer dizer continuar, ficar.
Para o viajantes, o que muda pode depender da nacionalidade.
Para os brasileiros, não há exigência de visto prévio. Ou seja, aquele que é pedido aqui no Brasil para garantir a entrada do brasileiro na Inglaterra. Basta chegar lá, com a cara e a coragem e fazer uma entrevista com o agente da imigração. Pode dar algum frio na barriga saber que se o agente não for com a sua cara, você volta! Mas isso não aconteceu com ninguém que eu conheça, então, o risco é pequeno.
Visto de permanência é outra história. Pode ser para trabalho, estudo, curto prazo ou residência. No total, são 5 categorias de visto, chamadas TIER. Só o Tier 3 parece estar suspenso. Era um visto para trabalhadores de baixa remuneração, ou baixo estudo. Mão de obra sem especialização. Os outros, cada um com suas dificuldades.

Como fica para entrar na Inglaterra agora?
O Brexit significa endurecer as relações internacionais, dificultar a entrada de imigrantes, pagar o preço por tarifas aduaneiras em outros países e até limitar o número de visitantes ou passar a exigir vistos.

O Brexit pode significar um retrocesso para a união dos povos do mundo inteiro.
Especialmente este ponto nos atrapalha. Você está viajando pela Europa, passou por vários países, mas quando quiser entrar na Inglaterra é barrado porque agora vai precisar de visto. Ainda não é certeza, mas pode acontecer.
Por outro lado, a Libra Esterlina se desvalorizou numa queda histórica. Não caía tanto há 35 anos! Para os ingleses, isso significa inflação. A moeda compra menos. Mas para quem tem euros, fica até mais em conta comprar algo na Inglaterra, viajar pelo país e fazer turismo. O mesmo para nós, brasileiros, que podemos entrar sem visto, por enquanto, e nosso dinheiro agora pode um pouquinho mais que antes da votação do Brexit.
O Reino Unido faz parte da Comunidade Europeia desde 1973, mas era sempre um país à parte, porque foi o único a não deixar de ter moeda própria, que continua sendo a Libra Esterlina, ainda a moeda mais valorizada do mundo. A Inglaterra aceita compras em euro, mas mantém a Libra. Ou seja, eles usam as duas moedas. Parece confuso?

A cotação caiu, mas a Libra Esterlina ainda é a moeda mais valorizada do mundo.
Outro ponto que pode dificultar a vida dos viajantes é a necessidade de ter a moeda específica da Inglaterra. Você viaja para vários países da Europa usando o euro. Mas precisará de Libras ao chegar na Inglaterra. Mais uma desvantagem que o Brexit vai causar com o tempo.
Um país dividido
Outro problema com a votação do Brexit é que a decisão também divide o Reino Unido.
Formato por Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, a decisão dos ingleses afeta as outras três nações. Você deve se lembrar que há dois anos a Escócia fez um referendo também, para saber se ficaria no Reino Unido ou proclamaria independência. Os escoceses decidiram ficar. E agora se sentem traídos pela Inglaterra. Outro ponto para deixar os ânimos tensos na região.
Com esta decisão tomada apenas pelos eleitores ingleses, a Inglaterra corre o risco de perder seus vizinhos, que podem decidir permanecer na zona do Euro e deixar o Reino Unido.

Notas de Euro. Ainda acreditamos em um mundo sem fronteiras.
A União Europeia era a primeira esperança de um mundo unido e sem fronteiras. O futuro de uma única nação que as ficções sonhavam. Agora, este sonho parece ter ficado mais distante. E quem sabe o que pode acontecer a seguir?

O visto inglês continua valendo.
Os resultados do Brexit não serão imediatos. Assim como demorou para a União Europeia se concretizar, também vai demorar para que todos os acertos sejam feitos para que a decisão de sair se concretize. Mas este voto de desconfiança é sinal de que as fronteiras entre as nações ainda existem. E isso entristece os cidadãos do mundo.

Somos a favor de um mundo sem fronteiras.
Nós, de A Bússola Quebrada, esperamos que as pessoas repensem sua relação com o visitante, com o estrangeiro, com seus semelhantes e possam um dia, como nós, acreditar que o mundo pode ter muitas culturas, muitas línguas, mas falar uma linguagem universal de entendimento e de amizade entre os povos.
O dia do Brexit foi um dia histórico para o mundo. Um triste e histórico dia. E só podemos agora esperar que o bom senso vença e de alguma forma a decisão do Brexit possa ser repensada.
Dicas de Viagem:
Quer mais informações sobre a União Europeia e o Brexit? Leia aqui, no site da BBC. Está em inglês – http://www.bbc.com/news/uk-politics-32810887
Leia em português sobre o Brexit – http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2016/06/brexit-economia-relacoes-com-o-brasil-e-o-futuro-da-uniao-europeia
Saiba mais sobre a história da União Europeia – https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Uni%C3%A3o_Europeia
Pingback: Casas do Parlamento | A Bússola Quebrada
Pingback: A Ponte de Londres | A Bússola Quebrada
Pingback: Carta de Despedida a Londres | A Bússola Quebrada