Documentos necessários para viagem internacional

Antes de viajar para outro país, tem uma lista de documentos muito importantes e indispensáveis que serão exigidos e precisam estar organizados. Vamos te ajudar com o check list dos documentos necessários para viagem internacional.

ceu-azul-asa- a-bussola quebrada

Tem muita coisa que organizar antes de viajar.

Nós já contamos para vocês nossos planejamentos de viagem. E esse ano o Fabiano explicou a organização dele para a viagem à Inglaterra. Quando eu fui para a Europa, tive que me preocupar com todos esses documentos também, mas como a gente ainda nem tinha o blog, nem pensamos em escrever direitinho sobre isso (melhoramos muito nesses quase dois anos!).

Agora vamos falar dessa parte que é chatinha, mas imprescindível para conseguir viajar e aproveitar bem seu passeio: os documentos que devem ser tirados ainda no Brasil e antes de pegar seu avião.

1. Passaporte

Tire seu passaporte com antecedência. E pode ser muita já que os novos passaportes têm validade de 10 anos e você não precisa estar com viagem marcada para tirar.

Para fazer seu passaporte você deve marcar um horário pelo site da Polícia Federal, e isso pode demorar. Além disso, o tempo de ficar pronto pode atrasar.

Bebês e crianças de qualquer idade também precisam de passaporte para fazer viagens internacionais.

passaporte-brasil

Esse é o modelo novo de passaporte.

Para quem já tiver passaporte, também é importante verificar a validade já que alguns países não aceitam que os visitantes entrem com passaportes que vão vencer dentro de 6 meses.

O processo é exatamente o mesmo para o primeiro passaporte ou “renovação”. Porque para o pessoal da receita Federal, não é uma renovação, é um processo todo novo.  Mas se você tiver um passaporte ainda dentro da validade, deve levá-lo para ele ser cancelado.

Para países do MERCOSUL a carteira de identidade válida (ou com menos de 10 anos, para aquelas que não têm validade), em bom estado e com uma foto bem reconhecível já é suficiente. Mas se você tiver um passaporte dentro da validade, é sempre bom levar!

2. Visto

É de extrema importância verificar se você vai precisar de visto para entrar e permanecer em um país. E isso pode variar de acordo com o tempo de permanência. Quando ouvimos que um país não exige visto, em geral está se falando de visto para turistas que vão ficar até 3 meses, e não vão nem estudar e nem exercer nenhuma atividade remunerada.

Para pedir visto, você deve ter tirado seu passaporte antes.

Quando você precisar pedir visto para entrar em um país, faça com antecedência, mas ao mesmo tempo, com toda a viagem planejada. Se puder, compre as passagens (reembolsável) e faça reservas em hotel (também reembolsável ou que não pague para cancelar), pois países como os EUA são muito exigentes para liberar o visto que tanto pode demorar muito para sair quanto pode ser negado.

visto americano

Os EUA é o destino que precisa de visto que os brasileiros mais procuram.

Em alguns países o visto é dado na entrada, portanto veja direito tudo o que precisa de documentos para não ser barrado na porta.

3. Seguro viagem

O seguro é obrigatório para quase todas as viagens à Europa, pois é parte de um acordo de países europeus para abertura de fronteiras (Tratado de Schengen). Mas como ele é principalmente um seguro de saúde, é bastante recomendado ter um para qualquer viagem internacional, em especial fora da zona do MERCOSUL.

É o tipo de coisa que a gente paga esperando não ter que usar.

A princípio ele era um seguro saúde que cobriria despesas médicas básicas em casos de emergência.  Atualmente ele também cobre outras possíveis despesas como passagens e hospedagens de parentes em casos de acidentes graves e até despesas necessárias em caso de extravio de bagagem.

4. Dinheiro

Antes de viajar não dá para esquecer de trocar seus reais por dólar e/ou dinheiro local. A dica é ficar verificando o câmbio, em alguns casos, a variação é pequena, mas nos tempos atuais e em viagens planejadas com muita antecedência, o câmbio pode mudar significativamente em um mês ou dois.

Na hora de trocar seu dinheiro, existem opções. Mas a primeira grande dica é trocar em uma casa de câmbio que alguém de confiança indique.

libras-esterlinas brexit euro a bussola quebrada

O dinheiro rico da rainha.

A primeira e mais comum opção é trocar por cash, ou seja, dinheiro em espécie. Essa é a opção mais barata de troca de moeda. Além de imprescindível para pequenas compras, e em alguns lugares, você só poderá mesmo usar dinheiro em espécie. Contudo, dependendo do tempo da sua viagem e do quanto pretende levar para gastar, pode ser interessante considerar outras opções complementares.

Comprar um cartão pré-pago internacional é uma delas. Mas atualmente, em termos de taxas, isso não tem grandes vantagens se comparado a um cartão de crédito internacional. O valor do IOF é o mesmo. Por outro lado, se você pretende controlar bem os gastos, pode valer a pena, já que no cartão pré-pago você vai colocar valor específico para gastar e quando o dinheiro acabar, você não vai poder fazer mais compras.

moedas euro dólar a bussola quebrada

O dinheirinho pobre da Karina

Minha recomendação é que se você for ficar muito tempo, leve parte em espécie e parte em cartão. Porque se acontecer algo com seu dinheiro em espécie (roubo, perda) você terá seu cartão. E se perder ou roubarem o cartão é só cancelar e pedir outro.

Essa mesma vantagem vale para cartões de crédito ou débito internacional. Mas a desvantagem neste caso é a possível falta de controle, em especial do cartão de crédito, já que o valor do câmbio não vai ser o da data da compra, mas o do dia da cobrança. Essa variação pode ser boa ou ruim para você, depende da sua sorte.

5. Vacinas

Para entrar em alguns países há a exigência de algumas vacinas, em especial a de Febre Amarela.  Por isso, se você for para algum país que tenha essa exigência, tome a vacina e leve sua caderneta de vacinação comprovando.

6. Carteira internacional de estudante

Para quem é estudante, ter uma carteira que comprove isso pode garantir muitos descontos, em especial se você tiver menos de 25 anos (pois é, perdi vários descontos por ser velha).

carteira de estudante internacional

Pode escolher a moeda, na carteira de estudante tem duas ou três opções (não lembro), mas existem várias outras empresas de cartão pré-pago.

Hoje a carteira de estudante já vem como um cartão pré-pago, que você pode ou não habilitar.

7. Permissão internacional para dirigir

Se você quiser dirigir em outros países, pode precisar de uma permissão internacional, que deve ser apresentada junto à carteira nacional de motorista. Eu não dirijo, mas segundo informações confiáveis nem sempre é necessário.

Para o caso de você precisar alugar um carro, cruzar fronteiras e for ficar muito tempo, pode ser interessante ter a sua permissão internacional.

Novamente, nos países do MERCOSUL, só a carteira brasileira é já suficiente. Para Europa e EUA, geralmente também, mas como eu disse antes, se for cruzar fronteiras internacionais e quiser evitar dores de cabeça, pode valer a pena ter a sua habilitação sempre à mão.

mercosul

Países que fazem parte do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela.

8. Autorização de viagem para menores

Se uma criança ou adolescente for fazer uma viagem internacional, precisa ter a autorização dos dois pais e/ou responsável legal. Mesmo se estiver viajando com um dos genitores.

Essa autorização só é válida para uma viagem. E deve ser refeita toda vez que a criança for viajar.

Os documentos da criança também são necessários, como certidão de nascimento, carteira de identidade e passaporte.

9. Outras informações

Por fim, importante manter um registro das coisas. Além de levar seus documentos principais, se possível, tenha cópia digital de tudo no e-mail ou na nuvem.

Também tenha registro de telefones de emergência: banco, cartão de crédito, seguro viagem, e principalmente da EMBAIXADA ou CONSULADO BRASILEIRO mais próximo.

Tenha ainda cópia digital das passagens, reservas de hotel e outra atividades que você tenha programado antecipadamente.

aeroporto-decolar-a-bussola-quebrada

Agora é só relaxar no avião e curtir a viagem!

Já demos a lista direitinho pra você. Agora é só fazer o que precisa e boa viagem.

E qualquer dúvida, fale conosco!


Dicas de viagem:

Documentos necessários para tirar passaporte: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum

Países do MERCOSUL que dispensam passaporte para brasileiros: http://www.brasil.gov.br/turismo/2012/04/mercosul-com-rg

Lista de países que exigem visto (e outras exigências) para brasileiros: http://www.brasil.gov.br/turismo/2015/01/conheca-quais-paises-exigem-visto-para-brasileiros

Site da embaixada americana com o processo do visto: https://br.usembassy.gov/pt/vistos/turismo-e-visitante/

Países que exigem seguro viagem: http://consuladoportugalsp.org.br/lista-dos-paises-que-pertencem-ao-espaco-schengen/

Site da carteira internacional do estudante: http://carteiradoestudante.com.br/carteiras

Manual da Polícia Federal para viagem internacional de menores: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/3_edicao_manual_menores.pdf/view

Lista dos países que segundo o DETRAN exigem a PID: http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=4646

 

Anúncios