Descubra a Parliament Square

Uma praça cheia de símbolos e figuras marcantes bem no coração de Londres e que guarda belezas e riquezas que são a base da democracia e das sociedades do futuro. A Parliament Square é cheia de significado e fica no centro político da Inglaterra. Vem com a gente saber mais sobre a Parliament Square.

Vai visitar os pontos turísticos de Londres e quer ver o Big Ben e o Rio Tâmisa, certo?

Então você vai passar bem perto da Parliament Square. E este é um local muito importante de colocar em sua vista.

Para você ter uma ideia, a Parliament Square está bem ao lado das Casas do Parlamento, da Abadia de Westminster, que vamos contar melhor logo mais, fica bem perto do relógio da torre de Londres, ao lado do Rio Tâmisa e oferece algumas informações importantes sobre a atual organização e a política da Inglaterra.

parliament-square-a-bussola-quebrada

Lá atrás o está o Big Ben. Esta é a Parliament Square.

Conhecendo a Parliament Square

Vamos aos poucos.

victoria-underground-station-tube-metro-a-bussola-quebrada

Dá só uma olhada na estrutura da Estação Victoria. Três andares de concreto e colunas enormes antes de chegar às linhas do Metrô.

Para chegar na Parliament Square, a Estação de Metrô mais próxima é a Victoria Station. Está bem na esquina. Dá para ver a estação de toda a praça. E num dia de sol, as cores de flores e folhas de árvores saltam aos olhos completando um quadro.

flor-flores-flowers-parliament-square-a-bussola-quebrada

Os Jardins da Parliament Square. Há muitos parques em Londres.

E por falar em quadro, acho que todo mundo para ali para fazer fotos, filmagens, e até casamentos. Em nossa visita, vimos duas noivas fazendo pose para equipes de fotógrafos, maquiadoras, iluminadores. A luz da Parliament Square é ótima para fotografia e o cenário ao redor é luxuoso. E o gramado, bem aparado com aquele esmero inglês que beira o ataque de TOC, com a grama fininha na cor verde-esmeralda, fazem a capa de qualquer book de casamento.

Mais que apenas um jardim bonito, a Parliament Square guarda muitas homenagens e história. Mas é principalmente um símbolo à liberdade, igualdade e entendimento entre os povos.

westminster-river-pier-a-bussola-quebrada

Estamos bem ao lado do Tâmisa. Chegamos pela Estação Westminster.

O gramado da Parliament Square começou a ser plantado no início da década de 1780, numa época em que toda Londres estava sendo reformada. Na mesma época, prédios velhos e perigosos começaram a ser demolidos. Toda a área foi limpa e um processo de renovação tomou conta de Londres.

Um dos motivos foi a tragédia que destruiu o Palácio do Parlamento em 1834. Como os prédios eram feitos, quase que totalmente de madeira, em 1834, o palácio medieval do Parlamento Inglês foi destruído e um novo, de tijolos, tomou seu lugar.

Os prédios que conhecemos hoje naquela região, são em grande parte dessa época, como a Saint Margareth’s Church, as Casas do Parlamento e a Abadia de Westminster.

westminster-parliament-square-a-bussola-quebrada

Arquitetura gótica, um pouco de medieval, e uma enorme área verde para ajudar a cidade a respirar.

A final da reconstrução das Casas do Parlamento aconteceu em 1852.

Na metade do século 19 é que o famoso Relógio da Torre, o Big Ben, foi colocado em seu lugar. O ano era 1858.

Enquanto estávamos visitando a Parliament Square, pudemos ouvir os carrilhões dos relógios da Torre de Londres. O som é muito bonito. Parece ser alto, especialmente para quem estiver bem embaixo do Relógio da Torre, mas o volume não incomoda nem um pouco. Pelo contrário, se você puder chegar lá ao meio-dia, vá. Ouça todas as badaladas. Faça melhor que isso, chegue às onze da manhã, ouça o Big Ben tocar e espere até meio dia. Você vai achar muito o que ver e fazer por lá durante esta uma hora.

As Estátuas da Parliament Square

Só para você ver quanta coisa tem para descobrir na Parliament Square, as estátuas, fáceis de ver logo que se sai do underground, do Metrô, são de homens que em alguma escala lutaram por valores que hoje acreditamos como universais. Coisas como liberdade, democracia, entendimento, respeito, paz.

parliament-square-churchill-a-bussola-quebrada

Sir Winston Churchill, o folclórico Primeiro-Ministro inglês da Segunda Guerra Mundial.

Na Parliament Square, em frente à Igreja Metodista, ou o Methodist Central Hall, estão representações de Mahatma Gandhi, que trabalhou pela liberdade da Índia divulgando sua postura de não violência.

parliament-square-gandhi-a-bussola-quebrada

Mahatma Gandhi. O indiano que difundiu a política da não-violência.

Ao lado dele, está a estátua de Nelson Mandela, que ficou preso por 35 anos por querer a liberdade dos povos negros oprimidos pelo Apartheid da África do Sul. E após sair da prisão, continuou com suas convicções até se tornar o presidente de seu país.

No local também estão o Rei Ricardo Coração de Leão, famoso por ser o rei que volta das cruzadas para libertar seu povo da tirania de seu irmão, o Príncipe John. Quem viu os filmes de Robin Hood vai lembrar dessa história.

westminster-david-lloyd-george-a-bussola-quebrada

David Lloyd George, que defendeu benefícios sociais.

Outros nomes como David Lloyd George, que introduziu direitos como pensões a idoso, aposentadorias e ajuda a desempregados, Abraham Lincoln, o presidente americano que uniu o país após a Guerra da Secessão e aboliu a escravidão nos Estados Unidos e George Canning, representado em roupas de um senador romano, mas que discursava contra o tráfico de escravos.

Tolerância e Respeito

westminster-methodist-central-hall-a-bussola-quebrada

Methodist Central Hall. A Igreja Central Metodista.

Entre os valores da Parliament Square, um fica bem visível. De um lado da praça estão a Abadia de Westminster e a Saint Margareth’s Church, ambas igrejas Católicas Anglicanas.

Logo ao lado, atrás da praça, está a Methodist Central Hall. A Igreja Central Metodista. E não tem briga. Cada um vai na sua igreja e um não fica perturbando a vida do outro.

parliament-square-westminster-bike-bicicleta-semaforo-a-bussola-quebrada

Aqui até as bicicletas respeitam as leis de trânsito.

O Big Ben

Originalmente, o Big Ben era chamado oficialmente de o Grande Relógio de Westminster. É o relógio de 4 faces mais famoso do mundo. E completa em 2016 a modesta idade de 157 anos.

parliament-square-westminster-a-bussola-quebrada

O Big Ben e as Casas do Parlamento. Ao lado esquerdo, Sir Winston Churchill, de costas para a câmera.

O nome é uma homenagem ao então Ministro de Obras, Benjamin Hall e fica na Torre do Relógio, ou Torre de Londres, ou Elizabeth Tower – A Torre da Rainha Elizabeth. O atual nome vem de 2012, em comemoração aos 60 anos de reinado da Rainha Elizabeth II, a mais longeva mulher no trono da Inglaterra.

westminster-square-buildings-a-bussola-quebrada

O ônibus de dois andares, o Double Deck Bus.

Dicas de Viagem:

Conheça uma a uma das estátuas da Parliament Square http://www.secret-london.co.uk/Parliament_Square.html

Veja os segredos do jardim da Parliament Square aqui – https://www.london.gov.uk/about-us/our-building-and-squares/parliament-square-garden

Mais informações sobre turísticas a Parliament Square? Aqui tem – http://www.visitlondon.com/things-to-do/place/28156610-parliament-square#YHvKUGrf7VSVWTqU.97

Anúncios