Quando decidir se devo ou não viajar?

Quero viajar a trabalho. Mas devo ir? Estou com problemas. Devo viajar? Apareceu uma oportunidade para um intercâmbio. Viajar é uma boa ideia? Se você tem essas ou outras dúvidas sobre viajar ou não, este texto pode te ajudar a pensar melhor.

Recentemente um aluno me procurou com uma dúvida atroz. A oportunidade de um intercâmbio não remunerado caiu no colo dele e ele não sabia se ia ou não para outro país ficar um ano.

O estudante é de origem japonesa, logo, a oferta era para passar um ano no Japão estudando. Os principais medos dele:

Como vou me comunicar? Não sei falar a língua.

escrita-japonesa

Sobre a dificuldade de língua, nada melhor que uma imersão cultural no idioma estrangeiro para aprender de verdade. Especialmente o japonês, tão diferente até na escrita. Ele não vai saber o significado de todos os ideogramas, que devem ser mais de 10 mil, mas vai entender os essenciais e ao menos ser capaz de ouvir e falar o idioma o suficiente para se virar no cotidiano. Afinal, o intercâmbio é justamente para aprender, não é? Vá viajar!

O que vou comer?

comida japonesa

Comida japonesa tradicional é cara, mas não vai faltar arroz, macarrão, frutas, legumes e carne comum no Japão. Se souber fritar um ovo ou passar manteiga no pão de forma, de fome você não morre.

Vou gastar muito dinheiro!

yen-dinheiro-japones

E gastaria se ficasse no Brasil. De um jeito ou de outro, você vai gastar dinheiro na sua vida. Ou com bobagem, ou com balada, ou vai comprar um carro com som da hora e um monte de coisas que você não vai ter para sempre. Agora, conhecimento é para sempre. E bem usado, só cresce. Quer maneira melhor de gastar dinheiro do que investir em você mesmo?

Programe-se, pesquise preços antes de ir, faça as contas de quanto gastar diariamente e evite gastar com bobagens. Esticar o dinheiro usando bem. Vá viajar!

Vai valer à pena? Não vou me arrepender?

menino-japones

Desde minha adolescência, notei que as pessoas costumam se lamentar o tempo todo, especialmente os idosos, aqueles no hospital, os doentes, sobre coisas na vida que queriam ter feito, mas não fizeram.

Vi pessoas bem jovens se lamentando daquilo que deixaram de fazer. Então, já faz tempo que acredito que o maior arrependimento não é pelos erros que cometemos, mas dos acertos que não tentamos. Vá viajar!

Vou passar um ano da minha vida sem batalhar pela minha carreira.

Você é homem. Se fosse chamado pelo exército, perderia um ano de qualquer jeito. E esqueça isso de que você não vai estar acrescentando em sua carreira. Especialmente no Brasil, um tempo no exterior conta muito no currículo. Vivência no exterior encanta o pessoal de RH e abre a porta da sala do chefe. Você não é mais um empregado. Você é o cara que foi fazer intercâmbio no Japão, conhece bem a cultura e vai saber falar com o cliente japonês de igual para igual. Um enorme investimento na carreira em um tempo bem curto!

O aluno estava com medo. Mas foi viajar. E se faltou coragem, ele foi. Com medo mesmo.

westminster-square-buildings-a-bussola-quebrada

Viajar é ajudar a alma a aprender.

Assim como este aluno, outras pessoas costumam falar comigo sobre suas dúvidas envolvendo viagens. As mais comuns são essas:

Estou com problemas pessoais. Devo viajar?

Viajar neste caso é uma fuga?

Fugir dos problemas pode só piorar as coisas. Deu um problema e você se esconde? Não faça isso. Resolva o problema o mais cedo possível e depois vá viajar tranquilo.

Agora, se você está enfrentando problemas pessoais, pensou, pensou e não chegou a conclusão nenhuma, vá viajar. Dê tempo à sua mente. Deixe um pouco de ar e sol entrarem na sua cabeça e você pensará melhor em poucos dias.

Vou trocar minha segurança por outra cidade, ou até outro país. Devo viajar a trabalho?

Segurança é uma ilusão.

E se você está em um local de trabalho novo, o mais comum é que sua mente fique mais atenta. Vá para esta nova posição. Sua mente vai ficar mais alerta e se esforçará mais para aprender. Esta insegurança pode ser um excelente aditivo no seu trabalho. A vitamina extra que você precisava para produzir mais, ter novas ideias e melhorar seu desempenho.

Aceite o trabalho. Vá viajar!

Anúncios