O Pequeno Príncipe no Mosteiro de São Bento

Fomos ao Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo ver a exposição O Pequeno Príncipe descobre o Mosteiro. Deu tempo de ver um pouco da história do Pequeno Príncipe, como imagens, quadrinhos, arte em objetos 3D e também livros e filmes. E aproveitamos para ver um pouco da arte do Mosteiro de São Bento. Venha com a gente ver mais sobre o Pequeno Príncipe e saber sobre o Mosteiro de São Bento.

coroa-pequeno-principe-mosteiro-sao-bento-a-bussola-quebrada

Todo Príncipe precisa de uma coroa.

Era uma vez, e assim começam todas as boas histórias, um aviador que tinha a alma mais leve que o ar e estava numa situação difícil. Era uma guerra, ele havia caído com seu avião, o mundo parecia que ia explodir a qualquer momento, e em seu momento de desespero, este aviador, com sua alma leve já cansada de carregar tantas tristezas, chegou ao seu momento de maior emoção.

– Desenha-me um carneiro.

livros-filmes-pequeno-principe-mosteiro-sao-bento-a-bussola-quebrada

A primeira frase ouvida pelo aviador anunciava a chegada do surpreendente menino: – Desenha-me um carneiro.

E neste momento de desespero, o homem que estava com seu avião abatido, perdido, machucado e vendo o mundo se tornar fumaça conseguiu pensar em um bom motivo para continuar seu trabalho. E disse a várias pessoas alguns bons motivos para continuarem seus trabalhos.

rosa-pequeno-principe-mosteiro-sao-bento-a-bussola-quebrada

Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante.

Não apenas o labor diário, de acordar, dar duro o dia todo, pagar as contas, agradar o chefe ou o cliente, mas a tarefa que um dia dissemos que faríamos, de fazer deste mundo um lugar melhor, de viver melhor, de ser diferente de nossos pais, de procurar um motivo para sorrir.

exposicao-pequeno-principe-livros-mosteiro-sao-bento-a-bussola-quebrada

O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem.

– Cativa-me!

pequeno-principe-livros-mosteiro-sao-bento-a-bussola-quebrada

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry cativou muitas almas com seu Pequeno Príncipe. Almas que ficaram mais leves ao ler as mensagens do menino que falava em uma espécie de mágica que muda o mundo. Uma força maior que qualquer poder.

aviao-pequeno-principe-mosteiro-sao-bento-a-bussola-quebrada

O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.

E a história do menino com cabelos da cor do brilho do sol, pequeno, inocente, que veio de um planetinha bem pequeno chamado B-612 e viajava por entre as estrelas foi crescendo, foi ganhando espaço e até foi assunto aqui mesmo, quando fomos ver O Pequeno Príncipe no cinema. E com todas as vantagens da tecnologia moderna, o que realmente ainda fica mais visível é a capacidade de querer uma vida com mais sorrisos, uma vida sem tanto peso e tantas dificuldades.

pedra-pequeno-principe-livros-mosteiro-sao-bento-a-bussola-quebrada

A Exposição do Pequeno Príncipe no Mosteiro de São bento tem até uma lasca do planetoide B-612.

O mundo é duro, sim. Há muito o que fazer para que melhore, mas se um aviador, um soldado, em plena Segunda Guerra Mundial, após ser derrubado dos céus e cair no deserto, ficar sozinho, sem comida, sofrendo de dores e medos, ainda consegue pensar numa história de dias melhores, de valores universais, de alegrias simples e que duram muito, é de se pensar, se no meio de nossos dias, que são difíceis, não podemos, nós também, pensar em como fazer deste mundo um lugarzinho melhor.

livros-pequeno-principe-mosteiro-sao-bento-a-bussola-quebrada

Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.

Uma coisa que vemos em muitos de nossos heróis é que nas horas mais difíceis, estes homens e mulheres conseguem agir melhor que as circunstâncias, e, ao invés de devolver mais dor ao mundo como pagamento por seu sofrimento pessoal, conseguem entregar benefícios e soluções porque sempre tiveram dentro de si uma coisa que falta há muitos: Valor.

B612-pequeno-principe-mosteiro-sao-bento-a-bussola-quebrada

O essencial é invisível aos olhos, e só se vê bem com o coração.

O Pequeno Príncipe fala ao coração das pessoas, de maneira poética, sobre valores universais, como entendimento, compaixão, esforço para ver o outro bem, empenho para fazer suas tarefas da melhor forma possível, pensando sempre no bem comum, a importância de sentimentos mais generosos, como amizade e amor.

pequeno-principe-mosteiro-sao-bento-a-bussola-quebrada

Todas as pessoas grandes foram um dia crianças – mas poucas se lembram disso.

O menino que viajava por entre as estrelas, que morava num pequeno planeta com três vulcões, que precisava de um carneiro para comer os brotos de baobás que cresciam pelo planetinha e que tinha uma flor como melhor amiga nos conta uma história com suas viagens. Entre tristezas e momentos de ternura, o Pequeno Príncipe faz crianças sonharem e incentiva adultos a lembrarem que já foram crianças. E a dar mais valor ao que realmente importa.

E para ver mais sobre o Pequeno Príncipe, visite o Mosteiro de São Bento. Saiba um pouco mais sobre este lugar a seguir.

O Mosteiro de São Bento

mosteiro-sao-bento-entrada-a-bussola-quebrada

Entrada para o colégio de São Bento.

São Paulo é uma cidade de trabalho duro e de riquezas. Mas o que esta cidade tem de real valor está muitas vezes escondido nos seus cantos, ou, bem ao alcance da visão, mas nós não percebemos. Como disse o Pequeno Príncipe, “O essencial é invisível aos olhos, e só se vê bem com o coração.”

Pensando assim, após passar tantos anos pelo Mosteiro de São Bento, e com a desculpa de ver a exposição sobre o Pequeno Príncipe, aproveitamos para ver mais um pouco do que há de belo e essencial dentro do Mosteiro de São Bento.

Bem na região central da cidade de São Paulo, está o colégio e Mosteiro de São Bento.

Além das altas paredes, o Mosteiro ainda tem a arquitetura clássica misturada a um pouco de gótico em suas formas, estátuas dos apóstolos na fachada e lateral, carrilhões de sinos que marcam as horas, um enorme relógio em sua entrada e pinturas, esculturas e arquitetura em seu interior.

mosteiro-sao-bento-catedral-a-bussola-quebrada

A fachada do Mosteiro de São Bento.

Tudo isso e mais um órgão de tubo tocado durante as missas. Há horários de visitação apenas para turistas, para não misturar com o horário das missas. E só para você ver como cultura faz bem a todos os povos, no dia em que estivemos lá, vimos pessoas de várias religiões. Pudemos ver católicos e não católicos, pudemos ver pessoas que falavam sobre o ponto de vista do espiritismo sobre o Pequeno Príncipe e vimos homens de barba e turbante, que poderiam ser muçulmanos ou hindus. Sinto, não sou especialista. Mas quem estava lá para ver o Pequeno Príncipe também se deslumbrou com a arte, os quadros, os desenhos nas paredes, a estrutura e os detalhes com que o Mosteiro de São Bento foi construído.

clausura-mosteiro-sao-bento-a-bussola-quebrada

Entrada para a clausura do Mosteiro de São Bento.

Para quem quiser saber um pouco mais, o Mosteiro de São Bento foi sendo construído e ampliado aos poucos, mas seu começo já tem mais de quatrocentos anos.

mosteiro-sao-bento-a-bussola-quebrada

Pinturas, arquitetura, arte, vitrais e muito trabalho para esculpir um ambiente tão bem feito.

Ter essa capacidade de enxergar o belo no trabalho alheio, em outra cultura, em outra religião, é perceber que apesar das diferenças entre nós, há pontos essenciais que nos unem, porque somos todos seres esquisitos e diferentes, mas da mesma espécie humana. 

entrada-mosteiro-sao-bento-a-bussola-quebrada

Visite. Conheça. O Mosteiro de São Bento fica ao lado da Estação São Bento do Metrô de São Paulo.


Dicas de Viagem:

O Pequeno Príncipe descobre o Mosteiro
De 1° a 31 de julho de 2016.
Aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, das 9h ao meio-dia.

Para adquirir ingressos gratuitos – https://www.sympla.com.br/exposicao-o-pequeno-principe-descobre-o-mosteiro-editora-cosmos-mosteiro-sao-bento__73783

Saiba mais sobre o Mosteiro de São Bento – http://mosteiro.org.br/

 

Anúncios