National Portrait Gallery e Saint Martin

Saindo do Tube londrino bem na praça Trafalgar Square, você verá a famosa National Portrait Gallery, verá estátuas e obeliscos, poderá ver e saber mais sobre a história de Londres e da Inglaterra e ainda conhecer o assustador segredo da Igreja de Saint Martin. Acompanhe nossa visita pelo tempo e pelo medo e descubra que o que te assusta também pode ser belo.

traffalgar-square-a-bussola-quebrada

Saindo do underground, você verá a Trafalgar Square, que fica linda em um dia de sol.

Saber apreciar arte e exposições é uma virtude. A maioria das pessoas vai preferir algum passatempo mais agitado. mas sabendo viver, tem tempo para tudo nessa vida.

E uma coisa que gostamos muito aqui em A Bússola Quebrada é arte. E se você está em Londres, é claro que vai pegar nem que seja uma manhã de quarta-feira para conhecer a National Portrait Gallery.

leao-traffalgar-square-a-bussola-quebrada

O Leão na Trafalgar Square, pra você fazer um carinho.

Para chegar lá é bem fácil. Comece com o Metrô. O underground de Londres deixa você na Trafalgar Square. Atravesse a praça sem ter pressa de nada. Há estátuas, monumentos e um enorme obelisco. A decoração de chafarizes, com golfinhos e luzes ao anoitecer dão ainda mais charme ao local.

Ao final da praça, a National Portrait Gallery, com seus cinco andares de história ilustrada por estátuas e quadros.

national-portrait-gallery-londres-london

A fachada da National Portrait Gallery

National Portrait Gallery

Imagine um lugar onde você pode ver todas as cabeças coroadas da Inglaterra, representadas em quadros, bustos, estátuas, pinturas e desenhos, e ainda ter uma aula de história como em nenhum outro lugar.

retratos-bustos-nobres-National-Portrait-Gallery-London-Londres

A National Portrait Gallery – Retratos, estátuas e bustos, com a decoração de séculos passados.

corredores-bustos-nobres-National-Portrait-Gallery-London-Londres

São cinco andares de muitos corredores. Vá sem pressa, passeie pela National Portrait Gallery e descubra arte e história.

Imagine também que você verá toda a arquitetura da Inglaterra e mais a decoração de cada época e saberá sobre reis, rainhas, heróis, políticos, vultos históricos e fatos marcantes. Isso parece pouco para você?

rei-rainha-National-Portrait-Gallery-London-Londres

Os reis e rainhas. A National Portrait Gallery conta sobre guerras e histórias de amor.

bustos-nobres-National-Portrait-Gallery-London-Londres

Nobres, estadistas, filósofos e até meros plebeus estão representados na National Portrait Gallery.

Vamos ver, você vai à National Portrait Gallery, que é gratuita, vê retratos de pessoas famosas, como Margareth Tatcher e a Princesa Diana, as irmãs, Brönte, Henrique VIII e todos os outros Henriques anteriores.

Margareth-Tatcher-National-Portrait-Gallery-London-Londres

A famosa Dama de Ferro, Margareth Tatcher está na National Portrait Gallery.

Dentro da National Portrait Gallery você poderá entender um pouco melhor a história de guerras, lutas internas e a construção de um império que praticamente governou o ocidente por mais de um século. E claro, quem souber apreciar, vai se impressionar com os quadros que imitam pedra, como mármore negra, feitos com perfeição, ou aqueles que imitam a textura, cor e brilho da seda usada pelos reis, rainhas e nobres, ou as rendas delicadamente desenhadas e pintadas em outros retratos.

Lady-Diana-National-Portrait-Gallery-London-Londres

Também está na National Portrait Gallery a Princesa Diana, um dia chamada “A Princesa do Povo”.

E claro, além da coleção própria, a National Portrait Gallery ainda oferece exposições especiais, como neste dia de nossa visita, em que a cerejinha do bolo era uma exposição especial sobre Delacroix, pintor do romantismo francês do século 18.

irmas-bronte-systers-National-Portrait-Gallery-London-Londres

Retrato das Irmãs Brönte, escritoras do romantismo inglês do século 19. Charlote e Emily são as mais conhecidas.

Mas ainda há mais para ver logo ali ao lado.

saida-national-portrait-gallery-londres-london

Saindo da National Portrait Gallery, atravesse a rua e vá conhecer a Saint Martin.

Igreja de Saint Martin

Saindo da National Portrait Gallery, o visitante verá a Igreja de Saint Martin in the Fields, bastando atravessar a rua. É uma outra atração que você precisa visitar. Mais que uma igreja bonita, a Saint Martin tem uma atração escondida.

cripta-Saint-Martin

Parece uma galeria de arte. Mas espere para ver.

Quem visita a igreja de Saint Martin, vê um trabalho de engenharia e arquitetura condizente com a época em que a Igreja foi construída, com sua torre, obelisco decorativo e a bênção do rei Henrique VIII em 1542. E foi ampliada em 1607. Foi destruída em 1721 e reconstruída em 1726.

pintura-igreja-cripta-Saint-Martin

A pintura representando a Igreja de Saint Martin.

O mais impressionante porém, é que embaixo da Igreja de Saint Martin original havia uma cripta, para os endinheirados fiéis. E como a igreja precisava se manter, e pedir dinheiro não ajudava, o marketing entrou em ação.

maquete-igreja-cripta-Saint-Martin

Uma maquete e amigos na Igreja de Saint Martin.

Após descer por uma redoma de vidro, usando escada ou elevador, o visitante chegará ao primeiro nível. Loja, galeria de exposição, um café, algumas salas de reunião. Tudo muito arrumadinho. Mas desça mais um nível e veja a cripta de Saint Martin.

cripta-Saint-Martin-restaurante

Aqui começa a cripta da Igreja de Saint Martin. Poemas, quadros, pinturas nas colunas de mais de 700 anos.

O visitante verá um restaurante no segundo subsolo, com cara de chique, com pratos bonitos, cheio gostoso, mas uma decoração curiosa de grandes placas de pedra e bustos de pessoas de mais idade. Ao se aproximar, a surpresa. São lápides!

cripta-Saint-Martin-tumulos-lapides

Lápides, bustos, textos bíblicos, orações e mortos decoram as paredes do restaurante abaixo da Igreja de Saint Martin.

Sim!! Tremam os mais supersticiosos, apavorem-se os medrosos, mas o restaurante bem abaixo da igreja de Saint Martin está bem no meio de um cemitério! Pessoas estão enterradas naquelas paredes! Suas lápides e preces podem ser vistas e fotografadas por todos que por ali passarem.

As colunas antigas, de pedra, com cimento do século 13 servem de espaço para pinturas, folhetos, retratos, orações e poemas.

Pense só: Almoçar ou jantar numa atmosfera cheia de fantasmas, sabendo que bem ali ao lado do seu prato tem uma tumba com um defunto de quatrocentos anos! Isso assusta você? Consegue comer dentro de um cemitério de pedra? Isso que é criatividade!


Dicas de Viagem:

Quer visitar a National Portrait Gallery e a Igreja de Saint Martin? As estações de Metrô mais próximas são Charing Cross a 230 metros, Leicester Square a 195 metros, e Embankment, a 490 metros.

Conheça a programação da National Portrait Gallery e veja como visitar – http://www.npg.org.uk/

Saiba mais sobre a National Portrait Gallery – https://pt.wikipedia.org/wiki/National_Portrait_Gallery

Quer chegar de Tube? Veja aqui um mapa para a National Portrait Gallery – http://www.londontown.com/TransportInformation/Attraction/National_Portrait_Gallery/3cee/

Saiba mais sobre a Igreja de Saint Martin – http://www.stmartin-in-the-fields.org/

Anúncios