Almoço na Praça Benedito Calixto

Fomos almoçar na Praça Benedito Calixto, lugar frequentado por tribos bem diferentes. Artistas, antiquários, músicos, hippies, hipsters, mineiros, cariocas e paulistanos se encontram e convivem bem nesta praça tão cheia de cores e arte. Venha com a gente almoçar na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, zona sul de São Paulo.

benedito-calixto-dom-quixote-a-bussola-quebrada

O cavaleio da Triste figura. Um Dom Quixote feito de materiais reciclados.

Pertinho das estações do Metrô, a Praça Benedito Calixto recebe aos sábados, um grupo bem diferente do que costuma ver em dias da semana. Em dias de inverno as cores se multiplicam. Em dias de verão e primavera, as roupas dão lugar a sorrisos e conversas animadas.

A feira, a arte, as pessoas, os novos artistas, barracas de comida, perfumes, quadros e antiguidades, bijuterias e roupas. Você vai achar de tudo um pouco sendo vendo nas calçadas da praça.

benedito-calixto-caminhao-arte-a-bussola-quebrada

Ferro-velho também é cultura. E este caminhão é uma arte só!

Benedito Calixto foi pintor e artista plástico paulista do século 19 e começo do século 20. Nasceu em Itanhaém, litoral de São Paulo e teve uma vida muito dura até alcançar fama e uma vida mais confortável. Homenagear uma praça com seu nome é muito gentil, mas ter anos mais tarde eventos, artes plásticas, antiquários, pintores, desenhistas, chorinho e artistas diversos atuando neste local, isso sim é uma homenagem.

Um quarteirão até um pouco apertado para tanta alegria, a Praça Benedito Calixto se estende desde a Igreja do Calvário, na rua Cardeal Arcoverde, até a rua Teodoro Sampaio. E aqui nesse espaço até pequeno, muita coisa acontece.

benedito-calixto-paroquia-sao-paulo-da-cruz-igreja-do-calvario-a-bussola-quebrada

Paroquia São Paulo da Cruz. Igreja do Calvário, na rua Cardeal Arcoverde, de frente para a Praça Benedito Calixto.

 

benedito-calixto-panela-na-rua-a-bussola-quebrada

Coquetéis, roupas, acessórios, bijuterias e crepes no Panela na Rua.

Você já deve ter lido em uma Agenda Cultural antiga sobre o Panela na Rua, uma atração inteira de Food Trucks acontecendo em São Paulo. Quando começou, este local era um estacionamento aberto, um terreno, que virou atração. Se você lembrar, vai saber que vimos isso em Florianópolis, na Lagoa da Conceição. Hoje, para sobreviver, o local precisou se adaptar um pouquinho. Tem mais barracas de roupas alternativas por lá do que comida. Tem bebidas, como coquetéis coloridos e perfumados, em copos longos e com as misturas mais gostosas, e tem uma barraca de crepes artesanais. Ver o cozinheiro preparar os crepes já dá aquela vontade de saber como fica o sabor do prato acabado.

benedito-calixto-einstein-bijuteria-a-bussola-quebrada

Alguém mais notou o Einstein vendendo bijuterias? Só na Praça Benedito Calixto.

E por falar em prato, Praça Benedito Calixto tem vários bares e alguns bons restaurantes, uns com som ao vivo, mas o legal mesmo é ir cedo, experimentar doces e salgados nas barracas que servem acarajés, hot dog, coxinha, sanduíches de todos os tipo, especialidades do mundo todo, doces de vários lugares, comida de boteco e bebidas que você só encontra num lugar todo diferente do padrão. E o melhor, com DJ tocando chorinho!

benedito-calixto-praca-de-alimentacao-a-bussola-quebrada

Barracas de comida. A Praça Benedito Calixto é local de cultura e arte desde 1987.

 

benedito-calixto-praca-barraca-a-bussola-quebrada

Procure nas barracas. Antiguidades, decoração, arte, roupas,acessórios. Faça a sua moda!

Agora, se você prefere encher o prato e comer arroz e feijão, siga para o Consulado Mineiro. Uma casa especializada em comida mineira do tipo que acompanha couve, tutu de feijão, carne em quantidade, ovos fritos pra dar leveza ao prato e todas as especialidades da comida mineira. Para o mineiro matar saudade e para os paulistanos pedirem um café com pão de queijo.

E se você é daqueles que preferem um boteco no sábado, ao lado do Consulado Mineiro você vai encontrar o São Benedito. Um bar de nome folclórico para fazer companhia ao artista Benedito Calixto.

benedito-calixto-sao-benedito-consulado-mineiro-a-bussola-quebrada

O bar São Benedito e logo depois o casarão laranja do Consulado Mineiro. Comida e bebida para matar todas as vontades.

Acha que é só isso? Brinquedos dos anos 1980, como Playmobil, He-Man e Comando em Ação fazem companhia a uma livraria de arte, que fica no mesmo prédio de lojas de roupas descoladas, que estão no mesmo prediozinho colorido em que há uma loja de gibis, a Gibiteria.

benedito-calixto-paroquia-lojas-gibiteria-a-bussola-quebrada

Roupas, arte, moda, livros e a Gibiteria da Praça Benedito Calixto. Vai lá conhecer.

Quer mais ainda?

Na Praça Benedito Calixto você ainda encontra galerias de arte, lojas de artigos que misturam cultura pop, arte sacra, arte clássica, pop art e muita criatividade em um número quase infinito de objetos decorativos, roupas, acessórios e utensílios domésticos. 

benedito-calixto-bar-restaurante-a-bussola-quebrada

Bares, restaurantes e galeria de arte. A Praça Benedito Calixto é bem completa. Seu sábado vai ser bem divertido.

Quer passar um sábado diferente em São Paulo? Vá ao bairro de Pinheiros conhecer a Praça Benedito Calixto e aproveite para dar uma sacudida na sua criatividade.

E se quiser esticar um pouco mais, a região é próxima de bares, casas de música ao vivo e restaurantes que capricham para agradar o cliente.

Visite e diga para a gente o que você gostou.

benedito-calixto-barraca-antiquario-a-bussola-quebrada

Fique atento! Este evento na Praça Benedito Calixto acontece apenas aos sábados.

 


Dicas de Viagem:

Chegar na Praça Benedito Calixto é bem fácil. Fica perto da estação Clínicas do Metrô, ou, se você preferir, perto da estação Faria Lima. Claro que você pode seguir pela Avenida Brasil até a rua Henrique Schaumann. Ou desça a Cardeal Arcoverde, ou suba a Teodoro Sampaio. As duas são mão única.

Saiba mais sobre a Praça Benedito Calixto. Aqui tem até um mapa para ajudar você – http://pracabeneditocalixto.com.br/

Já leu a biografia de Benedito Calixto? Aqui tem – https://pt.wikipedia.org/wiki/Benedito_Calixto

Anúncios