Casas dos Países nas Olimpíadas do Rio

Junto com os jogos olímpicos vieram muitos atletas e turistas de todos os cantos do mundo. As casas temáticas dos países ajudam a fazer do Rio de Janeiro, nesse período, o planeta inteiro. Venha conhecer essas atrações!

bandeiras paises olimpiadas rio 2016 a bussola quebrada

Todos os países no Rio de Janeiro.

Dia 21 de agosto encerram-se os jogos olímpicos do Rio de Janeiro. Algumas atrações programadas para esse evento chegam ao fim e outras permanecem até o final das Paraolimpíadas, que ocorrem entre os dias 07 e 18 de setembro.

Entre estas atrações as Casas dos Países, que são o que há de mais interessante para o intercâmbio cultural. Vou ser honesta, não sei direito quantas são. Em cada página dos sites oficiais das Olimpíadas, diz um número diferente. Além disso, há outras tantas casas temáticas, como as da Coca-cola, NBA, de Pernambuco e do Rio de Janeiro.

pira olimpica rio-2016 a bussola quebrada

Pira olímpica no Boulevard Olímpico.

Veja aqui as principais atrações olímpicas!

O certo é que são muitas casas temáticas, cerca de 50. E ao menos metade delas está aberta ao público. Algumas têm entrada franca, outras são pagas. Algumas se despendem do Brasil no domingo, outras ficam até setembro.

As Casas dos Países estão concentradas no Centro e na Zona Sul, tendo algumas também na Zona Oeste (basicamente na Barra da Tijuca).

As Casas dos Países têm enfoques diferentes, mas todas têm por objetivo apresentar a cultura de seu país para cariocas e turistas de todo o mundo que vieram assistir aos jogos olímpicos. Um pedacinho de cada país, fazendo do Rio de Janeiro o mundo inteiro.

portugal olimpiadas rio 2016 a bussola quebrada

A casa de Portugal é em um barco. Bem apropriado.

Algumas Casas dos Países, como a do México, focam nas artes e na história. Eles prepararam três exposições para serem exibidas durantes sua estadia. Já o Japão tem várias casas, e uma delas é totalmente dedica à arte típica, com uma exposição de artistas japoneses. Já Portugal aposta na história em comum com o Brasil, e faz sua casa em um navio.

A Austrália decidiu focar em trabalho e educação, com palestras e informações para quem quiser fazer intercâmbio no país. Os países africanos se reuniram em uma única casa, e oferecem seminário sobre agronegócio, turismo e tecnologia. Na casa da Grã-Bretanha tem encontros de negócios também, programação cultural e festas!

pavilhao da suica olimpiadas rio 2016 a bussola quebrada

O Baixo Suíça, a casa da Suíça, é a mais comentada nas redes sociais.

Outras casas apostam em variedade, com muita música, gastronomia e atividades lúdicas. O Baixo Suíça tem pista de patinação artificial; Coreia do Sul, que sediará os próximos jogos Olímpicos de inverno (2018), traz a experiência de esportes de inverno para o calor do Rio de Janeiro. E o Japão já apresenta seu projeto para as Olimpíadas de Tóquio em 2020. A OliAle, casa da Alemanha, também tem bastante diversidade, com práticas esportivas, shows, comida, e claro, muita cerveja alemã!

Comida típica é o que não vai faltar e é o grande cartão da casa do Catar, da Colômbia e da Áustria, que oferecem degustações. Na bayt Qatar, a entrada é cobrada, mas o preço inclui duas pessoas.

casa jamaica olimpiadas rio 2016 a bussola quebrada

A casa da Jamaica tem festa todos os dias.

Jamaica, Holanda e França, apostam, entre outras coisas, nos DJs e trazem suas noitadas para a night carioca. Estas casas cobram entrada.

E nos finais de semana, a casa da Finlândia traz o Papai Noel diretamente da Lapônia, fazendo um Natal fora de época!

casa-laponia papai noel olimpiadas rio 2016 a bussola quebrada

Nos finais de semana, o Papai Noel visita o Rio de Janeiro na casa da Finlândia.

Vale lembrar que segunda-feira (22) grande parte das casas irão acabar, ficam apenas as casas da Alemanha, Colômbia, Coréia do Sul, Grã-Bretanha, México, Suíça, Tóquio e Brasil*. Alguns farão pausa entre os jogos olímpicos e paraolímpicos, outras casas funcionarão direto.

*A casa da Itália vai funcionar, no entanto, durante as Olimpíadas e será fechada apenas para convidados, e não consegui achar nenhuma informação se durante as Paraolimpíadas estará aberta ao público (espero que sim!).

Dicas de viagem:

Duas listas com endereços, permanência e horários das Casas dos Países. Olhe os dois, pois eles são contraditórios para algumas casas.

https://www.rio2016.com/casas-dos-paises

https://www.rio2016.com/noticias/guia-das-casas-tematicas-dos-paises-durante-o-rio-2016

Segue aqui, o link oficial de algumas Casas dos Países. Nem todos têm versão em português.

Casa da Alemanha – http://alemanhanosjogos.com.br/oliale/alemanha-na-praia

Casa da Austrália – http://www.austrade.gov.au/local-sites/brazil/events/casa-australia-jogos-olimpicos-rio-2016

Casa do Catar – http://www.baytqatar.qa/en/home/

Casa da França – http://www.clubfrance.com.br/

Casa da Grã-Bretanha – https://www.britishhouserio.com/

Casa da Jamaica – http://www.visitjamaica.com/

Casa do México – https://consulmex2.sre.gob.mx/riodejaneiro/images/pdf/ProgramaCasaMexico.pdf

Casa da Suíça – http://swissando.com.br/

Casa Tóquio 2020 – https://tokyo2020.jp/en/

 

Anúncios