24 Bienal do Livro de São Paulo
Evento obrigatório para quem gosta de ler, a 24ª Bienal do Livro de São Paulo começou semana passada e fica até o começo de setembro esperando por mulheres que amam poesia, crianças que adoram livros coloridos e até homens que só gostam de livros de guerra. Veja as atrações da 24ª Bienal do Livro de São Paulo e viaje na literatura nacional e mundial.

Entrada da 24ª Bienal do Livro de São Paulo.
Já está virando tradição. Ano passado, nós estivemos na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, e este ano, vamos repetir o passeio na 24ª Bienal do Livro de São Paulo.

Era pra escrever só no papel?
Domingo de sol, como há tempos não fazia em São Paulo. E o paulistano foi lotar parques, praças, quem sabe praia, e claro, foi vistar a 24ª Bienal do Livro de São Paulo!
E quem for à Bienal este ano verá que há um enorme incentivo para o público infantil. Stands inteiros com livros de personagens infantis, desde os clássicos até os mais modernos, como histórias em quadrinhos, que também conquistam o público adulto, mas com um stand só para a Mônica, que ainda aparece em pelo menos outros dois stands.

E ainda tem outro stand com os gibis da Turma da Mônica Jovem.

Uma garota lembrou aqui das Mônicas que foram espalhadas por São Paulo em 2012.
Além de clássicos da literatura, está em alta a magia e a era medieval, como contos de fadas, Harry Potter e até Game of Thrones.
Clique para ampliar.
Estava lá também O Pequeno Príncipe, que você vai lembrar, vimos no Mosteiro de São Bento. E tinha até um padre no stand, que deve ser do mosteiro, pronto para responder perguntas.

O Pequeno Príncipe na Bienal também.

O avião vermelho do Pequeno Príncipe.
E nem só de livros vive a Bienal. A atual cultura pop está bem representada com figuras de ação, brinquedos, utensílios de decoração e artigos de colecionador. Um bom exemplo é o stand todo sobre presentes e coisas úteis ou decorativas inspiradas em livros, games e quadrinhos. Olha esta loja:

Já foi o tempo em que Nerd era zoado.
Personagens aparecendo para vender livros, Revistas e Gibis
Clique para ampliar.
Diversidade
Uma coisa que se mostrou bem evidente é a variedade de escritores. Um artista nordestino contando histórias de cordel, poetisas sendo entrevistadas, homens, mulheres e até crianças escrevendo, espetáculos com índios, cabe tudo na Bienal.
Clique para ampliar.
Livros, Revistas e até SEBO
Quem gosta de ler sabe que um sebo é o local onde se compra e vende livros e revistas antigos, usados, fora de catálogo, esgotados. É um bom lugar para completar sua coleção de revistas, achar aquele livro difícil, ou descobrir algumas raridades. E não é que tem até sebo na Bienal?
No local do evento ainda tem praças de alimentação, transporte gratuito, estacionamento enorme, banheiros e fraldários, espaço plano para carinhos de bebê, e também é todo acessível para cadeirantes.
Puxão de orelha.
Algumas atrações bacanas da Bienal são, além dos quiosques bem decorados, pessoas vestidas de super-heróis, personagens de livros, garotos-propaganda das marcas, mas algo bem legal foi este painel, o MENAS, em que estão reunidos os erros mais comuns do dia a dia.

Veja estas correções e não erre mais.
Um Stand de cultura de PAZ
Em tempos de ódio, revolucionário é pregar a paz.
Um dos últimos stands que visitei foi o Conheça o Slam.
Para quem não sabe, foram os povos árabes que inventaram os números. A luneta, os óculos, o pai do GPS, o homem voador, a matemática, fizeram avanços na arquitetura, no desenho geométrico, e desenvolveram a engenharia como nenhum outro povo até então.
Clique para ampliar.
E claro, um povo que vive numa região de falta de recursos, como comida e água, tem muito a nos ensinar sobre a natureza.
Ao visitar este stand, fui presenteado com vários livros sobre a cultura do Islam, que é uma cultura de paz e respeito. Bem diferente dos extremistas que vemos no noticiário. Vale a pena visitar, conhecer e entender.
Boas Lembranças
E para finalizar, demorei para achar o stand da Martins Fontes. Encontrei lá uma coisa bem legal que remeteu ao primeiro ano de A Bússola Quebrada.
Quem lembra?
Fizemos uma promoção de aniversário em parceria com a Editora Martins Fontes, que coincidiu com a exposição da Mafalda, que estava acontecendo na Praça das Artes, em São Paulo.

Um agradecimento a quem nos apoiou. E que bom ver a Mafalda de novo!
Foi bem legal ver de novo o livro que sorteamos.
Por falar em aniversário, acabamos de comemorar 2 anos de A Bússola Quebrada completos no sábado!
Veja o post aqui: A Bússola Quebrada faz 2 anos!!
Dicas de Viagem:
Vai de transporte público? Desça no Metrô Tietê. Tem uma linha exclusiva de ônibus que te leva até o Anhembi em dois minutos.
Veja aqui o site da 24ª Bienal do Livro de São Paulo – http://www.bienaldolivrosp.com.br/
Baixe o aplicativo. Ajuda a achar os stands das editoras.
Para chegar fácil ao local – http://www.bienaldolivrosp.com.br/Visitar/Como-Chegar/