Agenda Paralímpica

Essa semana começam as Paraolimpíadas (ou Paralimpíadas, mudaram a palavra esse ano) e vamos te dizer tudo o que você, que já estava com saudade da animação olímpica, quer saber sobre os eventos que estarão acontecendo no Rio nesses dias.

Ainda que em menor proporção, os eventos principais e algumas casas dos países estão em funcionamento durante os Jogos Paralímpicos, que vão do dia 07 ao dia 18 de setembro. E durante esse período exposições e shows no Boulevard Olímpico do Centro do Rio estarão acontecendo. 

Rio2016_FINAL

Boulevard Olímpico

Durante os Jogos Paralímpicos, o Boulevard Olímpico Porto Maravilha terá shows todos os dias no Palco Encontros e algumas atrações voltam a funcionar.

mapa-boulevard-olimpico-porto-maravilha

São elas: o Museu Itinerante “Se prepara Brasil” (das 12h às 21h); o Samsung Galaxy Studio onde o visitante pode ter experiências exclusivas com produtos da marca (das 10h às 22h); o Nissan #QuemSeAtreve, que desafia o visitante a saltar de um Bungee Jump ali e na hora (das 10h às 22h). O balão de vista panorâmica da Skol (precisa de agendamento prévio), os artistas de rua (09h à 00h) e foodtrucks (das 12h às 22h) são atrações que estiveram em funcionamento durante o recesso entre os jogos e continuam durante as Paraolimpíadas.

Cidade Olímpica

Foto: Cidade Olímpica. Divulgação Site.

O mural Etnias, o maior do mundo segundo o livro dos records, fica com o carioca mesmo depois dos jogos.

A Pira Olímpica também estará lá (claro!) e pode ser vista durante todo o horário de funcionamento do Boulevard, que é das 09h à 00h. 

pira olimpica rio-2016 a bussola quebrada

Casa dos Países

Algumas as casa temáticas dos países que animaram cariocas e turistas durante as Olimpíadas, voltam no dia 07 e ficam no Rio de Janeiro até 18 de setembro, com exceção da casa do México que fica até o dia 15, mas algumas de suas exposições ficam em cartaz até o início de outubro.

A entrada em todas as casas é gratuita. Mas algumas atividades dentro deles são pagas, assim como a consumação. E a visitação à Casa da Grã-Bretanha exige inscrição prévia no site.

Centro

Brasil

A casa do Brasil é a vitrine para os turistas conhecerem mais do país e proporciona uma viagem por meio da realidade virtual. A cultura do país é apresentada por meio de música, comidas e bebidas.

Funcionamento: Das 10h às 20h.
Onde: Armazém 2 – Av. Rodrigues Alves, 10 – Centro.
Mais informações: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/casabrasil

Casa Colombia

Foto: visit.rio

Colômbia

O único país da América do Sul com casa temática, a Colômbia apresenta ao público sua cultura através de degustações de café, considerado um dos melhores do mundo, e frutas exóticas típicas do país.

Funcionamento: Das 10h às 20h.
Onde: Centro Cultural do Ministério da Saúde – Praça Marechal Âncora, 95 – Centro.

 

México

O México investiu em cultura e trouxe três exposições que contam sobre sua história e suas artes. Também apresentam dança e música, e dão aos possíveis turistas a possibilidade de planejar uma visita ao país.

Funcionamento: De terça a sexta, das 10h às 17h30. Sábado e domingo, das 14h às 18h.
Onde: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora – Centro.
Mais informações: https://embamex2.sre.gob.mx/brasil/index.php/comunicados2016/244-casa-mexico

Magia-Sonrisa

Zona Sul

Alemanha

O Oliale é a Alemanha na praia, e tem muitas atrações como DJs, shows, transmissão ao vivo das competições, prática de esportes, atividades para as crianças, gastronomia alemã e cerveja.

Funcionamento: De quinta a domingo, das 14h30 às 21h30.
Onde: Praia do Leblon – Av. Delfim Moreira, em frente ao nº 12.
Mais informações: http://alemanhanosjogos.com.br/oliale/alemanha-na-praia

OliAle - GK Foto

Foto: GK Rio. Site Oliale

Coréia do Sul – Pyeong Chang

O visitante vai poder experimentar as Olimpíadas de Inverno que acontecerão em 2018 na Coreia, este ano, nas areias de Copacabana. O país também pretende apresentar sua cultura com degustações de comidas típicas e música.

Funcionamento: No período da tarde.
Onde: Praia do Leme, quiosques QL03/QL04 – Av. Atlântica.

Suíça

No Baixo Suíça não falta animação com shows, DJs, pista de patinação em gelo sintético, exposição, chocolate, vinho, churrasco suíço, pista de corrida para crianças e diversas outras atrações interativas.

Funcionamento: Das 11h às 23h.
Onde: Campo de Beisebol da Lagoa – Av. Epitácio Pessoa, s/n – Lagoa.
Mais informações: http://swissando.com.br/

pavilhao da suica olimpiadas rio 2016 a bussola quebrada

Foto: Divulgação Swissando

Zona Oeste

Itália

A casa instalada numa paróquia é uma parceria entre o Comitê Olímpico Italiano, o Vaticano e a Dioecese do Rio. A comida será preparada por Gabriele Rubini, mais conhecido por Chef Rubio, um ex-jogador de rugby italiano.

Funcionamento: Do dia 12 ao dia 16. Das 10h às 11h, e das 15h às 16h. Por onde de chegada.
Onde: Paróquia Imaculada Conceição – Rua Humberto Cozzo, 41 – Recreio dos Bandeirantes.

 

Grã-Bretanha

A casa da Grã-Bretanha terá atrações culturais e eventos voltados para negócios. Ela irá celebrar seus atletas os recepcionando e transmitindo as competições. O evento é limitado, e sinceramente, acho que não é mais possível fazer inscrições.

Onde: Shopping Metropolitano – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300 – Barra da Tijuca.
Mais informações: https://www.britishhouseparalympics.com/

japanhouse

Foto: Divulgação. Site Tokyo 2020

Japão – Tóquio 2020

Esta casa é para promover os Jogos Olímpicos de 2020 e o turismo no Japão. O visitante poderá conhecer a cidade sede por meio de uma exposição que o deixará com uma grande vontade de conhecer de perto.

Funcionamento: Das 12h às 20h.
Onde: Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca.
Mais informações: https://tokyo2020.jp/en/special/rio-to-tokyo/por/lp.html


Dicas de viagem:

Mais informações sobre os eventos no Boulevard Olímpico: http://www.boulevard-olimpico.com/

Anúncios