Borough Market, Leadenhall Market e Portobello Market

O fervilhante Borough Market, o classudo Leadenhall Market e o internacional Portobello Market. três lugares cheios de vida e boa comida onde você pode passar o dia ou achar os ingredientes que só tem no seu país. Conheça um pouco de coisas do mundo inteiro em alguns quarteirões dos mais famosos mercados de Londres.

borough-market-mercado-municipal-de-londres-a-bussola-quebrada

Uma das entradas do Borough Market. A impressão é que você está em outro planeta.

Depois de passar pelo Big Ben e pelas Casas do Parlamento, você estará com fome. E um lugar inusitado para um almoço é o Borough Market, que fica embaixo da linha do trem, perto da Ponte de Londres, próximo ao Rio Tâmisa e escondido entre os prédios ao redor. Para entrar, é quase como atravessar as paredes através de uma passagem secreta, ou uma passagem oculta por magia e entrar numa cidade mística.

Borough Market

Ou, Mercado da Vila, é um centro de cultura e gastronomia que surgiu por acaso, provavelmente de mercadores ou viajantes que vendiam seus produtos num pequeno vilarejo próximo de um castelo.

barracas-borough-market-london-mercado-municipal-de-londres-a-bussola-quebrada

O Borough Market é um daqueles lugares muito legais que acontecem por acaso.

Este castelo ficou conhecido como o Palácio de Buckingham e o vilarejo pequenininho, ao lado do Rio Tâmisa hoje é uma parte do West Side de Londres.

borough-market-london-mercado-municipal-de-londres-a-bussola-quebrada

Comida do mundo todo em um único lugar escondido dos olhos dos mortais.

O Borough Market não teve data de inauguração. É do tempo em que bruxas e fadas faziam feira ao lado de cavaleiros de armadura e donzelas de longas tranças. Ninguém sabe bem quando o Borough Market começou, mas o local já tem mais de 1000 anos. Sim, um mercado de rua, ou um Mercado Municipal que já tem o dobro da idade do Brasil.

Clique nas imagens para ampliar:

Chegar ao Borough Market é bem fácil. Vá de trem – overground – e desça na estação London Bridge. Vá de Metrô – underground ou Tube – e desça na estação Monument, atravesse a Ponte de Londres e siga em direção ao edifício The Shard. Ou, desça na estação de Metrô de Borough. Mas será uma boa caminhada em direção à Ponte de Londres.

Clique nas imagens para ampliar:

Como se trata de um mercado de rua, o Borough Market não cobra entrada. Pague pelo que consumir. Você pode comer nas muitas barracas, comprar ingredientes e preparar em casa, ou pode comer nos vários restaurantes que cercam o Borough Market.

Leadenhall Market

O Leadenhall Market é um mercado tão espetacular e bem arrumado que serviu de inspiração para sequências nos filmes de Harry Potter.

Seu visual é elegante e até um pouco chocante. E há algo de mágico na atmosfera e na arquitetura do lugar.

entrada-leadenhall-market-londres-a-bussola-quebrada

Entrada para o Leadenhall Market.

Um pouco mais classudo, recebe visitantes de toda parte do mundo. Quem tem menos olhar crítico vai pensar que é apenas mais um shopping center, mas o Leadenhall Market é um polo gastronômico, um sonho de consumo no sábado à tarde e um armazém cheio de surpresas e novidades do mundo todo. O local ideal para os apreciadores de boa comida.

leadenhall-market-londres-a-bussola-quebrada

Aqui ao lado esquerdo tem um açougue. Já viu uma loja bonita assim em um shopping?

Portobello Market

portobello-market-londres-a-bussola-quebrada

O Portobello Market é o local ideal para os colecionadores.

Para encerrar nosso passeio, temos o Portobello Market, que também é um mercado bem legal, mais descolado, e de rua. Só que não há apenas comida no Portobello Market. A organização do Portobello Market se orgulha em dizer que tem mais de 1000 vendedores nos poucos quarteirões que compõem o comércio popular da Portobello Road. Isso mesmo, o Portobello Market abre quase todos os dias da semana, conta com a participação das lojas ao redor, mas o que chama mesmo a atenção de quem visita o local são as barracas, que oferecem comida, roupas, artesanato, produtos feitos em pequena escala, livros, revistas, histórias em quadrinhos de décadas atrás, brinquedos e uma enorme variedade de produtos do mundo inteiro.

Clique nas imagens para ampliar:

O Portobello Market abre de segunda a sábado, mas os horários variam:

De segunda a quarta, das 9h às 18h;
às quintas, das 9h às 13h;
Sexta e sábado, das 9h às 19h;
E fecha aos domingos.


Dicas de Viagem:

Visite o site do Borough Market – http://boroughmarket.org.uk/

Teste seu inglês lendo um pouco mais sobre o Borough Market – https://en.wikipedia.org/wiki/Borough_Market

Veja como chegar ao Leadenhall Market utilizando o Tube – http://www.londontown.com/TransportInformation/Attraction/Leadenhall_Market/4d39/

Leia mais sobre o Leadenhall Market – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leadenhall_market_1_(4277209486).jpg

Use este mapa para chegar ao Leadenhall Market – https://goo.gl/Y5XabE

Saiba mais sobre o Portobello Market – http://www.portobelloroad.co.uk/

O Portobello Market fica no bairro de Notting Hill (alguém lembra do filme?) e a estação de Tube mais próxima é a Ladbroke Grove Station. Veja aqui um mapa – https://goo.gl/JB69PE 

Anúncios