O louco mercado de Camden Town

Visitamos lugares incríveis em Londres, mas um dos que mais gostei foi Camden Town. O Camden Market, as lojas alucinantes, a diversidade cultural, sexual e a mistura de gostos, as cores e formas misturadas. Venha se perder com a gente em Camden Town!

entrada-camden-town-londres-a-bussola-quebrada

Entrada do Camden Market pela Chark Farm Road.

O bairro se chama Camden Town. Tem tudo pertinho. Pubs, farmácias, padarias. E tem o mercado mais alucinante que já vi na vida. É como estar num cenário de Guerra nas Estrelas, vivendo uma diversidade de estilos, ideias, gostos, épocas, tecnologias, cheiros e seres.

Algumas coisas eu era capaz de identificar. Outras, eu ficava simplesmente sem saber o que eram o para quê serviam.

piso-alto-camden-town-londres-a-bussola-quebrada

Piso alto, prédios, subsolos. Cada passo é uma descoberta.

Acontece que em Camden Market, o último dos mercados que vamos visitar, a arte indie, ou marginal, ou extravagante, ou burlesca, ou engajada, toma forma e se combina com as cerca de 28 milhões de pessoas que visitam o bairro todos os anos, segundo dados do jornal do Camden Market!

camden-market-camden-town-londres-a-bussola-quebrada

Estavámos chegando quando vi este velhinho. Acho que ele fazia um show de rock. Dançama e fingia tocar guitarra.

No post sobre o Rock na cidade de Londres, comentei que este é um dos lugares favoritos dos famosos. Amy Winehouse morou no bairro, a banda The Clash tinha seu estúdio de gravação ao lado do Camden Market, é comum ver aparições de músicos, atores e famosos por ali. O que dá um ar de inovador ao Camden Market.

amy-winehouse-londres-rock-a-bussola-quebrada

Estátua de Amy Winehouse no Camden Market.

Também falei no post sobre os Mercados de Londres, que ainda faltava um lugar, que acabou sendo o meu favorito, de tão louco. Este é o mercado de Camden Town.

Clique nas imagens para ampliar:

Cyberdog

A energia que se sente no local, com tantas cores, formas, fantasias, acaba contagiando a todos. Cafés feitos do jeito tradicional árabe, algo que parece ser um sex shop se mistura a uma loja de roupas com forte temática sexual e feita para festas e baladas daquelas que dão ressaca por semanas, misturada a loja de presentes e informática. 

Clique nas imagens para ampliar:

E bem ao lado você vê uma loja de ursinhos fofos e presentes inofensivos, e outra de bricolagem, bijuterias, artesanato do mundo inteiro. Cuidado por qual porta você entra!

Comida do Mundo Inteiro

Restaurantes elegantes, fast foods, jantares românticos ou balcão de lanchonete. A loucura chega até seu prato. Mas também, o que esperar de um restaurante com duas estátuas de cavalo logo na entrada?

E não para por aí. Comida asiática é bem comum por lá, assim como as fritas inglesas acompanhando pescados diversos, servidas por asiáticos.

Clique nas imagens para ampliar:

E se você gosta de comida indiana, ou tailandesa, ou marroquina, você pode se empanturrar no Camden Market

No Camden Market há um canal de rio, um hotel, o Camden Lock, que faz parte de uma rede de hotéis e até as lojas ao redor do Camden Market já se adaptaram a essa liberdade criativa.

Clique nas imagens para ampliar:

As outras lojas

Fachadas com letreiros luminosos já eram. O legal mesmo é pintar a casa toda com desenhos lisérgicos e cores vivas, ou fazer seres imensos em madeira, aço, plástico e outros materiais, mas o importante é ter bons produtos para vender. As lojas que você vai ver antes de chegar ao Camden Market podem te prender de tão ousadas. Tudo bem fazer umas compras, mas vá ao Camden Market.

Clique nas imagens para ampliar:

Nenhuma outra loja terá galerias subterrâneas, lojas no piso superior com vista para o Regent’s Canal ou a vista arborizada de um bairro que se finge de calmo para ter casa de shows como a Roundhouse Rock e uma estátua da Amy Winehouse em tamanho natural.

amy-winehouse-londres-camden-town-rock-a-bussola-quebrada

Estátua em tamanho real de Amy Winehouse no Camden Market.

Lojas diferentes em Camden Market.

Você já deve ter visto lojas de perucas, lojas de cerveja, cosméticos e outras do tipo. Mas a cultura mercantil da Inglaterra é realmente forte. Tanto que em Camden Market eu vi tudo isso e mais uma decoração alucinante, cara e com total liberdade criativa. Tanto que vi uma loja que vende leite de todas as partes do mundo, para acompanhar o principal produto, que são os cereais matinais de todas as partes do mundo. Você consegue imaginar isso? Você nasceu na “Eslobodânia”, um lugar que ninguém nunca ouviu falar, mas se você estiver com saudades de casa, nesta loja em Camden Town eles têm o seu Sucrilhos favorito de infância.

poster-camden-town-londres-a-bussola-quebrada

Pôsteres, quadros, bricolagem, artesanato, arte independente, o novo e o velho se misturando ao exótico no Camden Market.

Quer se surpreender? Visite o Camden Market e pire!


Dicas de Viagem:

Desça na estação do underground (Metrô) de Camden Town. São três quarteirões até o mais louco mercado que você vai ver.

Siga pela Chark Farm Road. É a entrada principal.

É bom chegar cedo. Passar o dia em no Camden Market é experiência para lembrar a vida toda. Além do mais, o Camden Market fecha às 18h.

Quer saber mais sobre Camden Town? Aqui tem um pouco de informações de quem mora por lá – https://en.wikipedia.org/wiki/Camden_Market

Camden Town tem até um jornal do local, com curiosidades sobre a atração – http://www.camdenmarket.com/journal/camden-lock

Um dos canais do Rio Tâmisa, o Regent´s Canal foi feito para servir de meio de locomoção. Barcos levam passageiros de um lado a outro pelos canais – https://en.wikipedia.org/wiki/Camden_Lock

Saiba mais ainda no site oficial do Camden Market http://www.camdenlockmarket.com/

Anúncios