O Graffiti de Banksy nas Ruas de Londres
Artista subversivo, lenda urbana, coletivo que sabe trabalhar o marketing, o grafiteiro inglês Banksy está constantemente cutucando o mundo com sua arte nas paredes de Londres e tantas outras cidades. Conheça um pouco da arte incômoda e bem pensada de Banksy.
Clique nas fotos para ampliar:
Diz a lenda que Banksy nasceu em Bristol em 1973 e que seu nome real seria Robin Banks. Nome de rico, até. Ou de ladrão de bancos. Mas parece que não é fácil provar se ele é mesmo essa pessoa, um homem, uma mulher ou um grupo de artistas que, no escuro da noite fazem imagens de graffiti nas paredes de Londres e em várias outras cidades em muitos países.

O Atirador de Flores. Meu primeiro contato com Banksy. Uma síntese da proposta do artista. Combater sem ferir.
Os trabalhos de Banky costumam gerar muita polêmica, e são incômodos para os governos em geral e já houve vezes em que incomodou muito os mandatários da Inglaterra.
O misterioso Banksy talvez nunca tenha sido fotografado. Deu poucas entrevistas, é diretor de cinema com curtas metragens e documentários, usa stencil porque talvez seja lento com as latas de spray e não quer ser celebridade. Claro, tudo isso apenas SE Banksy existir. Parece que existe, mas acontece uma incerteza.

Esta imagem estava em Camden Town, bem na saída do Metrô. Incomodou tanto que a prefeitura pagou para fazerem um enorme graffiti colorido cobrindo a original.
Observadores notaram que seu estilo é semelhante ao Blek le Rat, que começou a trabalhar com matrizes em 1981 em Paris e os membros da banda anarco-punk “Crass” que manteve uma campanha de “stencil-graffiti” no metrô de Londres nos finais de 1970 e início de 1980.

“Mantenha a Inglaterra arrumadinha.”

Tudo é proibido? Banksy não concorda com isso.
Conhecido por ser contra a rotulação do graffiti como vandalismo pelo governo inglês, o artista mostra sua arte em superfícies públicas, tais como paredes e indo tão longe como edifícios e cartazes de propaganda.
Banksy não vende diretamente as fotos das suas pichações de rua; No entanto, leiloeiros de arte tentaram vender as suas artes de rua no local e deixaram o problema de sua retirada nas mãos do ganhador.
Clique nas fotos para ampliar:
O primeiro filme de Banksy, “Exit Through the Gift Shop” (Saida pela Loja de presentes), anunciado como “O primeiro filme-catástrofe de arte de rua do mundo “, fez sua estréia em 2010 no Sundance Film Festival. O filme foi lançado no Reino Unido em 5 de março de 2010. Em janeiro de 2011, foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Documentário.

Mas Banksy também tem senso de humor.
Banksy ficou famoso depois que Christina Aguilera comprou um original da Rainha Vitória como lésbica e mais duas cópias por £ 25.000 (vinte e cinco mil libras). Ops!
Clique nas fotos para ampliar:
Seu trabalho se destaca pela crítica social, ao consumismo, contra o capitalismo e contra os poderes políticos e as autoridades em geral. Defende mais união entre as pessoas, uma vida sem tanto luxo e questionando as pessoas sobre os direitos e deveres dos governantes ou daqueles que detém o poder. É um revolucionário que usa o silêncio das imagens para incomodar.

Protesto contra o uso de gás lacrimogênio contra manifestantes em Calais, na França.
Dicas de Viagem:
Leia aqui sobre Banksy – http://super.abril.com.br/cultura/banksy-o-anonimo-mais-famoso-do-mundo
Leia em inglês sobre Banksy – https://en.wikipedia.org/wiki/Banksy
Saiba da polêmica mais recente envolvendo uma obra de Banksy – http://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/nova-obra-de-banksy-coberta-com-placa-de-madeira-em-londres-18537177
Pingback: Castelo de Windsor – Monumento Medieval | A Bússola Quebrada
Pingback: Lisboa, uma galeria a céu aberto | A Bússola Quebrada
Pingback: Cutty Sark e as velozes asas do comércio. | A Bússola Quebrada
Pingback: Carta de Despedida a Londres | A Bússola Quebrada
Pingback: Graffiti é arte. | A Bússola Quebrada