O Graffiti de Banksy nas Ruas de Londres

Artista subversivo, lenda urbana, coletivo que sabe trabalhar o marketing, o grafiteiro inglês Banksy está constantemente cutucando o mundo com sua arte nas paredes de Londres e tantas outras cidades. Conheça um pouco da arte incômoda e bem pensada de Banksy.

Clique nas fotos para ampliar:

Diz a lenda que Banksy nasceu em Bristol em 1973 e que seu nome real seria Robin Banks. Nome de rico, até. Ou de ladrão de bancos. Mas parece que não é fácil provar se ele é mesmo essa pessoa, um homem, uma mulher ou um grupo de artistas que, no escuro da noite fazem imagens de graffiti nas paredes de Londres e em várias outras cidades em muitos países.

banksy-flower-power-a-bussola-quebrada

O Atirador de Flores. Meu primeiro contato com Banksy. Uma síntese da proposta do artista. Combater sem ferir.

Os trabalhos de Banky costumam gerar muita polêmica, e são incômodos para os governos em geral e já houve vezes em que incomodou muito os mandatários da Inglaterra.

O misterioso Banksy talvez nunca tenha sido fotografado. Deu poucas entrevistas, é diretor de cinema com curtas metragens e documentários, usa stencil porque talvez seja lento com as latas de spray e não quer ser celebridade. Claro, tudo isso apenas SE Banksy existir. Parece que existe, mas acontece uma incerteza.

banksy-londres-a-bussola-quebrada

Esta imagem estava em Camden Town, bem na saída do Metrô. Incomodou tanto que a prefeitura pagou para fazerem um enorme graffiti colorido cobrindo a original.

Observadores notaram que seu estilo é semelhante ao Blek le Rat, que começou a trabalhar com matrizes em 1981 em Paris e os membros da banda  anarco-punk “Crass” que manteve uma campanha de “stencil-graffiti” no metrô de Londres nos finais de 1970 e início de 1980.

keepbritaintidy-banksy-a-bussola-quebrada

“Mantenha a Inglaterra arrumadinha.”

 

banksy-fishing-a-bussola-quebrada

Tudo é proibido? Banksy não concorda com isso.

Conhecido por ser contra a rotulação do graffiti como vandalismo pelo governo inglês, o artista mostra sua arte em superfícies públicas, tais como paredes e indo tão longe como edifícios e cartazes de propaganda.

Banksy não vende diretamente as fotos das suas pichações de rua; No entanto, leiloeiros de arte tentaram vender as suas artes de rua no local e deixaram o problema de sua retirada nas mãos do ganhador.

Clique nas fotos para ampliar:

O primeiro filme de Banksy, “Exit Through the Gift Shop” (Saida pela Loja de presentes), anunciado como “O primeiro filme-catástrofe de arte de rua do mundo “, fez sua estréia em 2010 no Sundance Film Festival. O filme foi lançado no Reino Unido em 5 de março de 2010. Em janeiro de 2011, foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Documentário.

park-street-banksy-big-a-bussola-quebrada

Mas Banksy também tem senso de humor.

Banksy ficou famoso depois que Christina Aguilera comprou um original da Rainha Vitória como lésbica e mais duas cópias por £ 25.000 (vinte e cinco mil libras). Ops!

Clique nas fotos para ampliar:

Seu trabalho se destaca pela crítica social, ao consumismo, contra o capitalismo e contra os poderes políticos e as autoridades em geral. Defende mais união entre as pessoas, uma vida sem tanto luxo e questionando as pessoas sobre os direitos e deveres dos governantes ou daqueles que detém o poder. É um revolucionário que usa o silêncio das imagens para incomodar.

banksy-gas-lacrimogenio-a-bussola-quebrada

Protesto contra o uso de gás lacrimogênio contra manifestantes em Calais, na França.

 


Dicas de Viagem:

Leia aqui sobre Banksyhttp://super.abril.com.br/cultura/banksy-o-anonimo-mais-famoso-do-mundo

Leia em inglês sobre Banksyhttps://en.wikipedia.org/wiki/Banksy

Saiba da polêmica mais recente envolvendo uma obra de Banksy http://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/nova-obra-de-banksy-coberta-com-placa-de-madeira-em-londres-18537177

 

Anúncios