Tudo sobre Programas de Milhagens

Já ouviu falar de milhas mas não sabe como funciona? Quer saber como suas compras podem ter ajudar a viajar? Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre programas de milhagens.

ceu-azul-asa

Viajando quase de graça.

Todo mundo tem dúvidas sobre como o que é e como funcionam os programas de milhas. Eles não são novidade, mas cada dia que passa as possibilidades de juntas pontos para trocar por passagens aéreas aumentam. A forma como faz suas compras e onde gasta podem fazer todo a diferença nas suas férias. 

Então continue lendo para saber sobre os programas de milhagens! 

O que é

De uma forma geral são pontuações oferecidas pelas Companhias Aéreas, que podem ser adquiridas na compra de passagens ou outros serviços. Esses pontos são acumulados para posteriormente serem trocados por passagens.

No Brasil, os principais programas de milhagens são o Smiles da GOL, o Fidelidade da TAM, o Tudo Azul da Azul, e o Amigo da Avianca.

programa-de-milhagem-fidelidade

Os programas de milhas do Brasil

Como funciona

Atualmente os programas de milhagens são muito mais sofisticados e a aquisição de pontos se dá de diversas formas, as principais delas são pela compra de passagens e gastos do cartão de crédito que podem ser trocados por pontos.

Na compra de passagens, o valor da pontuação está relacionado à distância do voo, à classe, ao tipo de passagem (se é promocional ou não) e à categoria de pontuação no programa.

Alguns programas, como o da TAM possuem diversas categorias de pontuação, quanto maior o número de milhas acumuladas, maior o número de pontos recebidos. Além disso, programas como o da GOL possuem o que chamam de clube no qual o viajante, por um valor mensal, ganha milhas todo mês.

dinheiro-milhas

Seu rico dinheirinho pode se multiplicar.

Adquirir milhas pelo cartão de crédito segue uma lógica parecida. Os programas de pontuações dos principais bancos do país consideram para o valor de cada ponto o gasto referente em dólar e o tipo de cartão. Ou seja, dependendo do cartão, uma compra pode gerar de 1 a 4 pontos.

Normalmente o valor mínimo para a troca de pontos do cartão por pontos de milhagem é 1000 pontos, que serão somados aos pontos de milhagens que você já tiver pelo programa.

Alguns bancos já tem parceria com programas de milhagens e oferecem cartões que você acumula pontos direto no programa de milhagens, sem a necessidade de trocar depois.

Está ai uma explicação de porquê eu compro minhas passagens com cartão de crédito. Acumulo pontos pelo programa de milhagens e no cartão de crédito… que depois virarão milhagens.

aeroporto-avioes-aviao-a-bussola-quebrada

Com os cartões de crédito, seus gastos viram passagens aéreas.

Vantagens dos programas de milhagens

Imagina que suas compras virem uma passagem para as férias dos seus sonhos. Essa é a proposta dos atuais programas de milhagens.

A principal vantagem é poder acumular pontos no dia-a-dia. Não é apenas no cartão de crédito que dá para acumular, o Multiplos, por exemplo, tem diversos parceiros, e em várias compras online você pode conseguir pontos que podem ser trocador diretamente por passagens da TAM.

Na Tudo Azul, você ganha pontos com diversos serviços, como check in online. A amigo dá pontos quando seus amigos viajam. E volta e meia a Smiles tem promoção de milhas reduzidas, além de permitir comprar passagens parte com milhas e parte com dinheiro. 

Acumulando pontos de forma sistemática, tanto no cartão quanto em diversas outras compras possíveis, pesquisando com antecedência e fazendo um bom planejamento, ter programas de milhagens pode ajudar.

Eu participo do programa das 4 companhias aéreas, e as passagens para nossa viagem ao Sul do Brasil foram adquiridas com milhas.

E para ajudar no planejamento, vai aqui uma ferramenta desenvolvida pela PROTESTE, entidade de defesa dos consumidores, para calcular tempo e ganho de milhas.

calculadora-de-milhas

Agora é só juntar e viajar!

.


Dicas de viagem:

E se quiser saber mais sobre direitos e deveres do consumidor em relação às milhas, segue o link do IDEC, outra entidade de defesa dos consumidores: http://www.idec.org.br/Programas de pontos ou milhas

Não vou colocar os links para os programas de milhagens, porque não estamos ganhando nada com isso. Mas é só entrar nos sites das companhias aéreas!

Anúncios