Euston e Tate Modern Gallery em Londres

A Arte Contemporânea e a Pop Art se unem em nosso post de hoje sobre cultura, museus, galerias de arte e coisas que vão chocar e impressionar vocês. Veja a arte engajada e a arte que une ciência e beleza para ajudar a entender a vida e nosso mundo. Viaje nas Galerias de Arte da Tate Modern e Euston.

euston-gallery-londres-fachada-a-bussola-quebrada

A fachada do Wellcome Colection. Arte colorida em um prédio tradicional.

Arte para mim é essencial à vida. E essencial durante toda a vida. É a arte que faz pensar e repensar, ver o mundo de outros modos, tentar entender o que chega a ser incompreensível apenas com a razão. E até mesmo alertar para grandes problemas e dúvidas. A arte tem este poder. Então se vamos para outro país porque queremos conhecer a cultura, visitar algumas galerias de arte e museus é obrigatório.

Tate Modern Gallery

Já havia muitos anos que queria visitar a Tate Modern Gallery. A parte boa. Ficava pertinho da escola onde eu fazia curso. Dava para sair às 16:40h correr e ver as exposições. A parte ruim. Procurei no Google por Tate Gallery, fui andando e dei de cara com uma galeria de arte e joias.

Clique nas imagens para ampliar.

Tive que correr para um tube até a estação de Sothwark e andar um bom pedaço. Ao chegar, pontualmente às 17:45h descobri que teria apenas 15 minutos para ver a Pop Art de Marilyn Monroe retratada por Andy Warhol, que o leitor de A Bússola Quebrada deve ter visto um pouquinho em nosso post sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas, Parque Lage e Leblon, quando vimos a exposição num shopping próximo, ou ver Over my dead body, de Mona Hatoum, que a Karina e eu pudemos ver aqui em São Paulo, na Estação Pinacoteca.

Mesmo com o tempo contra, entrei, vi o pouco que pude, até que um funcionário, em voz baixa e muito educadamente me pediu para sair porque a Tate Modern já estava para fechar.

– Só uma foto – implorei eu.

E ele firmemente, e ainda gentil, respondeu:

– Você pode voltar amanhã.

Claro, poderia. A Tate Modern é gratuita. Mas eu não poderia. Teria aula, correria, coisas para fazer. Quem sabe na próxima viagem. Que dor no coração.

Clique nas imagens para ampliar.

Euston – Wellcome Collection

Dia seguinte. Aula. Nem tudo é turismo na Inglaterra.

Clique nas imagens para ampliar.

O professor nos leva para uma galeria em Euston, no mesmo quarteirão da estação de mesmo nome. Prêmio de consolação? O nome do local é Wellcome Collection. Também conhecido como Euston Museum.

Clique nas imagens para ampliar.

A parte do museu é bem verdade. Está lá uma parte do museu da medicina de Londres, bem como uma parte do Museu de Literatura. São áreas da galeria. Mas havia uma exposição sobre o genoma humano, pensado para explicar de forma bem criativa como o corpo humano funciona.

E por falar em corpo, há também o States of Mind, exposição principal sobre estados da mente, como o nome diz, mas se referindo a estar acordado, dormindo, e todos os estados possíveis entre um e outro, até mesmo documentários sobre pessoas que estão ou estiveram em coma. A ideia era entender as complicações e situações diferentes sobre quem está ou não consciente, entendendo o mundo à sua volta ou reagindo ao que acontece e às informações que chegam à pessoa.

Clique nas imagens para ampliar.

Uma curiosidade é que nesta exposição estão manequins de um homem, muito realistas, que chegam a assustar pessoas. Alguns colegas não quiseram se aproximar do homem deitado. O medo era maior que a razão. E o boneco assustava os mais impressionáveis.

Uma pena, no States of Mind é proibido fotografar. Mas todas as outras você pode fotografar e mostrar para todos, como fizemos neste post.

Clique nas imagens para ampliar.


Dicas de Viagem

Veja aqui o site do Euston Museum – Wellcome Collectionhttps://wellcomecollection.org/exhibitions/states-mind-tracing-edges-consciousness

E um mapa. Mas desça na estação Euston e vire à direita. Não tem erro. – goo.gl/nBkMHM

Certifique-se de digitar no Google o nome correto do lugar onde você quer ir. A máquina é inteligente, mas não lê pensamento.

Para saber mais sobre A Tate Modern, visite o site – http://www.tate.org.uk/visit/tate-modern

Aqui tem mais informações sobre a Tate Modernhttp://www.tate.org.uk/

E aqui, depois que eu dei cabeçada, o mapa correto para a Tate Moderngoo.gl/IXax7t

Anúncios