Museu Casa de Santos Dumont

Um lugar que todo mundo que vai a Petrópolis deve visitar é o Museu Casa de Santos Dumont. Um lugar encantado onde você vai poder conhecer mais sobre a vida e sobre todas as invenções de um homem que voava a frente do seu tempo.

encantada-casa-museu-santos-dumont-a-bussola-quebrada

Assim que vemos a casa da rua.

Nem precisa explicar o que Santos Dumont tem a ver com viagem. Esse homem, que se não foi o primeiro a vencer a gravidade, é sem dúvidas o pai da aviação, pois teve o papel fundamental para a popularização do avião.

Alberto Santos Dumont

Santos Dumont era um humanista, já era rico por conta de heranças de família, todos os prêmios que recebeu com suas invenções, distribuiu entre os trabalhadores que o ajudavam e entre os pobres. 

museu-cera-santos-dumont-a-bussola-quebrada

Quase em frente ao Museu Casa, tem um Museu de Cera. E Santos Dumont está bem na entrada para receber todo mundo.

Como um homem que acreditava na ciência e no desenvolvimento, nunca patenteou nenhum de seus inventos, o que permitia que outros pudessem aperfeiçoá-los ou reproduzi-los.

Seu modelo Demoiselle foi o primeiro avião a ser fabricado em larga escala, possibilitando que mais pessoas tivessem acesso ao invento.

14-bis-aco-metal-santos-dumont-a-bussola-quebrada

A Praça 14 Bis indica que o Museu Casa está perto.

Fã de Júlio Verne, Santos Dumont queria que seus aviões fossem usados para a aventura do descobrimento. Por isso, vendo aviões sendo usados para guerra, Santos Dumont entrou em uma depressão que o levou ao suicídio.

Museu Casa

O Museu Casa de Santos Dumont fica em Petrópolis, onde o inventor passou os verões a partir de 1918. O Brasil não era mais Império, mas a cidade ainda era importante, e o clima era mais aproximado ao europeu.

Encantada é o nome da casa de três pavimentos que fica no Morro do Encanto. No primeiro andar, um estúdio de fotografia; no segundo, uma sala de estar, biblioteca e sala de jantar; no terceiro, o banheiro e o quarto.

encantada-observatorio-santos-dumont-a-bussola-quebrada

Observatório no telhado.

A casa mostra como Santos Dumont era um homem à frente de seu tempo. Uma de suas invenções está lá: o chuveiro de água quente a álcool. Pois é, imagine que naquela época, para tomar banho quente tinha esquentar água e colocar numa banheira.

A planta e design da Encantada trazem ao pé da letra os conceitos tão atuais de home office, de aproveitamento de espaço e de multifuncional.  Uma cama escondida atrás da porta, uma mesa de trabalho que também serve de mesa de jantar…

encantada-maquete-santos-dumont-a-bussola-quebrada

Maquete tátil da Encantada.

A casa era pequena por escolha do inventor, que apreciava mais a imensidão do céu do que de mansões. Tanto que a casa onde morava a governanta – que já foi escola e hoje é o Centro Cultural 14 Bis – era bem maior que a dele. E é possível que a parte da casa mais apreciada pelo inventor fosse o observatório no telhado.

placa-encantada-casa-museu-santos-dumont-a-bussola-quebrada

Por motivos que não lembro, não tiramos fotos dentro da casa. Então você vai ter que ir lá para conhecer!

Outro ponto interessante, é que a casa tem um desenho aberto e parece um pequeno loft. Essa foi a única casa que Santos Dumont projetou, então, também dá para chamar de workaholic alguém que construiu para si uma casa de verão em forma de escritório.

A casa que foi projetada sem cozinha possibilitou outra invenção: o delivery. Boa parte de suas refeições eram entregues na Encantada pelo hotel que ficava onde atualmente é a Universidade Católica de Petrópolis.

Visite o Museu Casa e descubra muitos outros inventos desse gênio!


Dicas de Viagem:

O Museu Casa fica no centro histórico, na Rua do Encanto, 22.
Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.
E o preço é R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia).

O Centro Cultural 14 Bis é um espaço para garantir a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.

Informações sobre a visitação do Museu Casa: http://www.petropolis.rj.gov.br/museu-casa-de-santos-dumont

Saiba mais sobre os inventos de Santos Dumont: http://www.santosdumont.org.br

Anúncios