Lazer, espaço e criatividade no Parque Ecológico do Tietê

Visitamos o Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo. Você vai se surpreender com o que descobrimos de cultura, arte e belezas naturais. Pegue sua bicicleta e venha com a gente percorrer as trilhas do Parque Ecológico do Tietê.

parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

Trilhas do Parque Ecológico do Tietê.

O Parque Ecológico do Tietê, às margens da Rodovia Ayrton Senna, é uma enorme área verde de 14 milhões de metros quadrados, dividida entre o núcleo Engenheiro Goulart e o Núcleo Vila Jacuí, e atende a uma população de 4.5 milhões de pessoas, que moram ao redor de sua extensão, entre a Barragem da Penha e o bairro de São Miguel Paulista. O projeto arquitetônico original é do arquiteto Ruy Ohtake.

Bosque, Trilhas e Jardim das Esculturas

Só de trilhas, são mais de 9 quilômetros, com animais silvestres e muitas paisagens.

Originalmente, a ideia era apenas retificar o leito do rio Tietê, mas o bônus para a população da Zona Leste paulistana foi ganhar um enorme parque em uma área de mangue, contrastando cada vez mais com a quantidade de prédios e asfalto na região, que se verticaliza impiedosamente.

predios-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

Trilhas e a cidade ao fundo. Uma vista tranquila no meio da metrópole.

Também conhecido como PET, o Parque Ecológico do Tietê abriga espécies nativas de flora e fauna, como macacos, capivaras e muitas aves. Destas aves, as mais visíveis são os sombrios urubus. Mas é engano achar que há apenas aves de rapina habitando o local. Cardeais, pombos, pica-paus, rolinhas, bem-te-vis, quero-queros e pardais, entre outros, moram no parque.

grafitti-lago-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

A arte em Grafitti encontrando seu espaço e se unindo às belezas naturais. Olha que lugar legal para fazer um pique-nique.

E há também as corujas. E araras, dinossauros, e jacarés, e logo mais, vai ter saci-pererê e curupira, é o que garante Kleber Jardim, jardineiro e artista autodidata, que enche o Parque Ecológico do Tietê com esculturas de reciclagem, madeira que apanha pelas margens da rodovia, latas de refrigerante, garrafas pet, areia que foi descartada de forma irregular, cacos de telha, e toda sorte de material. E com isso, faz fantásticas obras de indiscutível talento e criatividade.

corujas-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

As corujas de madeira espalhadas pelo Parque Ecológico do Tietê.

Kleber Jardim se vira como pode. A verba é pequena para tanta criatividade. O Salão das Curiosidades será mais uma das atrações do Parque Ecológico do Tietê e deve chamar muita atenção do público. Por enquanto ainda não abriu, mas A Bússola Quebrada recebeu convite do próprio artista, que notou o interesse por suas obras e mostrou um tour, sem fotos, pelo local.

salao-das-curiosidades-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

Salão das Curiosidades. Ainda não abriu, mas nós tivemos acesso exclusivo. E você vai querer visitar.

Salão das Curiosidades

Vidro reciclado, areia de construção, animais reconstituídos como só um taxidermista seria capaz, ossos limpos pintados com spray branco e montados peça a peça em enormes quebra-cabeças em três dimensões, bichos inteiros feitos de madeira, tecido e muita criatividade para fazer o animalzinho viver e emocionar o público no Salão das Curiosidades.

Aqui dentro tem réplicas de animais, desenhos, pinturas, máquinas antigas, ossadas verdadeiras de bichos da região e até esculturas de dinossauros, aves e grandes animais, como onças e jacarés.

Clique para ampliar as imagens:

Kleber Jardim é um artista de boa vontade. E como todo bom artista, é inquieto. Faz obras sem ter sido ensinado e ensina como ser criativo a quem tem poucos recursos.

Ofereci ajuda para suas criações. Ele precisa de boas ferramentas. Uma serra elétrica mais potente, matéria-prima, coisas comuns. Prometi anunciar no site os itens que ele precisasse. Funcionário público que trabalha de domingo merece todo nosso apoio.

 

jardim-esculturas-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

O Jardim das Esculturas do Parque Ecológico do Tietê.

Ver as belezas naturais do Parque Ecológico do Tietê é inspirador. Notar que todo o parque está passando por um bonito trabalho de limpeza, melhoramentos e conservação, é edificante. E notar que novas mudas estão sendo plantadas nos enche de esperança, e ainda mais, ver um artista que modela seres que ele apenas viu numa pequena foto numa revista ou em algum site, e transforma a minúscula imagem em uma escultura rica em detalhes em 3D, cria um fascínio e admiração pelo espírito humano, que renova nossa fé na humanidade.

Equipamentos de Lazer, esportes, cultura e diversão

Em nossa visita ao Parque Ecológico do Tietê pudemos ver que o parque está equipado com o Museu do Tietê, que conta a história e a geografia do rio desde sua formação, uma biblioteca, parque para as crianças, com brinquedos tradicionais e infláveis, pista de corrida, caminhada, aluguel de bicicletas, lago com passeio de pedalinho, trenzinho, bosque e barracas de alimentação.

inflaveis-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

Brinquedos infláveis para as crianças menores.

 

biblioteca-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

Biblioteca do Parque Ecológico do Tietê e Museu do rio Tietê.

Para quem quiser almoçar no Parque Ecológico do Tietê, tem lanchonete e restaurante, churrasqueiras, locais para pique-nique e campos de futebol. Você bate uma bola, faz churrasco e curte o passeio em muita área verde.

Como se tudo isso fosse pouco, o Parque Ecológico do Tietê ainda conta com um Jardim das Esculturas, e até um teatro de arena.

palco-arena-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

Teatro de Arena do Parque Ecológico do Tietê.

 

trem-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

Muita trilha para caminhar? Faça seu passeio pelo Parque Ecológico do Tietê com este trenzinho e aproveite a paisagem.

Está achando pouco? Pois o Parque Ecológico do Tietê ainda tem um campo de beisebol, aluguel de triciclos, espaço para atletismo e até bicicross, numa área equivalente a 11 parques do Ibirapuera.

O tamanho, algumas das esculturas e as possibilidades, lembraram imediatamente o Kew Gardens em Londres. Que é também grande, mas que cobra entrada, que não é muito barata, enquanto o Parque Ecológico do Tietê é gratuito.

esculturas-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

Jardim das esculturas, biblioteca, museu do Tietê. Veja tudo isso pessoalmente.

 

Também lembrei do Jardim Botânico de São Paulo, mas o Parque Ecológico do Tietê, é menos conhecido.

É muito comum que no Parque Ecológico do Tietê aconteçam eventos e shows. Nesta visita, havia uma roda de samba fazendo a trilha sonora de quem parava nas barraquinhas para o almoço.

Clique para ampliar as imagens:

Há muito espaço para as crianças correrem no Parque Ecológico do Tietê. Claro, atrações como o lago dos pedalinhos ou a Ilha dos Macacos pedem muita atenção dos pais.

A Ilha dos Macacos

Atração no meio das trilhas do Parque Ecológico do Tietê, a Ilha dos Macacos é um viveiro natural de espécies nativas. Uma ilha, cercada pelo rio, que abriga macacos, capivaras e algumas espécies de aves e roedores. E claro, os urubus gostam de frequentar o local para comer a ração dos macacos.

ilha-dos-macacos-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

A entrada para a ilha dos macacos.

 

macaco-capivara-urubu-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

Macacos, urubus, capivaras e outras espécies convivendo em harmonia.

 

macacos-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

Lembrem de não jogar comida aos animais.

E para chamar bem a atenção, há no Parque Ecológico do Tietê uma Draga de rio aposentada.

A máquina, que foi durante anos usada na limpeza do rio Tietê agora funciona como atração e curiosidade bem perto da entrada principal do parque.

draga-holandesa-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

A draga holandesa, que limpou os detritos do rio Tietê durante décadas.

 

pedalinhos-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

Pedalinho, trem, brinquedos, trilhas e até churrasqueiras. Diversão completa e muito espaço para as crianças.

 

Visite o Parque Ecológico do Tietê. Seu dia de folga será muito divertido!

entrada-parque-ecologico-tiete-a-bussola-quebrada

Acesso principal ao Parque Ecológico do Tietê. Entre por aqui e veja as corujas, o museu, a biblioteca, a draga holandesa, as esculturas…

.


Dicas de Viagem:

Chegar ao Parque Ecológico do Tietê é bem fácil. Siga pela Av. Dr. Assis Ribeiro até a estação de Engenheiro Goulart, no bairro do Cangaíba. Aqui tem um mapa – goo.gl/XEVjWD

Parque Ecológico do Tietê:
Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart – São Paulo – SP
Fone: (0xx11) 2958-1477

Aqui você encontra mais informações sobre o Parque Ecológico do Tietê –  http://www.daee.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=564:parque-ecologico-do-tiete-pq&catid=48:noticias&Itemid=53

E aqui, os endereços das várias entradas do Parque Ecológico do Tietê e maneiras de chegar ao parque – http://www.daee.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=803:informacoes-sobre-os-nucleos&catid=48:noticias&Itemid=53

Quer saber mais? Leia mais sobre o Parque Ecológico do Tietê aqui no site da Prefeitura de São Paulo – http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/turismo_parques_ecologico-tiete

.

.

.

Anúncios