Bath – Os Banhos Romanos da Inglaterra

Bath, a cidade mais romana da Inglaterra está no fundo de um enorme vale e tem surpresas para os visitantes. Arquitetura dos tempos do Império Romano, flores, vegetação fértil, minerais e águas escaldantes vindas das profundezas da Terra. Conheça Bath, a cidade dos banhos romanos da Inglaterra.

bath-cidade-romana-arco-jarro-inglaterra-a-bussola-quebrada

Um jarro representando os vasos romanos na entrada da cidade.

Durante quase um século, os romanos invadiram a ilha que hoje chamamos de Reino Unido. As invasões do império aconteceram de 55 a.c. até 42 d.c.. Quase um século inteiro. E a presença dos romanos na Inglaterra pode ser vista em ruínas, na arquitetura, em estátuas, símbolos nacionais e em Bath.

bath-cidade-romana-placa-inglaterra-a-bussola-quebrada

Ouvi falar que a água vem de profundidades de 3 mil metros.

A cidade de Bath acabou ganhando este nome mais recentemente. Acontece que no século 18 a aristocracia inglesa redescobriu as fontes termais da cidade, os banhos romanos, as ruínas. Aos poucos, o potencial turístico da cidade foi sendo explorado.

Falei em outros posts de como a Inglaterra é plana. Bath é uma cidade bem abaixo do resto da Inglaterra. Você desce por uma longa estrada antes de chegar à cidade, que está rodeada de uma formação rochosa, quase como uma serra, mas pelas características, e pela presença de dezenas de minerais e as fontes termais, arrisco-me a dizer que a Inglaterra toda já foi um grande vulcão, e Bath é bem a cratera deste vulcão enorme.

bath-cidade-romanare-constituicao-inglaterra-a-bussola-quebrada

Passeando pelo Banho Romano de Bath você verá este frontão ser refeito usando uma projeção colorida.

Devaneios à parte, a cidade gira quase que totalmente em torno do passado romano. Uma fortificação foi construída na cidade de Bath, que era originalmente chamada de Acqua Sulis. Nome bem romano.

A Casa de Banhos foi restaurada e de nosso caminho entre o Castelo de Windsor e Stonehenge, passamos por Bath. Cidade encantadora, de primavera chegando, de águas térmicas escoando das profundezas da terra e soltando vapor por toda a cidade. Claro que a maioria dos locais com termas hoje está em hotéis de luxo. Mas a Casa de Banho Romana é a atração mais concorrida de Bath.

bath-cidade-romana-maquete-inglaterra-a-bussola-quebrada

Bath começou pequena. Apenas um fortificação reconstituída nesta maquete.

Os Banhos Romanos

Já conhecida dos celtas e chamada de Sulis, as águas aquecidas e cheias de propriedades medicinais eram cultuadas entre os nativos da ilha. Quando os romanos chegaram, criaram uma fortificação, espantaram os celtas e rebatizaram a cidade para Sulis-Minerva, em homenagem à deusa esposa de Júpiter. E ficaram por ali, de boa, até o começo da era cristã.

bath-cidade-romana-banho-aboboda-inglaterra-a-bussola-quebrada

A espetacular abóboda na entrada da Casa de Banhos de Bath.

 

bath-cidade-romana-reuinas-inglaterra-a-bussola-quebrada

Estátuas e decoração que lembram os romanos.

A Casa de Banho tem toda sua extensão cheia de explicações, com encenações e cenários detalhando como a antiga fortificação romana funcionava. Inclusive, uma placa mostra de onde vêm as águas quentes e ricas em propriedades minerais e terapêuticas.

Projeções coloridas remontam os cenários originais romanos. Atores distribuídos pelas ruas da cidade e inclusive dentro da Casa de Banho ajudam a dar a atmosfera de dois mil anos atrás à Bath.

bath-cidade-romana-fontes-termais-inglaterra-a-bussola-quebrada

Os romanos eram mesmo espertos. Canalizaram águas escaldantes e fizeram banhos quentes e cheios de minerais.

 

bath-cidade-romana-ruinas-termas-inglaterra-a-bussola-quebrada

A piscina de Bath vista da passarela alta da Casa de Banhos.

O visitante da Casa de Banhos de Bath verá a fonte de onde as águas despontam para a superfície da Terra, os caminhos e aqueodutos que os romanos fizeram, canalizando estas águas e a enorme piscina que servia de salão para os soldados romanos. O ambiente de átrio e a enorme piscina me lembraram imediatamente o Parque Lage, no Rio de Janeiro, onde a Karina me levou.

bath-cidade-romana-artesao-inglaterra-a-bussola-quebrada

Atores dentro e fora dos Banhos Romanos ajudam a formar o ambiente de época.

 

bath-cidade-romana-termas-inglaterra-a-bussola-quebrada

A enorme piscina de águas quentes. Os guias dizem para não tocar. Esta água está aqui há séculos.

A Abadia de Bath

bath-cidade-romana-igreja-inglaterra-a-bussola-quebrada

A Abadia de Bath, algo de gótico, algo de romano, algo de medieval.

Outro ponto bem legal de ver é a Abadia de Bath. Também conhecido como a Lanterna do Oeste, a Abadia foi mais um marco da atual civilização, por ter sido construída no local onde anteriormente havia um templo normando. Ou seja, a cidade foi mudando de mãos, de uma cultura para outra. E assim avançamos. Quem sabe qual o próximo império a conquistar Bath?

O nome Bath em inglês é exatamente Banho. O que tem a ver com sua origem e uso recente. Que nome seria mais apropriado?

bath-cidade-romana-igreja-praca-inglaterra-a-bussola-quebrada

A Abadia de Bath. Rica em detalhes.

Caminhando pelas ruas de Bath pude ver um pouco mais da cultura inglesa em relação ao hábito comercial. Em todos os cantos há lojas, hotéis, coisas para vender, artistas de rua fantasiados de homens e mulheres vitorianas, estátuas vivas, cidadãos romanos, e claro, em uma cidade de banhos, nada melhor do que alguém encantando crianças fazendo enormes bolhas de sabão.

bath-cidade-romana-sabao-inglaterra-a-bussola-quebrada

Bolhas de sabão numa cidade com nome de “banho”. Bem apropriado.

Bath também é conhecida por seus passeios em rios, como o bem cuidado Rio Avon, que corta a cidade e hotéis luxuosos, como o enorme hotel circular Royal Crescent.

Claro que pelo pouco tempo que ficamos em Bath, não deu tempo de ver muita coisa. Mas voltar está nos planos!

Dicas de Viagem:

Faça um tour virtual pela cidade de Bathhttp://cityofbath.co.uk/

Leia mais sobre os banhos romanos de Bathhttp://www.romanbaths.co.uk/

Quer viajar para Bath? Veja algumas informações aqui – http://www.bath.co.uk/

Site Visite Bathhttp://visitbath.co.uk/

 

Anúncios