Programa de Paulista – Arte, cultura e diversão na Avenida Paulista

Programa legal para os domingos de sol de São Paulo, a famosa Avenida Paulista se torna rua de lazer, é fechada para os carros e se tornou o novo local favorito de muitos paulistanos e paulistas. Veja o que há de bom e divertido na Avenida Paulista aos domingos.

solidariedade-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Ações de solidariedade na Avenida Paulista. Sinto, mas não pude contribuir.

Lembro de minha infância, morando no maior conjunto habitacional de que se tinha notícia até então. Adorava ir aos domingos a uma rua perto da casa de uma prima. A via era fechada para carros no domingo e se tornava “rua de lazer”.

artista-urbano-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Artistas, cultura, música. Venha viver um dia na Avenida Paulista.

Era uma alegria tão grande poder correr sem ter que me preocupar com os mortíferos carros. E ainda hoje é assim. O motorista brasileiro quer correr. O homem bom se torna um monstro ao volante. O prefeito Haddad não foi reeleito porque quis tirar a majestade dos carros. Diminuiu a velocidade, deu espaço a bicicletas, fechou a Avenida Paulista aos domingos.

ciclovia-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

O retorno no final da Avenida Paulista. Rodas hoje, só de bicicletas.

A Avenida Paulista teve esta lei de ficar livre de carros aos domingos porque as pessoas precisam de espaço. O povo precisa de ar, de poder andar sem medo, de poder viver. De poder respirar um pouco. E quem mora na região, precisa de ao menos um dia por semana para poder abrir a janela sem ser ensurdecido pelo barulho dos carros.

A lei sancionada pelo prefeito Haddad deixa a avenida mais charmosa de São Paulo melhor e mais humana das dez da manhã até às seis da tarde.

parque-biblioteca-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Parque e biblioteca na Avenida Paulista. Relaxe, leia um livro.

Alívio

Ao menos um dia por semana, as pessoas podem ir à rua e tornar a cidade novamente feita para pessoas. Ver o sol, ver outras pessoas, caminhar sem medo de uma tragédia. E claro, muita coisa acontece na Avenida Paulista aos domingos.

musicos-banda-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Som na Avenida Paulista. Música. E nada de motor de carro, freada de ônibus ou gritos de motoristas enlouquecidos.

O trajeto todo da Avenida Paulista, desde a Praça Oswaldo Cruz até a rua da Consolação são tomados por pessoas, correndo, caminhando, rindo e se divertindo.

Ciclistas são bem-vindos. Quem tem bicicleta, pode ir de Metrô até as estações Paulista, Consolação ou Brigadeiro e lá desembarcar e já começar a pedalar. Quem não tem bicicleta, pode alugar uma lá mesmo, com os convênios com os bancos, que fazem um precinho que não vai doer em ninguém.

trio-nordestino-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

A Avenida Paulista é para todos os paulistas, paulistanos, nordestinos, brasileiros, nacionais, estrangeiros, migrantes, imigrantes…

Atrações da Avenida Paulista

A Avenida Paulista já tem um monte de atrações legais. São cinemas, teatros, galerias de arte, museus, restaurantes, parques, biblioteca, bandas de todos os estilos tocando em vários pontos, artistas, escultores, pintores, barraquinhas de comida, antiquários e eventos ocasionais, além de bares com mesas na calçada.

Vamos ver algumas atrações, começando pela rua da Consolação e seguindo do começo para o fim da Avenida Paulista:

cine-belas-artes-consolacao-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Cine Belas Artes, na Rua da Consolação, esquina com Avenida Paulista.

Na rua da Consolação está o Cine Belas Artes, que exibe filmes alternativos, culturais, de vários países, e foge um pouco do grande circuito. Quem está cansado do blockbuster de sempre, assiste outra coisa. Na mesma linha tem também o Espaço Itaú, na rua Augusta, descendo dois quarteirões para o lado do Centro de São Paulo, e o Conjunto Nacional, que também tem salas de cinema de arte e cultura, mas também passa o grande circuito.

cinema-augusta-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Espaço Itaú de Cinema.

Conjunto Nacional

O Conjunto Nacional tem uma história toda única. Tem livrarias gigantes, restaurantes, cafés, exposições de grandes galerias de arte, esculturas, cinemas, lojas, papelarias e além e ser um enorme prédio comercial, também é residencial.

dom-quixote-conjunto-nacional-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Olha quem está no Conjunto Nacional. Dom Quixote e Sancho Pança!

Seguindo pela Avenida Paulista um pouco mais, o pedestre vai ver um parque com biblioteca dentro. Um convite a sentar, pegar um livro e colocar a leitura em dia, sem o barulho dos carros para atrapalhar o prazer de ler.

conjunto-nacional-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Conjunto Nacional, no final da Avenida Paulista.

MASP

masp-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

MASP, visto de quem vem da rua da Consolação.

O Museu de Arte de São Paulo está do lado esquerdo de quem vem da Consolação. Embaixo, feira de antiquários. Alguns deles estão aos sábados na Praça Benedito Calixto. À direita, você vai ver o Parque Trianon. Se quiser vir direto para cá, a estação é a Trianon-Masp, sem medo de errar.

parque-trianon-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Barraquinhas de arte e comida no Parque Trianon.

O calçadão do Parque Trianon aos domingos fica cheio de barraquinhas de comida, doces, artesanato e artes. Fome? Olha um lugar legal para um lanchinho.

Não deixe de ver o prédio da FIESP. O local, além de ser de trabalho, tem espaço cultural com exposições, teatro, cinema, shows e palestras. Fomos ver uma exposição bem legal sobre Leonardo da Vinci na FIESP, lembra?

fiesp-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Fachada do prédio da FIESP.

Itaú Cultural

A Karina e eu fizemos uma visita recente ao espaço para ver uma exposições sobre Ingmar Bergman, Cartola e o acervo permanente, que aliás, é muito show!. Fora outros espaços e material muito rico. Veja aqui nosso post sobre as exposições que visitamos no final de outubro.

cultural-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Itaú Cultural.

Casa das Rosas

Continuando nossa caminhada e vendo gente correndo, andando, crianças brincando e a cidade se humanizando, você verá faculdades, galerias comerciais, shoppings, mas nossa próxima parada é a Casa das Rosas. Local cheio de eventos, fotografia, música, arte, livros, exposições. Sempre tem alguma coisa legal acontecendo na Casa das Rosas.

casa-das-rosas-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Casa das Rosas.

E logo em frente à Casa das Rosas, tem o ponto de parada do Ônibus Turístico de São Paulo na Avenida Paulista. Leia sobre o Ônibus no link acima.

parada-onibus-turistico-casa-das-rosas-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Linha Circular Turismo.

Niemeyer

E olha quem vemos dos dois lados da Avenida Paulista! Sim, Niemeyer! De um lado, num excelente grafitti, do outro, refletido em uma das muitas fachadas de vidro da Avenida Paulista.

niemeyer-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Niemeyer na Avenida Paulista.

Food Truck na Praça Oswaldo Cruz

Para finalizar, chegamos ao começo da Avenida Paulista. A Praça Oswaldo Cruz, pequena, mas elegante e arborizada é ponto de parada para um lanche, um chopp e até para pensar melhor na vida, como diz o texto no caminhão preto.

food-truck-praca-oswaldo-cruz-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

”O problema não é o problema. O problema é sua atitude em relação ao problema. Você entende?” Filosofia de para-choque de food truck.

A vida recarregada, seguimos para uma semana de trabalho com alguma esperança de dias melhores, ainda que os carros não gostem, a Avenida Paulista é dos pedestres aos domingos.

food-truck-oswaldo-cruz-avenida-paulista-a-bussola-quebrada

Vai um lanchinho na Avenida Paulista sem carros?


Dicas de Viagem:

Saiba mais da programação dos pontos que visitamos nos links abaixo.

Cine Belas Artes – www.caixabelasartes.com.br/

Espaço Itaú de Cinema – http://www.itaucinemas.com.br/home/

Conjunto Nacional – http://www.condominioconjuntonacional.com.br/home.php

Fiesp – www.fiesp.com.br/

MASP – www.masp.art.br/

Casa das Rosas – http://www.casadasrosas.org.br/

Ônibus Turístico de São Paulo – http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/linha-circular-turismo

 

Anúncios