Feira de São Cristóvão

A Feira de São Cristóvão é um pedaço do Nordeste no Rio de Janeiro. Cultura regional em comidas, temperos, artesanato, música, dança, onde os nordestinos se sentem em casa e cariocas e outros turistas podem ter a experiência de fazer uma viagem sem sair da cidade.

feira-de-sao-cristovao-entrada-a-bussola-quebrada

Entrada principal da Feira. Bandeirinhas para São João.

Imagine estar em um mercado municipal de uma cidade do Nordeste. Agora imagine um mercado tão grande que cabem nele todos os mercados do Nordeste.  Bom, é mais ou menos isso que é a Feira de São Cristóvão.

feira-de-sao-cristovao-gonzaga-a-bussola-quebrada

Gonzagão recebendo os visitantes na entrada… mas eu fui tirar só na saída, com celular e com chuva.

Eu já fui a muitos mercados no Brasil e fora. Já falamos aqui que gostamos muito de visitar os mercados da cidade aonde vamos. Eu já visitei o Mercado Modelo em Salvador e já fui a feiras de artesanato em Natal (ai que saudade do Nordeste!!).

feira-de-sao-cristovao-roupas-a-bussola-quebrada

Roupas típicas e acessórios.

 

feira-de-sao-cristovao-fotos-a-bussola-quebrada

E tem um estúdio cheio de produção para quem se empolgar com os trajes regionais.

Então nem preciso dizer que eu adoro a Feira de São Cristóvão, e sempre que vou lá tenho vontade de visitar o Nordeste inteiro.

Um pouco de história

A Feira começou na década de 1940 com os migrantes nordestinos que vieram trabalhar no Rio de Janeiro numa época de grande restruturação e crescimento da cidade. A princípio era um encontro com música e comida nordestina que acontecia no Campo de São Cristóvão.

feira-de-sao-cristovao-vista-a-bussola-quebrada

Peguei uma foto na internet só para te mostrar como é grande lá!

A Feira só foi crescendo e em 2003 uma grande reforma transformou a Feira de São Cristóvão em Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, tirando o preconceito e abrindo espaço para a Feira virar um polo gastronômico e ponto turístico da cidade.

Atrações

A principal atração são os shows que acontecem dos dois palcos, nas duas praças dentro da Feira, em algumas barracas e nas dezenas de Karaokês que existem lá (bom, tem gente que canta muito mal).

feira-de-sao-cristovao-repente-a-bussola-quebrada

No centro, repentistas. E olhas os detalhes no teto que imita um guarda-chuva de frevo com imagens de literatura de cordel.

 

E ai tem diversos ritmos nordestinos, repente, brega, forró, xote, arrasta pé, e por ai vai… Às vezes artistas famosos nacionalmente, quase sempre artistas famosos regionalmente.

Comida também é atração. Para nós de A Bússola Quebrada, com certeza! E além dos muitos restaurantes de comida nordestina (óbvio), muitas barracas vendem produtos típicos da região, como alguns tipos de feijão, algumas frutas, temperos e até o tão famoso Guaraná Jesus.

feira-de-sao-cristovao-guarana-jesus-a-bussola-quebrada

Iguaria do Norte/Nordeste.

Pela entrada Padre Cícero, tem o Espaço Memória com uma biblioteca especializada em saberes do Nordeste, e um espaço para exposições.

feira-de-sao-cristovao-cordel-a-bussola-quebrada

Loja de cordel. Por algum motivo que não lembro, não tirei foto do Espaço Memória.

Lojas

Como um bom mercado, a Feira de São Cristóvão tem muitas lojas de artesanato. Mas isso é mais para turistas. O que faz muito sucesso são as lojas de CDs que vendem álbuns de artistas famosos pelo Nordeste.

feira-de-sao-cristovao-cds-a-bussola-quebrada

Tirei foto dessa que estava vazia, só para não ter um monte de gente atrapalhando.

 

feira-de-sao-cristovao-rock-a-bussola-quebrada

Aposto que você estava achando que não tinha rock no Nordeste. Tem sim!! E um dos principais festivais brasileiros de música independente acontece em Natal.

Você também vai encontrar outros tantos tipos de lojas, de roupas, agências de viagem, de cordel, mercadinhos.

A Feira de São Cristóvão, por sua história e tradição, é voltada para os nordestinos que moram no Rio de Janeiro. Claro que atualmente, o turismo é importante fonte de lucro, mas a essência de trazer o Nordeste para os nordestinos cariocas ainda é muito presente.

 

 

feira-de-sao-cristovao-dancarino-a-bussola-quebrada

Sem pudores de ser Nordeste.


Dicas de viagem:

Site oficial da Feira de São Cristóvão: http://www.feiradesaocristovao.org.br/ Nele tem os shows e diversas outras informações.

A Feira de São Cristóvão funciona de terça a domingo.  No final de semana a Feira fica 57 horas aberta direto (das 10h de sexta às 21h de domingo).

O Espaço da Memória fica aberto de Sexta a Domingo, das 10h às 18h. Para não confundir, esse espaço não fica aberto 57 horas seguidas.

Os preços para entrar variam conforme o dia da semana e da atração que irá se apresentar.  Mas quando é mais caro por causa de um show mais famoso, normalmente eles dão um presentinho.  Já ganhei CD!

 

Anúncios