A Pedra Grande de Atibaia

Usada para salto de asa delta, paraglider, bicicross, rally e muitos outros esportes radicais, a Pedra Grande de Atibaia é o ponto mais alto de uma região plana, cheia de verde e hotéis. Quer um fim de semana que agrade aventureiros e tranquilos? Programe sua viagem para a Pedra Grande de Atibaia.

Vá sem medo. Caminho fácil e viagem de baixo custo.

 

alto-pedra-grande-atibaia-a-bussola-quebrada

A Pedra Grande de Atibaia tem queda de três degraus. O último degrau é sempre o mais perigoso.

Sábado de sol, pegamos a estrada para Atibaia. Trânsito bom, temperatura ideal e visibilidade perfeita. Fomos vendo as fábricas, casinhas e casarões à beira da estrada, algumas fazendas e muitas árvores. Sair um pouco de São Paulo é um remédio essencial e de aplicação periódica. Tem que usar toda semana, se possível.

pedra-grande-alto-atibaia-a-bussola-quebrada

Dá pra ver até Minas Gerais em um dia de sol.

Na falta de tempo ou dinheiro para uma viagem longa e cheia de aventuras e hotéis caros, um programa baratinho já ajuda a respirar melhor. E Atibaia é este tipo de lugar que faz um bem enorme, fica perto, é rápido e fácil de ir e voltar e custa pouco.

angry-bird-pedra-grande-atibaia-a-bussola-quebrada

Imagina o quando este pássaro teve que bater asas para chegar a essa altura toda!

Neste final de semana, aproveitei que a Karina veio a São Paulo e arrastei ela para um programa ao ar livre, meio selvagem, do tipo que gosto, mas que ela nem de longe ia gostar. Fomos para Atibaia subir a Pedra Grande.

alto-pedra-grande-atibaia-casal-a-bussola-quebrada

O casal A Bússola Quebrada em outro passeio!

A cidade de Atibaia

A cidade de Atibaia tem um centro histórico preservado, cheio de casinhas, bares, lanchonetes e lojas com aquela arquitetura de antigamente. Tudo muito arrumadinho ou em reforma, igrejas e praças estão por toda parte. Nossa primeira parada foi o Mercado Municipal de Atibaia. E quem lê A Bússola Quebrada sabe que vamos visitar todos os Mercados Municipais que pudermos, em todos os municípios que formos.

mercado-municipal-pedra-grande-atibaia-familia-a-bussola-quebrada

O Mercado Municipal de Atibaia.

No Mercado, variedade de frutas, comidas, lanches, pastéis, bebidas e cervejas, minhas caras amigas, com sabor, personalidade e cores diferentes das de sempre. Claro que cerveja combina com pastel e petisco. E vamos fazer farra no sábado, porque essa coisa de comida saudável é boa durante a semana. No fim de semana, tem que fazer festa mesmo!

Barriga cheia, sobe de volta no carro para ir até a Pedra Grande.

Fomos em dois carros. Um Ka e outro, uma TR4, com tração nas 4 rodas. Boa para este tipo de passeio. Saindo de Atibaia, o percurso é de uns 20 minutos até Bom Jesus dos Perdões, onde uma estátua de um Cristo, colorida, numa praça no meio de uma rotatória indica a chegada à estrada que leva à Pedra Grande. De lá, são alguns minutos de estrada de terra por entre fazendas.

capela-trilha-pedra-grande-atibaia-a-bussola-quebrada

Capelinha na subida para a Pedra Grande. Até aqui você está no caminho certo.

Passamos uma capelinha na beira da estrada e toca subir. Essa foi a parte engraçada.

A estrada para a Pedra Grande é boa, mas tem um trecho de poucos metros que a terra está irregular. Uns pontos mais altos, outros, só buraco, e havia um carro parado de um lado, caído na valeta sem conseguir sair. Outro, que tentou passar, não conseguiu subir. Outro, teve destino parecido. E agora tínhamos 3 carros bloqueando uma fileira de mais uns 5 veículos.

trilha-pedra-grande-atibaia-a-bussola-quebrada

Na foto não aparenta ser tão ruim. De perto também não. E este foi o erro dos motoristas que ficaram presos na estrada.

A solução foi virar guarda de trânsito e pedir que o pessoal que conseguia manobrar, descer o carro.

Tiramos da estrada os carros que podiam manobrar, e o carro que estava preso na valeta recebeu ajuda profissional de um grupo de moto cross. Sobe todo mundo no capô para fazer peso e acelera direito para escapar da pirambeira!

cavalaria-pedra-grande-atibaia-familia-a-bussola-quebrada

A cavalaria chegou para salvar o dia!

Passada a parte ruim, a entrada para a pedra é à direita de quem sobe. Não passa de 5 minutos de trecho. Se você passar disso, volte, está no caminho errado. Sim, nós passamos.

Como o trecho era ruim, um dos carros ficou estacionado na capelinha e a TR4 fez duas viagens. Coisa rápida e já estávamos todos no alto da Pedra Grande, que é 250 metros maior que o Pão de Açúcar em altura.

pedra-grande-atibaia-a-bussola-quebrada

Chegamos ao topo da Pedra Grande. Estacionamento tem bastante!

O espaço na Pedra Grande também é enorme. E claro, dá para soltar as crianças e deixar elas correrem sem medo. Tem muita distância até o precipício.

Escalada, trilhas, salto de base jumping, paraglider, bicicross, asa delta, parapente, rapel, mountain bike, trekking, ah, essa lista é longa. Há muita coisa para fazer na Pedra Grande de Atibaia. E se você não quiser fazer nada, a vista é linda.

pedra-grande-vista-atibaia-a-bussola-quebrada

Aqui estamos olhando para Atibaia.

Falar em não fazer nada, em Atibaia, Bragança Paulista e Mairiporã, o visitante que quiser sossego vai achar muitas pousadas, hotéis-fazenda, parques aquáticos, sítios e casas de aluguel para temporada ou final de semana. Se a intenção for descansar, fica fácil achar o que não fazer.

Sem contar que Atibaia está no caminho para Extrema, onde já fomos curtir carnaval e passear.

Pôr-do-sol na Pedra Grande.

self-pedra-grande-topo-atibaia-a-bussola-quebrada

O ponto mais alto da Pedra de Atibaia. A rocha em cima da rocha.

O caminho de descida foi mais movimentado que o de subida. Acontece que o povo da região gosta de fazer piquenique na Pedra Grande. Levam comida, bebida, sobem de carro, moto ou bicicleta. Vimos alguns subindo a pé. E só entendemos mais tarde. O povo da região gosta de ver o pôr-do-sol lá do alto da Pedra Grande. Por isso o sossego em subir tarde. E o trânsito para subir fica maior ao entardecer.

ilha-pedra-grande-atibaia-a-bussola-quebrada

Pequenos grãos de areia se juntando aos poucos e a vegetação dá um jeito de aparecer. A vida quer vencer todas as dificuldades.

Porém, nós estávamos com um bebê e três mulheres pouco dadas a este negócio de trilhas e vida selvagem. As meninas preferiram não ir muito mais acima, apesar das trilhas no meio da mata serem bem fáceis. A Karina mesmo detestou a ideia. Então, deixa para uma outra ocasião.

namorar-pedra-grande-topo-atibaia-a-bussola-quebrada

Um lugar diferente e muito bonito para namorar.

A volta para Atibaia

Passeio feito, fotos, escalada e subida nas pedras em cima das pedras, depois de trilhas e felizes, era hora de encher a barriga de novo.

Nossa parada foi na Village Hamburgueria. Olha eu de novo fazendo propaganda sem receber nem um centavo…

village-pedra-grande-atibaia-familia-a-bussola-quebrada

Família A Bússola Quebrada reunida para o jantar na hamburgueria.

Mas além de uma decoração muito legal, o Village ainda tem hambúrgueres muito gostosos, combinando com uma cerveja chamada – adivinhem o nome – Isso mesmo, Pedra Grande!

Weiss, que é de trigo, pilsen com gosto de cerveja de verdade e uma pale ale. Tem sucos, refrigerantes e milkshakes para as crianças. E nem achamos caro.

pedra-grande-vista-lateral-atibaia-a-bussola-quebrada

A Pedra Grande merece uma visita com calma. Da próxima vez, vamos fazer piquenique.

Para voltar a São Paulo, rapidinho.

Fomos em 3 casais. Com pedágio, gasolina, comida, não gastamos R$ 150,00 por dupla. Qualquer um pode fazer este passeio. E ainda dá para economizar mais se você levar lanche e fizer um piquenique a 1450 metros de altura, no alto da Pedra Grande.

Sai do sofá e vai passear um pouco!!

mata-pedra-grande-topo-atibaia-a-bussola-quebrada

Os lugares misterioros da Pedra Grande. Para deixar os aventureiros com vontade.


Dicas de Viagem:

O caminho mais curto até Atibaia saindo de São Paulo é pela BR 381. São 66km de distância. Em pouco mais de uma hora de viagem você chega.

A Pedra Grande está numa elevação entre as cidades de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões. Saia de Atibaia e vá até a estátua de um Cristo. Vire à direita. O acesso é pela Rodovia Dom Pedro I, a SP-065. Claro que você pode seguir as trilhas se for a pé ou de bicicleta.

Precisa de um mapa? Tá na mão – goo.gl/eDM7gq

Leia mais sobre a Pedra Grande de Atibaia https://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_Natural_Estadual_da_Pedra_Grande

Quer comer na Village Hamburgueria? Aqui você fica sabendo mais – https://pt-br.facebook.com/villageatibaia/

 

 

Anúncios