Agenda Cultural Extra – Exposição Êxodos e filme O sal da Terra, de Sebastião Salgado.

agenda-cultural-extra-a-bussola-quebrada

Queremos morar em Curitiba! O Centro Cultural da Caixa está com programação dupla de Sebastião Salgado. O filme O Sal da Terra e Êxodos, a exposição. Quem gosta de Sebastião Salgado e mora próximo a Curitiba já pode reservar ingresso.

o-sal-da-terra-wenders-e-salgado-a-bussola-quebrada

O cineasta Wim Wenders e Sebastião Salgado.

Filme – O Sal da Terra

No meio do ano de 2015 tive a oportunidade de ver no cinema o documentário de Wim Wenders sobre Sebastião Salgado. O nome do filme é O Sal da Terra. Na ocasião, fizemos um post recomendando o documentário, que você pode ver aqui. O Sal da Terra.

A Caixa Cultural nos fez ter novamente vontade de morar em Curitiba. Após a visita a esta cidade linda, nossa vontade era ficar, e poder ver sempre os parques de Curitiba, o Jardim Botânico e tantas outras belezas da capital do Paraná.

Nesta quarta-feira, dia 07 de dezembro, dois eventos sobre Sebastião Salgado estarão em cartaz na Caixa Cultural.

o-sal-da-terra-sebastiao-salgado-a-bussola-quebrada

O fotógrafo Sebastião Salgado, cercado por seu trabalho.

O Sal da Terra revela a vida e a obra do respeitado fotógrafo que foi testemunha de alguns dos principais eventos da história recente, conflitos internacionais, fome e Êxodos. O filme é resultado do trabalho de seu filho Juliano Salgado e do renomado diretor Wim Wenders.

Indicado ao Oscar 2015 de Melhor Documentário, o longa O Sal da Terra embarca na descoberta de territórios imaculados, da flora e da fauna selvagem e de paisagens grandiosas como parte de um enorme projeto fotográfico. O filme é uma homenagem à beleza do planeta.

Para assistir à exibição, que tem entrada franca, os interessados devem retirar o ingresso a partir das 17h do mesmo dia.

 O documentário sobre Sebastião Salgado integra a mostra Êxodos

Quando: Quarta-feira, 07/12/2016
Horário: 18h.
Onde: Teatro da Caixa Cultural de Curitiba
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro, Curitiba
Quanto: Entrada Gratuita – A retirada dos ingressos será no dia da exibição, a partir das 17h, limitada a dois ingressos por pessoa.
Mais informações: http://www.caixacultural.gov.br/SitePages/evento-detalhe.aspx?uid=2&eid=1226

Êxodos – A Exposição de Sebastião Salgado

Sebastião Salgado é um grande artista porque conseguiu retratar momentos difíceis em diversas partes do planeta mostrando como é difícil a sobrevivência, como os conflitos étnicos mudam a geografia e a história de um povo. Olhando suas fotos se consegue entender o peso que essas pessoas sentiram para sobreviver a tanto martírio e desesperança.

exodo-sebastiao-salgado-a-bussola-quebrada

Premiado internacionalmente e considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social de seu trabalho, Sebastião Salgado viajou durante seis anos, por 40 países, para mostrar a humanidade em trânsito, provocando uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal. A mostra traz o resultado desta pesquisa, retratando pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade, tornando-se migrantes, refugiadas ou exiladas, fugindo da pobreza, repressão ou guerras.

Desde 1993, Sebastião Salgado vem documentando o movimento migratório das populações de todo o mundo. A cada ano, entre 40 e 50 milhões de pessoas dirigem-se às regiões urbanas de diversos países e somente na década de 1990, há menos de dez anos, a maioria da população brasileira pôde ser flagrada habitando as cidades, trocando o campo por conglomerados urbanos cada vez mais inchados e caóticos. Os princípios resultantes dessas análises despertaram Sebastião Salgado para algumas dezenas de reportagens, realizadas durante sete anos em 45 países. Uma pequena amostra do universo de milhares de imagens conservadas pelo fotógrafo pode ser observada na exposição Êxodos.

sebastiao-salgado-exodo-a-bussola-quebrada

A coleção Êxodos, com 60 imagens, compõe a exposição que foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG).

Quando: de 30/11/2016 a 12/02/2017.
Horário: De terça a sábado, das 10h às 20h e domingo, das 10 às 19h.
Onde: Galerias Térreo e Mezanino – Caixa Cultural de Curitiba
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro, Curitiba
Quanto: Entrada franca.
Mais informações: http://www.caixacultural.gov.br/SitePages/unidade-home.aspx?uid=2

 

.

Anúncios